Samsung 30 Nov
Atualização (02/12/2024 às 08h10) — Renan Dores
Após investigações mais aprofundadas, foi descoberto que a "NVIDIA GeForce RTX 4090 Ti" encontrada de forma curiosa em uma lixeira era, na verdade, um protótipo extremo da RTX 4090 padrão. Ainda capaz de funcionar, sendo compatível com drivers disponíveis publicamente, a placa tem um cooler gigante e clocks um pouco mais baixos, e deve ser testada pelo time do canal do YouTube Gamers Nexus.
Dias depois de revelar sua descoberta peculiar, o usuário do Reddit This_Explanation_514 trouxe novidades a respeito da "RTX 4090 Ti" que havia encontrado no lixo. Em contato com o portal VideoCardz, o entusiasta confirmou que a placa ainda funciona, e que se trata de uma RTX 4090 tradicional, mantendo as configurações conhecidas da GPU mais avançada da NVIDIA.
Há, porém, alguns aspectos interessantes: a versão da BIOS é diferente da esperada, com número 95.02.01.22.01, em vez da 95.02.20.00.01 usada pelas 4090 vendidas atualmente. Isso gera impactos no desempenho por termos frequências mais baixas de operação — enquanto o modelo disponível nas lojas tem clock base de 2.235 MHz e boost de 2.625 MHz, o protótipo achado no lixo tem velocidades de 2.115 MHz e 2.355 MHz, respectivamente.
Apesar disso, as especificações são as mesmas da GPU tradicional, incluindo a contagem de núcleos, a quantidade de memória e até o PCB e a versão do chip usados. A maior diferença da peça é o sistema de resfriamento extremo, conforme This_Explanation_514 já havia relatado.
Em vez de um cooler de três slots PCIe (~60 mm de espessura), o protótipo adota um conjunto de quatro slots (~80 mm), e emprega uma terceira ventoinha interna, orientada junto ao PCB na vertical. Essas modificações provavelmente tinham a intenção de levar a solução a níveis mais altos de consumo (rumores apontavam para 800 W), mas foi descartada no fim das contas.
Considerando que o resfriamento deve permitir à GPU operar em cargas de estresse mais altos, e que temos uma BIOS diferente por aqui, há chances de que um overclocking possa garantir ganhos sobre a RTX 4090 padrão, algo que descobriremos em breve — segundo relata o VideoCardz, o protótipo foi encaminhado para o canal Gamers Nexus, que testará a placa nos próximos dias.
Texto original (26/11/2024)
Enquanto a linha GeForce RTX 50 não chega, uma notícia curiosa da atual geração da NVIDIA ganhou destaque: o suposto protótipo da GeForce RTX 4090 Ti, placa ultra premium que teria sido descartada pela empresa, foi encontrado no lixo por um usuário do Reddit. Além da espessura extrema, o projeto chamou atenção por empregar os circuitos internos na vertical, aproveitando melhor o resfriamento.
Segundo o que apontavam os rumores, a RTX 4090 Ti seria uma versão turbinada da RTX 4090, equipada com o chip AD102 totalmente habilitado, chegando assim aos 18.176 núcleos CUDA — quase 2 mil núcleos a mais que o modelo padrão. A ideia da NVIDIA era garantir a liderança de desempenho contra a AMD, mas a ausência de uma concorrente mais poderosa que a RX 7900 XTX teria levado ao cancelamento do projeto.
Diante disso, vazamentos começaram a surgir mostrando os protótipos da GPU monstruosa que estava em desenvolvimento, mas apenas com poucos detalhes sendo expostos pelos leakers. Essa situação mudou nesta semana, e de forma muito peculiar: o protótipo completo foi encontrado no lixo, pelo que afirma o usuário do Reddit This_Explanation_514.
Ainda que nada impeça que o componente em questão seja falso, a complexidade do projeto e a aparente qualidade dos materiais sugere que a placa de fato nasceu nos laboratórios da NVIDIA. Na ocasião de ser verdadeira, a solução impressiona: como apontavam rumores, a RTX 4090 Ti possui espessura recorde de 4 slots PCIe (cerca de 80 mm), em comparação a "apenas" 3 slots (60 mm) na RTX 4090.
No entanto, o aspecto mais interessante é que o PCB (a placa de circuitos internos, onde está a GPU e outros componentes) é montado na vertical, estando "de pé" em relação ao computador, em vez de ficar na horizontal, "deitado" em relação ao PC. Ao que parece, a proposta era garantir o máximo de refrigeração sem tornar o sistema de resfriamento ainda maior.
O posicionamento vertical já havia sido visto em vazamentos de gerações passadas, mas nunca chegou a ser implementado. Considerando que a RTX 4090 Ti era especulada para atingir consumo de 600 W — algo bem claro pelo sistema de alimentação com enorme conjunto de VRMs que pode ser visto nas fotos —, aproveitar o cooler ao máximo poderia ser essencial.
Comment
byu/This_Explanation_514 from discussion
innvidia
Infelizmente, This_Explanation_514 não pôde testar a GPU por não possuir um conector 12VHPWR de 16 pinos compatível. Também não houve mais atualizações até a data de publicação deste texto, mas o usuário já afirmou que pretende expor o protótipo em um display, especialmente considerando que a falta de garantia e drivers compatíveis devem tornar o uso diário do modelo inviável.
De toda forma, é interessante ver o que a NVIDIA tinha em mente caso precisasse combater placas extremas da AMD. A solução pode ainda ser um possível teaser do que a família RTX 50 e futuras gerações podem se parecer, caso a marca pretenda continuar empurrando os níveis de consumo a patamares cada vez mais elevados.
Comentários