LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Voltou atrás? Microsoft permite oficialmente a instalação do Windows 11 em PCs não suportados

10 de dezembro de 2024 52

Atualização (10/12/2024) - PF

A Microsoft publicou uma nova página sobre como instalar o Windows 11 em máquinas com hardware não suportado. A movimentação foi uma surpresa, tendo em vista que há pouco menos de uma semana a empresa reforçou a exigência do TPM 2.0 (Trusted Plataform Module) para realizar a instalação.

Imagem: reprodução

Quando anunciou o Windows 11 e divulgou os requisitos mínimos para a instalação, a Microsoft passou por uma verdadeira tempestade, alvo de usuários revoltados com as novas exigências de hardware. Dentre os requisitos, o TPM 2.0 foi um dos mais comentados; sendo necessário para as novas funções de criptografia do sistema.

Agora, a companhia parece ter abaixado um pouco a guarda quanto a esses requisitos, já que atualizou a página de suporte englobando a instalação do win11 em dispositivos com hardware incompatível – embora o texto seja recheado de ressalvas.

Além dos termos incluídos no começo do mês, o texto começa alertando o usuário de que a companhia não recomenda realizar a ação e que é necessário assumir o risco de ter problemas de compatibilidade.

A empresa ainda reforça que os dispositivos com hardware inelegível não têm garantia de receber atualizações, inclusive de segurança, e que danos gerados pelo update devido à falta de compatibilidade não são cobertos pela garantia do fabricante. Confira um trecho:

Captura de tela da página de suporte da Microsoft - Imagem: reprodução/Microsoft

Embora a parte da execução da atualização não seja abordada na mesma página, presume-se que ela poderá ser feita através dos métodos oficiais disponibilizados pela Microsoft. No entanto, sistemas não suportados deverão ver uma marca d’água de que “os requerimentos do sistema não foram cumpridos”.

Além de incluir as informações sobre a instalação, recentemente a companhia também adicionou um passo a passo detalhado para reverter o update caso sejam encontrados problemas de compatibilidade. Até 10 dias após a atualização, é possível reverter a ação através da própria página de “Configurações” do Windows 11.

Ainda que a nova movimentação tenha pegado muitos de surpresa – ainda mais tendo em vista as declarações recentes –, ela não é, nem de perto, injustificável. Afinal, o suporte oficial do Windows 10 está prestes a acabar e a versão ainda se mantem como a mais usada dos sistemas da Microsoft, superando por muito o Windows 11.

Então, não é estranho que a empresa de Redmond esteja correndo para tentar aumentar a presença do Windows 11.

Texto original - 05/12/2024

Com o suporte ao Windows 10 chegando ao fim, a Microsoft reafirmou nesta semana que não planeja diminuir os requisitos de hardware para o Windows 11, reforçando a obrigatoriedade do módulo TPM 2.0 (Trusted Platform Module).

Quando os requisitos técnicos para utilizar o Windows 11 foram anunciados, muitos usuários ficaram revoltados com as exigências feitas pela Microsoft, que claramente visavam limitar máquinas mais antigas.

Dentre os requisitos estava o TPM 2.0, um componente essencial para as funções de criptografia do Windows 11. Ele armazena chaves de criptografia, facilita a inicialização segura do sistema (Secure Boot) e ajuda a proteger dados sensíveis do usuário. Segundo a Microsoft, o módulo é uma exigência “inflexível” para garantir uma base de segurança mais robusta no Windows 11.

Ainda que o TPM 2.0 esteja presente em diversos dispositivos modernos, muitos computadores mais antigos, mesmo com processadores compatíveis, podem precisar ativar o módulo manualmente na BIOS ou atualizar o firmware da placa-mãe para atender aos critérios.

Foto: reprodução

Além do TPM 2.0, o Windows 11 exige processadores compatíveis, como Intel Core de 8ª geração ou superior, AMD Ryzen da série 2000 em diante, ou Qualcomm Snapdragon 850. Essas especificações deixam de fora gerações inteiras de processadores que, embora tenham suporte para TPM 2.0, não são oficialmente compatíveis com o novo sistema.

O fim das atualizações de segurança do Windows 10 está marcado para 14 de outubro de 2025, criando uma urgência para usuários que ainda dependem da versão anterior. Para quem não pode atualizar para o Windows 11 devido a incompatibilidades de hardware, a Microsoft oferece soluções temporárias, como a compra de suporte estendido por US$ 30 ao ano para usuários individuais, com opções de até dois anos adicionais para empresas.

Apesar de ser possível instalar o Windows 11 em dispositivos sem suporte oficial (como sistemas com TPM 1.2 ou até mesmo sem TPM habilitado), esses PCs enfrentam riscos maiores. A Microsoft pode bloquear atualizações futuras, e a instalação de atualizações principais pode ser mais complicada.

Mesmo sabendo que exigências como esta limitam a base de usuários do Windows 11, a Microsoft mantém sua posição em priorizar a segurança e estabilidade do sistema.

Você possui um PC compatível com Windows 11?


52

Comentários

Voltou atrás? Microsoft permite oficialmente a instalação do Windows 11 em PCs não suportados
  • Eu instalei numa máquina antiga sem tpm2.0 o win11 com software oficial! Dá bastante trabalho, mas não fica com marca d'água nenhuma, e recebe todas as atualizações oficiais

      • Em algumas máquinas com alguns programas, o windows 11 da umas pequenas travadas. Coisa que no Win 10 estava perfeito. E essa última atualização do windows 10 deu uma modernizada no sistema.
        Aí quem vai querer ir pro 11 agora? Eu tô aguardando eles resolverem nesses bugs. Aí eu vou pro 11.

          • Segurança Segurança Segurança... até parece que alguém liga pra isso. Queremos funções e que rode.

              • Vou esperar até saírem os scripts que removem a marca d'água e também garantem que a microsoft não vai flagrar meu PC como incompatível. Imagine todo mundo migrar para windows 11 no seu pc "incompatível" e daqui um tempo a MS simplesmente resolve travar tudo, forçando que todo mundo mude para um hardware novo. Do jeito que a microsoft está mudando os requisitos a toda hora, não é difícil que aconteça.

                  • A última vez que a Microsoft mudou os requisitos foi há 3 anos atrás, quando lançou o Windows 11.
                    Usar um script para burlar os requisitos ou migrar para Linux não irá corrigir as vulnerabilidades desses PCs e nem prevenir que elas sejam exploradas.

                      • pensando melhor no seu comentário: sim, os requisitos não mudaram. O que mudou recentemente é que a MS passou a "permitir" que o win11 seja instalado em PCs "incompatíveis" desde que o cliente aceite os termos que isentam a MS de qualquer responsabilidade em caso de problemas e que o cliente aceite que a qualquer momento a MS pode bloquear atualizações nesse PC. Ou seja, para mim é só cortina de fumaça, uma maneira de se esquivar de responsabilidade sobre um sistema que ela sabe que é vulnerável mas quer se esquivar alegando que é por culpa do cliente ou do hardware.

                          • Não, a Microsoft está mudando os requisitos de novo esse ano e é a isso que o artigo se refere, assim como em toda a imprensa especializada. Agora está permitindo a instalação em Pcs considerados incompatíveis mas passou a exigir que concorde que a qualquer momento a MS pode bloquear atualizações nesses PCS. No fundo, ela quer saber quantos estão usando PCs "incompatíveis" para depois dar um bote final e desativar de vez o Win11 nesses PCs. Meu pc tem TPM 2.0 mas é um core i5 de 7a geração que oficialmente é "incompatível" segundo critérios da própria microsoft que não consegui descobrir quais são. Menciona sobre "segurança" mas sem especificar melhor o que isso significa. Há milhões de PCs "incompatíveis" que usando as técnicas que burlam as verificações de instalação, estão rodando windows 11 SEM problemas, e nunca li relatos que algo trágico tenha acontecido em termos de segurança com eles (no sentido de invasão cibernética, roubo de dados, etc.) e que tenha sido por causa do processador. Por isso a Microsoft está sendo duramente criticada e na minha opinião é apenas uma maneira confortável dela aumentar as vendas do win11 associada aos fabricantes de hardware. É difícil comprovar que há um "acordo de cavalheiros" entre microsoft e fabricantes, mas é o que eu suspeito e vou afirmar isso até que seja provado o contrário.

                              • O problema de segurança dos processadores, que a Microsoft já falou em um artigo no lançamento do Windows 11, são as vulnerabilidades graves de processadores Intel e AMD, que só foram corrigidas com projetos novos dessas fabricantes, a saber: Intel a partir da 8º geração e Ryzen a partir da 2ª geração. Ela quis fazer um sistema mais seguro e com esses processadores não dava. A Microsoft lançou atualizações para dificultar a exploração dessas falhas ao custo de deixar o sistema mais lento. O mesmo foi feito por Intel e AMD, que lançaram atualizações de BIOS junto com as fabricantes de placas-mãe, deixando o sistema mais lento também. Então, colocar a exigência de TPM 2.0 e processadores mais novos já resolvia o problema da Microsoft.Esse acordo entre as fabricantes e a Microsoft realmente existe e este é o motivo de ela não ter divulgado que a culpa era de suas parceiras de forma muito aberta. Claro, a venda de PCs novos também influencia essa decisão, pois não havia necessidade de fazer bloqueios para quem quisesse se "arriscar". Acho que ela quis adotar o modelo da Apple de bloquear versões novas do SO para computadores mais antigos, forçando eles a comprarem novos hardwares. Os clientes da Apple não reclamam tanto, mas os clientes da Microsoft tem um perfil diferente.

                                  • Quem utiliza equipamentos Apple sabe bem que eles irão funcionar bem e receber atualizações por um certo tempo; findo esse prazo, o equipamento é considerado obsoleto, nao tendo muitas opções de uso. Já equipamentos Windows não tem algo semelhante, visto que, se procurar, vão achar pessoas usando Windows Vista e Windows XP ainda... O usuário comum quer um sistema que funcione bem, não crie problemas com travamentos e lentidão e que permita fazer um bom uso da máquina por anos. Quem tem uma máquina Intel da 6° ou 7° geração não vai querer se desfazer dela por causa do Windows (penso eu), mas acho difícil querer comprar uma máquina nova, pelo mesmo motivo... enfim... o cenário hoje é diferente do que vimos na migração do Windows 95 para Windows 98; desse segundo para o Windows XP e do Windows XP para o Windows 7 ...

                                      • Eu ainda uso muito WinXP porque o controlador da minha maquina CNC só funciona com ele, tenho nessa máquina além do WinXP o WIn7, Win10 e Win11; todos em SSDs e Hds separados... Semana passada o Win7 me salvou de um bug no Win10 e no Win11 (sumiu o ponteiro do mouse) dei boot no 7, ele identificou o problema e fez a correção automaticamente, coisa que nem o 10 e o 11 fizeram..

                                          • O problema é que os vírus não são mais como na época do Windows XP, Vista... Ele são capazes de arruinar esses sistemas mencionados. A necessidade de atualizar a máquina vai além dos novos recursos e layout

                                    • O windows morreu faz anos, hoje em dia é Linux, que roda bem tanto em hardware mais antigos, quanto em hardware novos.

                                        • A fala de alguém que não sabe que as empresas em geral não usam Linux

                                            • O windows não morreu, longe disso, mas o uso dele realmente seguirá diminuindo cara vez mas, pois ao contrário da minha geração que cresceu desejando e usando desktop e notebook, a nova geração está crescendo desejando e usando smartphones e tablets que usam Android, além de smartvs com sistemas operacionais Linux.
                                              Portanto, dispositivos com windows não faz parte do cotidiano deles, não é o desejo da maioria deles

                                                • Linux é muito bom (não é perfeito, mas é bom). Só que não atende todos os públicos. Tem pessoas que dependem de programas específicos e não de SO.

                                                    • Verdade, principalmente para trabalhar em algumas empresas, o funcionário acaba se vendo obrigado a usar um Mac ou um windows, a depender do software que a empresa tiver contrato de utilização

                                                      • O que morreu mesmo , foram as pregas do seu ânus. Isso sim, morreu há muito tempo. Kkkkkkkkkk

                                                      • Funciona perfeitamente no meu PC antigo com i7-8700 e no meu PC novo com i7-13700K.

                                                          • Instalei no meu notebook de 10 anos, ASUS VIVOBOOK S451 com Core i7 de quarta geração, está ótimo, desempenho bem bom, agora no meu computador novo está muito mal otimizado, não tem como usar, Windows 11 é um sistema bem inacabado, o novo Vista pelo visto.

                                                              • instalei o win 11 num ssd 250gb de computador positivo master, coloquei ssd no meu note acer processador core i5 4ª geraçãp, mem 8gb ,ta rodando liso demais. so para conhecimento.

                                                                  • Espero conseguir atualizar meu note Asus com i7 7200u para Windows 11.

                                                                    • Bom, o que vai acontecer, que sem o TPM 2.0, a segurança será menor.

                                                                      • até pq esse win 11 não entrega tudo, pelo que exige de hardware

                                                                        • No Android a obsolência vai acontecendo naturalmente e as pessoas vão comprando celulares mais modernos. Mas a dona MS tem que fazer este estardalhaço todo sem nem ao menos entregar um sistema mais robusto. W11 é só mais uma capa por cima do legado.

                                                                            • Enquanto isso o Windows 11 Enterprise LTSC 2024 não tem essa exigência...

                                                                              • Mais do que certo, aqui nao é casa da mae joana nao

                                                                                  • O povo tem até Outubro de 2025 para trocar de PC, se juntar dinheiro até lá consegue comprar um PC com TPM 2.0.

                                                                                      • Resta saber algumas coisas: o dólar estará num patamar "aceitável"? Quem comprou uma máquina nos últimos 4 anos vai ter disposição pra comprar outra? Será que vai ser relevante a pessoa comprar um notebook novo para usar o Windows 11 ou um celular topo de linha que pode realizar 99% das tarefas de um notebook?
                                                                                        Falando dessa forma, você parece a própria MS...

                                                                                          • Mais até lá agente já consegue burlar tudo q a Microsoft fazer

                                                                                          • Se eles patrocinarem, não vejo problemas em atualizar o setup. Pra exigir tanto tem que ter cacife pra bancar. Ou libera uma versão sem frescura. Se bobiar eu migro pro linux.

                                                                                            • Frescura esse requisito
                                                                                              A Microsoft quer forçar a obsolescência dos PCs
                                                                                              Uso o Windows 11 em um notebook com Core i7 da 2ª geração e funciona muito bem
                                                                                              Utilizei o Rufus para não gastar dinheiro à toa rsrs

                                                                                              Android

                                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                              Android

                                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                              Especiais

                                                                                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                              Software

                                                                                              Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2