
Feiras e eventos 22 Ago
16 de fevereiro de 2025 35
Atualização (16/02/25): WM
Não é de hoje que vemos relatos de que a Apple pode ter que reestruturar toda a sua linha de produção por problemas da chinesa BOE em cumprir as metas de qualidade exigidas pela Maçã, e pelo visto quem pode ganhar com isso é a Samsung. De acordo com novas informações divulgadas na indústria, toda a linha iPhone 17 poderia chegar com a tela AMOLED M14 da Samsung, que traz ganhos de até 30% no nível de brilho em relação ao painel M13 — usado no Galaxy S25 e S25 Plus.
Isso significa que até mesmo os mais "simples" iPhone 17 e iPhone 17 Air teriam um display de tecnologia superior ao Galaxy S25 Ultra, que chega com tela M13+ que traz alguns aprimoramentos em relação à versão usada nos modelos mais baratos. No caso do celular mais premium da Samsung, porém, a qualidade altamente elogiada do painel vai muito além do próprio display, sendo fruto também do novo vidro Gorilla Armor 2 com ótimo acabamento antirreflexo, algo que não deve ser visto nos iPhones.
Um ponto importante é que a tela M14 da Samsung Display já é vista nos mais recentes iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max, mostrando que o foco da sul-coreana foi em cortar custos na sua linha Galaxy S25, ao mesmo tempo em que conseguiu vender o painel mais caro para a Apple, ganhando em ambas as frentes. Como toda a linha S25 vem sendo alvo de elogios em relação ao display, em especial o modelo Ultra, pode-se dizer que a empresa fez uma escolha correta.
Assim como nos atuais modelos da linha iPhone 16, o mais provável é que Samsung e LG fiquem responsáveis por dividir a demanda da fabricação de telas da linha iPhone 17, o que significa que parte dos modelos vendidos teriam o painel M14 enquanto outra parte teria o display da LG. Ainda não foi detalhada a proporção que ficaria com cada fabricante, mas com os problemas envolvendo a BOE podemos esperar por uma boa fatia para cada.
A mudança na política da Apple em entregar o mesmo painel Samsung M14 em todos os modelos da família iPhone 17 também indica que teremos uma redução drástica na diferença de qualidade entre os modelos base e Air das versões Pro e Pro Max, possivelmente levando a taxa de atualização variável de 1 a 120 Hz para todos os aparelhos, algo que vem sendo pedido há algum tempo pelos usuários.
Até o momento, nada foi confirmado pela Apple, mas novos detalhes devem ser liberados nos próximos meses, conforme nos aproximamos do lançamento da linha esperado para setembro.
Atualização (10/02/2025) - PF
A Apple pode abandonar a BOE da sua lista de fornecedores de tela graças a problemas de qualidade. Segundo informações vindas do portal internacional OLED-info, a fabricante chinesa estaria enfrentando dificuldades na produção de painéis OLED para os iPhones. Samsung e LG poderão ser escolhidas para suprir a demanda.
De acordo com fontes da indústria, já há algum tempo a BOE tem lutado para atender aos padrões de qualidade da Apple para as telas LTPS AMOLED que equipam os modelos iPhone 14, 15 e 16. Desde o início de 2024, dos 40 milhões de painéis solicitados pela Maçã, a fabricante só foi capaz de entregar aproximadamente 8 milhões de unidades.
A fabricante espera que os problemas de qualidade levem pelo menos seis semanas para serem solucionados. Enquanto isso, a demanda da fornecedora seria suprida principalmente pela Samsung Display, uma vez que a produção da LG Display costuma ser focada na produção de painéis LTPO AMOLED, que equipam os iPhones da linha ‘Pro’.
Mas não dá para dizer que a relação da Maçã com estas duas outras fornecedoras está de vento em popa. Segundo rumores datados do último mês de dezembro, tanto a Samsung Display quanto a LG Display estariam enfrentando problemas para atingir os resultados que a empresa de Cupertino almeja.
Obstáculos na produção de um novo display OLED apelidado de ‘zero-bezel’ estariam estremecendo a relação entre as empresas, fazendo com que a Apple atrase na implementação do novo painel nos iPhones.
Mas de volta a BOE, este não é o primeiro problema que a fabricante chinesa tem com a Apple. Ainda no final de 2023, a fornecedora enfrentou problemas de “vazamento de luz” na ilha dinâmica dos recém-anunciados iPhone 15, levando a uma baixíssima taxa de aproveitamento em sua produção e a consequente diminuição de pedidos por parte da desenvolvedora do iPhone.
Texto original - 27/12/2024
A Apple tem desejado revolucionar o display de seus novos dispositivos com um novo tipo de OLED com design conhecido como “zero-bezel”. A novidade está sendo desenvolvida tanto pela Samsung Display, quanto também pela LG, mas ambas parecem estar encontrando mais problemas e dificuldades do que o que imaginado inicialmente.
Anteriormente, fazia parte dos planos da Apple equipar essas novas telas nos dispositivos de 2025 e/ou 2026, mas isso deve atrasar um pouco mais, visto que a tecnologia ainda segue em desenvolvimento para atingir o resultado que a gigante da tecnologia norte-americana deseja para seus dispositivos.
Como comentado, durante o desenvolvimento, surgiram alguns obstáculos que estão retardando todo o processo para a Samsung e LG. Entre esses problemas, dois se destacam, sendo eles o encapsulamento de película fina, que por sua vez visa garantir a durabilidade e também flexibilidade das bordas da tela.
Já o segundo é o Adesivo óptico transparente (OCA). O OCA é uma tecnologia importante que permite unificar as camadas de tela, mas suas versões atuais estão resultando em problemas de distorções visuais quando vistas a partir de suas laterais.
Com intuito de vencer os desafios e completar o novo OLED de moldura Zero da Apple, a Samsung e a LG estão trabalhando arduamente em conjunto para resolver todos os desafios que estão presentes no desenvolvimento atual.
Porém, levando em conta que ainda estão no começo e já seguem enfrentando diversos problemas, é possível que a Apple não consiga apresentar a nova tecnologia como esperado, que seria nos aparelhos da linha de 2025 ou também na de 2026. Ou seja, é necessário esperar mais um pouco por novidades. Veja mais notícias da Apple e seus produtos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários