LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

One UI 7: alguns recursos do Galaxy S25 podem ficar de fora de modelos mais antigos

24 de fevereiro de 2025 45

Atualização (24/02/2025) - YB

O Galaxy S25, anunciado no mês passado, chegou ao mercado com diversas novidades e recursos que impressionam com a ajuda da nova interface da Samsung, a One UI 7. A novidade é muito esperada pelo público da marca devido às melhorias que chegarão com ela.

Porém, alguns dos recursos que estão presentes na nova geração da Samsung devem ficar de fora de aparelhos mais velhos. Mesmo usufruindo de uma interface semelhante, algumas coisas devem ficar exclusivas da nova linha de aparelhos da gigante sul-coreana. A informação foi apresentada pelo informante Tarun Vats em sua conta no X (antigo Twitter).

Vats explica que o recurso de gravação de vídeo HLG de 10 bits do Galaxy S25, assim como o suporte para linguagem natural presente na pesquisa do aplicativo Galeria do celular, não estarão presentes em aparelhos mais antigos da série Galaxy S, mesmo recebendo o One UI 7.

Ou seja, um Galaxy S23 não deve se beneficiar dos mesmos recursos presentes no Assistente de Câmera e também não será possível contar com a escolha de formato HLG no aplicativo câmera.

Já na parte da linguagem natural para pesquisas no aplicativo Galeria, é possível usar o recurso por meio da beta do One UI 7, mas, segundo a informação revelada pelo informante, isso pode acabar mudando no lançamento da versão estável da nova interface baseada no Android 15.

E aí, o que acha de ficar sem alguns recursos presentes na nova linha da Samsung? Veja mais novidades da marca e seus produtos.

Texto original - 14/02/2025

One UI 7: nem todos os recursos de IA do Galaxy S25 chegarão a outros aparelhos

Durante o anúncio da linha Galaxy S25, a Samsung fez questão de dedicar parte da apresentação aos recursos de inteligência artificial (IA) embarcados na nova One UI 7, o que fez com que muitos pensassem que as funções chegariam para todos os aparelhos compatíveis com a interface. Mas pode ser que as coisas não funcionem dessa forma.

Em entrevista recente publicada pela Samsung Indonésia, Sally Jeong, vice-presidente executiva e chefe de P&D de estrutura da Samsung MX, comentou sobre o desenvolvimento da One UI 7 e sobre as preocupações da empresa em relação a segurança com IA.

Material promocional da One UI 7 - Imagem: divulgação/Samsung

Durante a conversa, a executiva foi questionada sobre o papel das unidades NPU e GPU nas funções de inteligência artificial do Galaxy S25. Foi então que surgiram as primeiras suspeitas sobre a possível ausência de alguns desses recursos em outros dispositivos da companhia.

Em resposta, Jeong explicou que as funções de IA da Samsung podem ser divididas em dois grandes grupos: locais, em execução no próprio hardware do aparelho, e remotos, baseados na nuvem.

Ela chegou a mencionar que funções como o ‘Now Brief’, por exemplo, dependem de processamento local, baseado no Personal Data Engine (“Motor de Dados Pessoais” em tradução livre) da One UI 7. E esse tipo de recurso requer hardware de alta performance, como no caso do Snapdragon 8 Elite visto na linha Galaxy S25.

Samsung Galaxy S25 Ultra - Imagem: reprodução

Do outro lado, funções como o ‘Circule para Pesquisar’, que são primariamente baseadas em nuvem e praticamente não dependem de nenhum processamento local, são mais fáceis de serem portadas para uma maior gama de dispositivos Galaxy. Mas para “experiências de IA mais profundas”, um hardware mais potente é essencial, complementou.

Com isso, embora não tenha especificado quais funções ficarão para trás ao levar a One UI 7 para outros dispositivos, como flagships de gerações passadas, intermediários ou até celulares mais básicos, a declaração deixa explícito que esses aparelhos não terão parte das funções de IA que vimos no anúncio do Galaxy S25.

Nos testes que a empresa tem conduzido na linha Galaxy S24, inclusive, o próprio ‘Now Brief’ não é presente – o que abre uma questão curiosa de saber quais recursos vistos na linha S25 chegarão aos aparelhos mais antigos, mesmo topos de linha. O ‘Now Brief’ é capaz de fazer um resumo personalizado com ações e conteúdos sugeridos que mudam ao longo do dia. Como mencionado, a função é processada localmente no aparelho.

Veja também


45

Comentários

One UI 7: alguns recursos do Galaxy S25 podem ficar de fora de modelos mais antigos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2