
Google 06 Jun
Em postagem no blog oficial do Chromium, o Google anunciou que o Chrome obteve sua maior nota já registrada no Speedometer 3 nesta semana, ao assegurar um avanço de 10% de desempenho em um período de menos de um ano. A gigante afirma que a conquista foi atingida a partir de uma série de otimizações, incluindo ajustes no uso de memória e melhor aproveitamento do cache da CPU.
Lançado em março do ano passado, o Speedometer 3 foi resultado de um trabalho coletivo de gigantes como Apple, Google, Intel, Microsoft e Mozilla com objetivo de desenvolver uma ferramenta mais moderna para testar o desempenho de navegadores. A solução é posicionada como uma referência na indústria, e usada como guia para a aplicação de aprimoramentos de performance.
Com isso em mente, o Google anunciou nesta quinta-feira (5) que o Chrome acaba de obter sua maior nota no benchmark, chegando a uma pontuação de 52,35 em um MacBook Pro M4 com macOS 15. A gigante destaca como essa conquista representa um ganho de 10% em cerca de 10 meses, com otimizações aplicadas desde agosto de 2024.
Os ajustes mencionados são complexos, mas essencialmente envolvem otimização dos layouts de memória de diversas estruturas internas de dados, maximização do uso de cache do processador, limpeza de dados menos importantes e mais — uma lista melhor detalhada dos aprimoramentos está disponível na postagem oficial.
Ainda que a notícia seja positiva, é preciso considerar alguns pontos: o teste foi realizado com uma versão para devs do Chrome 139, indisponível para a maioria do público no momento. Além disso, a versão do benchmark está desatualizada, ao levarmos em conta que o Speedometer 3.1 já foi lançado, mesmo que possa não haver diferenças críticas.
Também não podemos esperar que os resultados sejam exatamente os mesmos em outros sistemas operacionais, cujo funcionamento é diferente. Por fim, a Apple não divulga números do Safari, portanto não podemos compará-lo ao navegador da gigante das buscas para sabermos como os concorrentes se saem um contra o outro.
De toda forma, os avanços são bem-vindos e sinalizam que o Google continua trabalhando para melhorar o desempenho do Chrome. Devemos ver otimizações adicionais e novos ganhos de performance com o tempo, inclusive em dispositivos além dos Macs.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários