
Economia e mercado 30 Mai
06 de junho de 2025 2
A cidade de Salvador (BA) vai ser a primeira capital do Brasil a contar com um projeto de larga escala com a conectividade 5G, na iluminação pública. O município baiano receberá 400 luminárias com a rede móvel de quinta geração no segundo semestre de 2025.
Os dispositivos também contarão com câmera e Wi-Fi, mas o destaque será o uso do 5G Standalone em uma rede privativa na frequência de 3,7 GHz, em um projeto que tem um orçamento de R$ 30 milhões.
A implantação será feita pela Juganu, empresa que utiliza chips da Qualcomm e tecnologia própria para a produção das luminárias inteligentes. Outras cidades também possuem iniciativas similares, como Campo Formoso (BA), Curitiba (PR) e Pato Branco (PR).
Para conseguir pagar a quantia milionária de um investimento do tipo, as prefeituras conseguem aproveitar a verba vinda da chamada CIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública).
A intenção é que o projeto em Salvador seja visto como um exemplo para o incentivo a uma aplicação semelhante por outras prefeituras, que poderão “pegar carona” no registro de preço com a Juganu para contratações similares com menos burocracia.
Por outro lado, as operadoras móveis também terão a oportunidade de aproveitar a estrutura das luminárias inteligentes para o fornecimento da rede 5G – algo já aproveitado na implantação em Campo Formoso.
Você gostou do projeto de luminárias com 5G para Salvador? A sua cidade possui alguma iniciativa similar? Interaja conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários