10 Agosto 2015
O mercado de impressão 3D está em constante crescimento, há algumas pessoas que estão tentando mudar diversos setores com essas máquinas, que são capaz de construir até casas inteiras. Porém, elas não são utilizadas apenas para construir peças arquitetônicas, algumas companhias já estão pensando em utilizá-las para fabricar seus produtos, há até espaço para o uso gastronômico. Alguns meses atrás anunciaram uma impressora 3D de chocolate.
Agora uma dessas impressoras está sendo usada de uma forma deveras diferente, o artista Ekaggrat Singh Kalsi está utilizando uma máquina para “imprimir luz”. Na realidade, é isso que parece, mas ele está utilizando uma técnica de fotografia e exposição de luz para criar esse efeito de “pintar” com a luz que está saindo da impressora.
A técnica utilizada pelos artistas não é nova, mas o que é mais impressionante é a forma que ele encontrou para usar a impressora 3D. É uma máquina normal, a diferença é que Kalsi colocou um LED RGB na ponta da impressora, assim ele pode construir uma estrutura que faz as imagens que ele deseja, e da forma mais perfeita possível.
Se qualquer pessoa tentar fazer o mesmo para visualizar a “impressão de luz” de perto, não será possível, já que nossos olhos não são tão rápidos para captar a imagem. Mas com a técnica de exposição que podemos visualizar no vídeo fica impressionante, quase como um holograma.
É incrível que a tecnologia está mudando esteticamente como as artes são produzidas, não é necessário mais apenas um quadro, ou uma escultura. Atualmente os artistas podem se expressar de diversas formas, e essa é uma delas.
Comentários