05 Agosto 2015
Uma das coisas mais legais da história é que, quando se trata de coisas que nós realmente nos interessamos, ela vai ficando cada vez mais legal de acordo com o passar do tempo. No domingo (16), o IBM Simon completou 21 anos de idade em uma história de altos e baixos onde foi considerado o "primeiro computador pessoal" em um celular.
O IBM Simon foi anunciado originalmente no início de 1992 durante a COMDEX, em Las Vegas (evento que mais tarde passou a se chamar CES), mas foi somente em 16 de agosto de 1994, pouco mais de dois anos depois, que o aparelho foi realmente lançado.
Na época, o termo "smartphone" não era amplamente utilizado, dando ao dispositivo a marca de "comunicador pessoal". O rótulo de smarpthone só foi atribuído a ele um ano mais tarde, quando começou a fazer sucesso. O seu display de 4,7 polegadas monocromático iluminado e sensível ao toque através de uma caneta foi uma das grandes revoluções da época, mas o IMB Simon não era tão acessível: ele pesava aproximadamente 508 gramas e foi lançado pelo exorbitante preço de US$ 899 – que hoje em dia estaria perto de R$ 3.135 em conversão direta.
- Dimensões: 64 x 38 milímetros
- Peso: 510g
- Processador: Vadem 16MHz (16-bit) de um núcleo apenas
- Tela: 4,7 polegadas (4,5 x 1,4 polegadas) com resolução de 293 x 60 pixels
- Conectividade: 0.002Mbit/s (2400bps)
Mas, é claro, ter um smartphone em 1994 não era nada tão bacana quanto hoje em dia, visto que na época a evolução tecnológica apenas dava seus primeiros passos rumo ao que é hoje. Ele tinha um moem que vivia conectado, e a lista de aplicativos embutidos se limitava ao calendário e um organizador de tarefas, assim como um serviço padrão de mensagens e chamadas. Isto não fez dele um grande sucesso e suas vendas foram limitadas em 50 mil unidades.
Comentários