LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CEMIG lança bot de autoatendimento que permite comunicar falta de luz pelo Telegram

21 de outubro de 2015 2

Imagine usar a tecnologia atual dos aplicativos de mensagens instantâneas para reclamar com as companhias de problemas como a falta de luz. Essas reclamações até algum tempo atrás só podiam ser feitas através de telefone, mas já existe recursos muito mais avançados e que possibilitam um atendimento mais rápido e eficaz. Algumas empresas criam seus aplicativos e outras utilizam SMS com comandos para múltiplas funções.

Agora uma solução que pode ser ainda mais prática é o Telegram, que já pode ser utilizado pelos clientes da CEMIG, fornecedora de energia elétrica do Estado de Minas Gerais, para alguns serviços, inclusive reportar a queda de energia. O serviço de autoatendimento é semelhante ao que já existe via SMS e inclui outras funções como cadastro de cliente, obter débitos para pagamento das contas, histórico de consumo, como informar leitura, entre outros, incluindo reclamar sobre a falta de luz.

Os comandos são:

  • /conta - Para se obter os débitos para pagamento
  • /historico - Para visualizar o histórico de consumo
  • /leitura - Para informar a leitura atual
  • /luz - Para reportar uma queda no fornecimento de energia
  • /protocolos - Para consultar o histórico de atendimento

O autoatendimento é um bot que funciona através de comandos no aplicativo de mensagens. Por isso, claro, não é um atendimento completo por não contar com profissionais da companhia para conversar com os usuários. A notícia foi comunicada no site da companhia.

Para adicionar o contato do Autoatendimento da CEMIG no Telegram é simples, basta procurar por CEMIG dentro do aplicativo ou então adicionar o contato @CemigBot ou ainda acessar este link. Feito isso, será enviada uma mensagem de boas-vindas e então será necessário cadastrar a sua instalação uma única vez, bastando para tanto se fornecer o CPF ou o CNPJ, seguido de outra mensagem com o número do cliente.

Fica a dica para os leitores mineiros. Seria interessante se outras empresas de fornecimento de serviços como a CEMIG adotassem essa iniciativa, uma vez que o Telegram é um aplicativo bem prático de usar e tem a vantagem de poder ser instalado nos computadores e notebooks, certamente é mais vantajoso em relação ao autoatendimento via SMS.


2

Comentários

CEMIG lança bot de autoatendimento que permite comunicar falta de luz pelo Telegram
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista