
01 Fevereiro 2016
Um dos maiores desafios de gerar energia da luz do sol é: o que fazer em dias chuvosos? Pesquisadores chineses podem ter encontrado a resposta e produzido painéis solares que também geram energia das gotas de chuva.
A tecnologia, desenvolvida pela Universidade do Oceano da China, em Qindao, e Universidade de Yunnan, em Kunming (China), utiliza um material chamado grafeno – que é considerado relativamente novo e parece ter propriedades promissoras. O grafeno é estudado, por exemplo, pela fabricante Samsung para aumentar a capacidade da bateria de seus gadgets.
De acordo com os estudiosos, esse material seria capaz, em uma reação química, de separar os sais que estão na água da chuva. Esses sais seriam ainda transformados em ions positivos e negativos, gerando a energia. Os principais componentes utilizados seriam os ions positivos de cálcio, sódio e amónio.
Por enquanto, em testes preliminares, a eficiência de produção da energia foi de apenas 6,53%. No entanto, este é, segundo a mídia especializada, um início promissor para essa tecnologia.
As empresas de tecnologia também estão presentes no ramo da energia solar. a LG, por exemplo, faz altos investimentos nesse mercado. Já a Apple utiliza essa fonte de energia frequentemente.
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários