LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Primeiro transplante de cabeça em um humano poderá ocorrer em 2017

24 de setembro de 2016 34

O cientista italiano Sergio Canavero apareceu no início deste ano com um conceito um tanto quanto polêmico, o cirurgião ressaltou que está determinado em fazer o primeiro transplante de cabeça em humanos, fato este que até hoje nunca foi realizado com sucesso em toda história. O cientista inclusive afirma que conseguiu realizar com sucesso o procedimento em um macaco, e menciona que com o êxito da cirurgia o plano para transplante de cabeça em um ser humano parece estar indo pelo caminho certo.

Esta semana, Canavero anunciou que vai seguir com o plano de realizar a arriscada cirurgia, dizendo que pretende realizar o procedimento já em 2017, transplantando a cabeça de um paciente tetraplégico para o corpo saudável de outro homem que teve morte cerebral. Não é novidade achar que toda essa ideia é um tanto quanto surreal e que o fato parece um cenário de ficção científica, visto a gravidade e complexidade que o procedimento possui para ser realizado com êxito.


Contudo, o cirurgião alega que já possui um volutário. O russo Valery Spiridonov, de 31 anos, teria se prontificado já em janeiro deste ano para passar pelo inusitado e perigoso procedimento, uma vez que o homem sofre de uma doença degenerativa rara, conhecida como Síndrome de Werdnig-Hoffman, que deteriora e atrofia os músculos do corpo. Em uma entrevista para o canal Russia Today, o jovem aparenta estar bastante animado e confiante com a novidade, e ainda declarou:

Tenho sim grande interesse em tecnologia e qualquer assunto benéfico que possa transformar a vida das pessoas para melhor. Sem dúvida, fazer esse procedimento será uma grande oportunidade para mim, mas também criará uma base científica para futuras gerações, independente de qual seja o resultado.


Embora que o russo já tenha se apresentado como candidato para o procedimento, Canavero ainda não encontrou um corpo ideal para ser transplantado, sem contar que existem diversas discussões éticas sobre utilizar um corpo inteiro de uma pessoa, com vários órgãos que poderiam muito bem salvar a vida de diversos outros humanos, em prol de um único paciente. Mas o cirurgião ressalta que já tem tudo planejado da melhor forma possível, e afirma que toda a tecnologia necessária para a realização do procedimento com sucesso já está disponível, sendo que serão necessárias 36 horas de trabalho para completá-la com uma equipe de 150 médicos.

Para aumentar as chances de êxito no transplante, o paciente seria resfriado a baixas temperaturas para evitar danos cerebrais, sendo que o jovem teria a cabeça separada do corpo de modo gradual. Após chegar às artérias e veias, a cabeça seria ligada a tubos e máquinas para manter a circulação sanguínea. O procedimento seria feito de forma semelhante com o corpo da vítima de morte cerebral, e depois que tudo estive pronto, Spiridonov seria mantido em coma induzido por várias semanas para que houvesse tempo de cura para os ferimentos, além de que o tempo também seria necessário para que a coluna e a medula pudessem ser unir por completo.


O procedimento sem dúvidas é muito arriscado, e o mesmo apresenta mais dúvidas do que respostas. E você, acha que o cirurgião é capaz de realizar com sucesso o primeiro transplante de cabeça da história em um humano?


34

Comentários

Primeiro transplante de cabeça em um humano poderá ocorrer em 2017
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 25.598 mortes em 411.821 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular