LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Diminui pela primeira vez o número de lares brasileiros com computadores, aponta IBGE

25 de novembro de 2016 4

E mais uma pesquisa, dessa vez realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgada nesta sexta-feira (25), aponta que o mercado de PCs está em declínio, ou melhor, cada vez menos lares brasileiros estão contando com um computador. Em 2015, segundo o levantamento, eram 31,4 milhões, o que representa uma redução de 3,4% em relação ao período anterior.

Além disso, as residências com acesso à internet também caiu, porém apresentando um percentual menor, de 2,4%, passando de 28,2 milhões para 27,5 milhões. Apesar de todas as regiões brasileiras terem registrado queda, no Norte e Nordeste os resultados foram mais expressivos: apenas 26,7% e 30,3% dos lares possuem um computador, respectivamente, e 19,6% e 25,8% desses com acesso à internet.

Entre os principais fatores para a queda dos resultados está algo que outras pesquisas também apontam: a preferência cada vez maior da população pelos dispositivos móveis como smartphones e tablets, sem falar na conexão em outros ambientes sem ser o doméstico.

A amostra também revela outros dados como:

  • 102,1 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade acessaram a Internet em 2015, o que representou um crescimento de 7,1%, (6,7 milhões de usuários) em relação a 2014.
  • A proporção de internautas brasileiros passou de 54,4% para 57,5% da total dessa parcela da população
  • O Centro-Oeste foi a região com maior crescimento no número de internautas: 8,7%, seguido do Nordeste (8,4%), Sudeste (6,8%) e Sul (6,2%).
  • A maioria dos internautas brasileiros têm de 15 a 17 anos (82%), seguido de 18 a 19 anos (82,9%), enquanto a faixa etária de 40 a 49 anos e de 50 em diante foi a que mais registrou aumento: 13,9% e 20,1%, respectivamente.

Há muitos celulares, mas nem todos acessam a internet

Por mais que o mercado tenha fechado em alta novamente após um longo período de queda, nem todo mundo que compra um smartphone conecta o mesmo ao mundo virtual, conforme aponta a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Das 139,1 milhões de pessoas que possuía um telefone para uso pessoal em 2015, apenas 57,5% têm acesso à internet.

Em comparação com o ano anterior, houve crescimento de 2,5 milhões de pessoas (1,8%) com celulares, sendo 1,4 milhão desse total somente no Sudeste. O uso do dispositivo foi maior entre os brasileiros de 25 a 29 anos de idade (89,8%), sem falar que as mulheres apresentaram maior proporção que os homens: 78,9% e 77,6%, respectivamente.


4

Comentários

Diminui pela primeira vez o número de lares brasileiros com computadores, aponta IBGE
  • Mas quem ainda compra PC ou notebooks por causa de sistema operacional?!

      • Smartphones hoje são verdadeiros PCs de bolsos , então quem antes faria muita coisa com PC hoje faz com o celular ( muitos gigantes ) , e outro fato os melhores pcs custam de 5 mil à cima , não que preço seja motivo de qualidade , mas é dinheiro pra burro , principalmente pra quem ganha no maximo 2 ou 3 salários mínimos !

          • Um casa que tem uns 6 celulares, mas basta 2 PCs pra todo mundo (quando muito). E de uns anos pra cá, os PCs estão durando uma eternidade. Não se troca com frequência e nem dão tanto defeito, já que usando pouco dão menos problemas e nem pegam mais vírus como antes.

            Em 2010 conheci gente que chegou a formatar o PC duas vezes em um mês por causa de tantos vírus e não é porque o Windows ficou assim tão mais seguro, é porque estão usando muito pouco o PC mesmo. Isso em média, claro.

            Hoje transferiram as pragas para onde moram mais. Nos celulares.
            É como os belos cãozinhos. Pra onde vão as pulgas vão junto. kkkk

              • redução de custos gente boa, corte de gastos...

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista