LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Matéria escura do universo é como uma 'amiga falsa', diz astrofísico dos memes

03 de maio de 2017 5

A matéria escura é um tipo de matéria diferente do que forma planetas, galáxias e todos os seres vivos. Quase nada se sabe sobre ela, mas há ao menos uma certeza: ela não é nossa amiga. Para o astrofísico Neil DeGrasse Tyson, conhecido pela série de TV Cosmos e por ser inspiração de um famoso meme, a matéria escura está mais para uma "amiga falsa".

A matéria escura é nossa amiga falsa. Não temos ideia do que ela é. É meio irritante. Mas precisamos desesperadamente dela em nossos cálculos para chegar a uma descrição precisa do universo. Cientistas são geralmente desconfortáveis ​​sempre que devemos basear os nossos cálculos em conceitos que não entendemos, mas fazemos isso sempre que é necessário.

A matéria escura é um dos temas abordados em Astrofísica para Pessoas com Pressa (tradução livre de Astrophysics for People in a Hurry), livro recém-lançado de Tyson. Nele, o cientista fala em linguagem leiga sobre os enigmas do espaço-tempo, e naturalmente sobre um dos maiores mistérios da atualidade

Afinal, o que é essa força inversa à da gravidade, que contabiliza 80% do universo observável e que engole galáxias inteiras?

A matéria escura é tão real quanto os muitos exoplanetas descobertos em órbita em torno de outras estrelas que não o Sol, descobertas unicamente por sua influência gravitacional em suas estrelas e não pela medição direta de sua luz. O pior que pode acontecer é descobrirmos que a matéria escura não consiste em matéria, mas em totalmente diferente.
O mistério fica ainda mais intrigante:
Poderíamos estar vendo os efeitos das forças de outra dimensão? Estamos sentindo a gravidade ordinária da matéria comum atravessando a membrana de um universo fantasma adjacente ao nosso? Se assim for, isso poderia ser apenas um de uma variedade de universos que compõem o multiverso. Soa exótico e inacreditável.

Acha tudo muito estranho?
Mas isso é mais louco do que as primeiras sugestões de que a Terra orbita o Sol? Que o Sol é só uma das cem bilhões de estrelas na Via Láctea? Ou que a Via Láctea é apenas uma de cem bilhões de galáxias no universo?

O livro Astrophysics for People in a Hurry, de Neil DeGrasse Tyson, está à venda em lojas dos EUA e online na Amazon por pouco mais de US$ 12, ou cerca de R$ 38.


5

Comentários

Matéria escura do universo é como uma 'amiga falsa', diz astrofísico dos memes
Android

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia

Android

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular