LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Dá-lhe censura! Planalto tenta proibir a criação de memes com imagens de Michel Temer

24 de maio de 2017 17

Em uma tentativa de 'evitar a associação da imagem do presidente a posts humorísticos', o Departamento de Produção e Divulgação de Imagem do Palácio do Planalto está contatando diversos veículos e páginas do Facebook que compartilham e produzem memes com a foto de Temer (que teve seus dados pessoais vazados por hackers do Anonymous).

De acordo com o planalto, as imagens estão disponíveis 'apenas para fins jornalísticos ou divulgação das ações do governo', precisando de autorização prévia para 'outras finalidades'.

Outro detalhe informado na notificação reitera a necessidade de citação dos créditos, como parte dos 'direitos morais do autor da foto original'.

É claro que a tal notificação gerou a criação de inúmeros novos memes, afinal de contas, sabemos que pro povo brasileiro 'a zoeira não tem limites':

Governo nega possível censura

Em nota ao UOL, o governo afirma que 'não há tentativa de censura a nenhum veículo de comunicação', complementando a justificativa com :

A mensagem sobre necessidade de autorização prévia refere-se apenas à exploração comercial de imagens. A medida busca democratizar o acesso ao acervo fotográfico produzido pelo departamento, sobretudo a veículos de comunicação que não mantêm profissionais de imagem credenciados no Palácio do Planalto.

Ou seja, em outras palavras, desde que sites, páginas, ou pessoas físicas não estejam lucrando em cima do meme utilizado, o uso está liberado.

Mudaram a posição?

Uma das primeiras páginas notificada teria sido a Capinaremos, que já acumula mais de 1,2 milhão de seguidores no Facebook.

De acordo com Sanfelice, outro moderador da página que é repórter e trabalha no Jornal de Novo Hamburgo — RS, apenas após ele procurar o governo foi que o posicionamento em relação ao uso do material mudou:

"Agora o que eles (governo) estão falando é que nunca tentaram proibir os nomes, mas divulgar os canais oficiais de download e que se divulgue os autores das fotos".

PT oferece seu material

Com muito humor, o PT rebateu à 'proibição' disponibilizando seu acervo completo do Flickr, para que mais memes continuem animando nossos momentos on-line.

O anúncio foi feito através de uma postagem em seu perfil oficial, onde o partido criou um meme para comunicar a liberação de suas fotos.

As fotos de Michel Temer estão organizadas em um álbum especial, e de acordo com o PT, o uso é liberado, inclusive para memes.


17

Comentários

Dá-lhe censura! Planalto tenta proibir a criação de memes com imagens de Michel Temer
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular