LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Agora são 69: astrônomos descobrem duas novas luas em Júpiter

13 de junho de 2017 47

Jupiter esteve escondendo de nós duas de suas luas durante esse tempo todo. Um grupo de astrônomos que observava o sistema solar descobriu que há mais satélites no planeta do que sabíamos até agora e, com isso, o número de luas conhecidas de Júpiter subiu para 69.

O astrônomo Scott Sheppard e seus colegas flagraram as discretas S/2016 J 1 e S/2017 J 1 em 8 de março de 2016 e 23 de março de 2017, respectivamente. Porém, a Minor Planet Electronic Circulars, da International Astronomical Union’s (IAU) anunciou as duas luas apenas no início deste mês.

Não, não foi uma descoberta da sonda Juno, que está perambulando aos arredores do planeta gigante. Sobre a "sorte" da descoberta, Sheppard explicou ao Sky and Telescope que tudo aparentemente foi em parte obra do acaso:

Estávamos continuando a nossa pesquisa à procura de objetos muito distantes no sistema solar externo, que inclui a busca do Planeta X, e Júpiter apenas estava na área que procuramos em 2016 e 2017.

As luas são muito pequenas - o que justifica terem se ocultado de nossas lunetas até agora - medindo talvez apenas um ou dois quilômetros. A S/2016 J 1 leva cerca de 1,65 ano para orbitar Jupiter, enquanto a S/2017 J 1 leva cerca de 2,01 anos para completar o trajeto. Abaixo você vê a última, descoberta este ano.

E aparentemente não para por aí. O cientista afirma que há "mais algumas luas de Júpiter em nossas novas observações de 2017", mas para garantir as identificações ele precisará retornar aos telescópios para fazer mais observações no início de 2018 .


47

Comentários

Agora são 69: astrônomos descobrem duas novas luas em Júpiter
Android

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia

Android

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular