LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Quais são as chances do seu favorito? Algorítimo prevê próximas mortes em Game of Thrones

31 de julho de 2017 12

Game of Thrones é uma série que chamou a atenção por não poupar personagens tidos como "principais". Depois do choque no final da primeira temporada, ficou bem evidente que qualquer um poderia morrer, a qualquer momento, então a expectativa é sempre se o seu personagem favorito vai sobreviver até o episódio seguinte.

Mas talvez as mortes não sejam tão imprevisíveis assim, ao menos para algorítimos que conseguem detectar padrões e fazer cálculos complexos. Essa foi a ideia do estudante do Centro de Ciência de Redes da Universidade Central da Europa, Milán Jasonov, que criou um programinha capaz de estimar as chances de cada personagem morrer.

Uma vez que Arya e Khaleesi tem sido grandes destaques na atual temporada, os fãs podem ficar preocupados com a sobrevivência delas. E com razão: o algorítimo prevê que elas correm mais de 80% de chance de serem eliminadas. E o programa já acertou antes, prevendo a morte de personagens que, de fato, já bateram as botas.

Janosov percebeu que o status social e a lealdade são fatores importantíssimos para a sobrevivência no universo de GoT. Então, usou a inteligência artificial e criou redes de conexões para montar um mapa de relações entre os personagens.


No mapa acima, cada bolinha representa um personagem, e eles estão conectados uns aos outros por traços, de acordo com as interações que eles têm entre si na série. A cor representa a casa a que eles pertencem, e aqueles que não pertencem a nenhuma estão representados com a cor cinza.

A rede criada por Janosov conta com mais de 400 personagens e 3 mil interações. A distância entre os pontos do mapa significa que não há muito contato com os Sete Reinos. Por exemplo, Jon Snow tem contato apenas com a pequena comunidade afastada do reino e Daenerys Targaryen se aproxima do centro graças à conexão que tem com Tyrion Lannister.

Além de calcular quem tem mais peso no enredo, o pesquisador conseguiu encontrar padrões de comportamentos nos personagens que já se foram. Ao estudar as informações, Jasonov verificou quais dos vivos apresentam essas mesmas características.

Queríamos treinar o algoritmo para descobrir quais medidas da rede poderiam prever se algum personagem já tinha morrido.

Ele criou o modelo com inteligência artificial e dados não programados, e explica que "os resultados e a matemática que usei são completamente independentes de qualquer tipo de interferência externa, como teorias. Eles são puramente resultados dos métodos obtidos dos dados."

Curioso para saber quem tem mais chances de morrer? Então confira abaixo:

  • Tyene (95%)
  • Daenerys Targaryen (91%)
  • Verme Cinzento e Robin Arryn (90%)
  • Arya Stark (84%)
  • Sandor Clegane (83%)
  • Brienne (81%)
  • Jaime Lannister (67%)
  • Bran Stark (64%)
  • Sansa (59%)
  • Tyrion Lannister (52%)
  • Jon Snow (45%)
  • Cersei Lannister e Sam Tarly (35%)

Curiosamente, entre os que menos têm chances de morrer, estão Theon Greyjoy e Jorah Mormont, com 5% cada.


12

Comentários

Quais são as chances do seu favorito? Algorítimo prevê próximas mortes em Game of Thrones
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista