LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Astrônomos podem ter encontrado a primeira 'lua alienígena' e ela é do tamanho de Netuno

01 de agosto de 2017 5

Astrônomos parecem ter descoberto a primeira lua alienígena usando o Telescópio Espacial Kepler da NASA. Esta pode ser a primeira exolua autêntica encontrada até hoje.

Exoluas são luas em órbita em um planeta que está além do nosso sistema solar. Anteriormente, os astrônomos estiveram próximos de achar algumas, mas nenhuma descoberta foi legítima. A nova pista ainda está em estágios iniciais e nada está confirmado ainda.

Edward Guinan, professor de astronomia e astrofísica na Universidade Villanova, disse que “exoluas são difíceis de detectar porque luas são tipicamente muito menores do que seus planetas anfitriões e, por isso, tipicamente, não afetam as mudanças de luz do eclipse de trânsito, exceto se a lua for tão grande como no caso desse sistema”.

Esta candidata a lua alienígena está a cerca de 4000 anos-luz de distância da Terra, e tem o tamanho de Netuno, o que por si já é um fato incrível. Ela estaria orbitando um planeta no sistema Kepler-1625. Este planeta, por sua vez, é do tamanho de Júpiter, mas tem 10 vezes a massa do nosso planeta vizinho.

Agora, os astrônomos planejam confirmar essa descoberta usando um telescópio muito mais poderoso, o Hubble. A equipe escreveu um pedido por um tempo de observação no Hubble, em 29 de outubro.

Depois de nossa maior pesquisa até agora, recentemente detectamos um forte sinal de candidato à lua na curva de luz da Kepler-1625b. O planeta exibe três trânsitos nos dados de Kepler (P~287 dias), em que detectamos diminuições de fluxo de luz consistentes com a presença de uma grande lua.

Essa seria uma descoberta muito importante, afirma Guinan, pois "algumas dessas luas poderiam fornecer habitais (nichos) adicionais para a vida”. Em nosso próprio Sistema Solar, como lembra o Gizmodo, duas luas, Encélado e Europa, já provaram ser merecedoras perspectivas para abrigar oceanos de água no estado líquido e até mesmo vida.


5

Comentários

Astrônomos podem ter encontrado a primeira 'lua alienígena' e ela é do tamanho de Netuno
Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor autonomia | Guia do TudoCelular