LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Homem-Aranha com inveja: cientistas alimentam aranhas com grafeno e resultado surpreende

17 de agosto de 2017 26

O grafeno e as teias de aranha são alguns dos materiais mais intrigantes que a humanidade já descobriu. As teias dos aracnídeos são famosas por sua resistência e elasticidade, enquanto o grafeno ficou conhecido pelas suas propriedades físicas peculiares. Mas o que aconteceria se essas duas coisas fossem unidas? Uma equipe de cientistas da Itália acabou de descobrir.

O professor Nicolas Pugno, da Universidade de Trento, concedeu uma entrevista ao site Digital Trends, onde explicou mais detalhadamente como todo o processo foi feito. Segundo o professor, a equipe criou uma solução de água misturada a nano-tubos de carbono e partículas de grafeno. A solução foi ingerida pelas aranhas e as teias produzidas após o experimento foram analisadas.

Teia com grafeno e carbono é altamente resistente

“Quando as aranhas fizeram as teias, nós vimos que elas continham os nano-materiais. Os testes de tensão mostraram que o material resultante é mais forte e resistente do que a teia de aranha regular”.

Mais especificamente, a teia com grafeno é dez vezes mais forte. De acordo com o estudo, uma teia comum consegue suportar até 1,5GPa (giga pascal) e uma resistência de 150 joules por grama. Já a teia com grafeno tem a força de 5,4GPa e resistência de 1570 joules por grama. Uma rede feita desse material conseguiria parar um avião comercial em pleno voo!

Grafeno, o material do futuro

O grafeno é assunto recorrente em sites especializados em tecnologia por todo mundo. As propriedades incomuns do material já causam euforia nos fãs de gadgets há muitos anos. Inovações no campo das baterias de smartphones, mais memória nos dispositivos móveis, processadores mais rápidos e energeticamente eficientes, todas essas coisas podem ser alcançadas com o uso do grafeno em um futuro não tão distante.

Material pode mudar a indústria de dispositivos eletrônicos para sempre

A teia de aranha também é um material muito interessante pela sua resistência e utilidade em tarefas produtos inesperados como aparelhos eletrônicos e armaduras.

Por fim, Nicolas Pugno disse que não se surpreendeu muito com a descoberta. A influência dos alimentos na composição das teias de aranha já tinha sido descoberta por outros estudos. Por exemplo, em 2014, cientistas mostraram que era possível escolher a cor da teia ao alimentar as aranhas com corantes.


26

Comentários

Homem-Aranha com inveja: cientistas alimentam aranhas com grafeno e resultado surpreende
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 22.013 mortes em 347.398 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular