LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Magnífico! Veja as novas imagens de Júpiter e sua Mancha Vermelha capturadas pela sonda Juno

17 de agosto de 2017 17

Jupiter é um sério candidato a integrante mais incrível e bonito em todo o nosso sistema solar. O planeta colossal é atualmente investigado pela sonda Juno, que já nos enviou algumas imagens, e teve duas novas luas descobertas em sua órbita. Recentemente, ele ganhou - ou nós ganhamos - imagens ainda mais fascinantes.

Os cientistas Gerald Eichstädt e Seán Doran criaram uma das melhorias mais incríveis de uma foto de Jupiter que já foi vista. De acordo com a NASA, a foto original foi tirada em 10 de julho de 2017 às 10:12 p.m. EDT, quando Juno realizou seu sétimo sobrevoo pelo planeta.

Ela estava aproximadamente a 10.274 milhas (16.535 km) acima das nuvens de Júpiter, mirando suas lentes para a Grande Mancha Vermelha e as faixas multicoloridas - elementos que tornam o planeta tão peculiar.

Essa é considerada a parte mais misteriosa do planeta. Trata-se de um enorme anticiclone na atmosfera, localizado na latitude 22°S em formato oval. Imagine que em algum lugar da Terra ocorra uma tempestade de grandes dimensões e proporções, e que seja permanente. É algo mais ou menos assim que há em Júpiter, e estima-se que o anticiclone exista há cerca de 350 anos.

Confira a imagem melhorada por Gerald Eichstädt e Seán Doran.


Scott Bolton é cientista do Instituto Southwest de Pesquisa em San Antonio, nos Estados Unidos, e membro da missão Juno. Ele explicou que "essa tempestade monumental tem assolado o maior planeta do Sistema Solar há séculos"

Queremos entender até onde vão as raízes do anticiclone, o que nos ajudará a entender como ele funciona e o que o torna tão especial.

Durante o voo, a sonda usou a JunoCam, que foi capaz de registrar diversas imagens para coletar dados. A primeira leva de fotos já está sendo processada por astrônomos cidadãos no portal da Missão Juno.

Aprecie a beleza estonteante do planeta capturada nas imagens fornecidas pela NASA.


17

Comentários

Magnífico! Veja as novas imagens de Júpiter e sua Mancha Vermelha capturadas pela sonda Juno
Android

Melhores smartphones para presentear sua mãe | Guia especial do TudoCelular

Android

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia

Android

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular