LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

De qual você sente mais falta? Site faz memorial em homenagem a todos os serviços digitais que já morreram

18 de agosto de 2017 15

Desde quando você está na internet? Se você é um veterano, como eu, deve se lembrar de vários serviços digitais que um dia já fizeram parte da sua vida mas que, hoje, não existem mais. Eu posso citar vários. Quem não se lembra do MSN e de suas inúmeras peculiaridades? Winks, nomes coloridos e cheios de códigos, ficar invisível para não ser importunado, usar a música que estava tocando como frase de status, dentre outros.

Ou do saudoso Orkut e suas comunidades e scraps; a primeira rede social a fazer sucesso no Brasil. Outro serviço do qual sinto muita falta é o Google Reader. Acho que até hoje não superei sua morte e se a Google o relançasse como um serviço pago, acredito que eu pagaria para usá-lo novamente. E, mais recentemente, o Google Talk e o Vine se despediram desse mundo cruel. Enfim, o mundo virtual é assim. Diversos produtos têm o seu ápice e depois morrem, por diversos motivos.

Pensando nisso, um designer chamado Duong Nguyen criou um site que é, na verdade, um grande cemitério, obituário e memorial destes serviços. Chama-se Product Graveyard que, numa tradução literal significa "Cemitério de produtos". Ele elenca mais de 1.000 produtos que faleceram na internet nos últimos anos. E o visual do site é bem bonito!

Site reúne mais 1 mil serviços que já faleceram

Na tela inicial ele já mostra os principais serviços mortos. Ele exibe uma lápide e, nela, o ícone do aplicativo ou serviço. Abaixo de cada lápide uma breve descrição sobre o quê o produto fazia em vida. Quando clicamos em alguma das lápides, somos levados a uma página dedicada, onde vemos a data de nascimento e falecimento, a causa da morte, pelo o quê ele é lembrado e quais em plataformas ele era suportado.

No caso do Windows Live Messenger ele lista como causa da morte o seguinte: "A Microsoft adotou uma nova criança chamada Skype e abandonou o Windows Live Messenger". Nele ainda vemos que o serviço foi criado em julho de 1999 e fechado em abril de 2013, portanto, com 14 anos. O que é uma eternidade na internet.

Memorial do antigo MSN

Você ainda pode ver os obituários por categoria ou ordem alfabética. Apesar de conter mais de 1.000 produtos já extintos, senti falta de nomes famosos, como Google Wave, Orkut e iGoogle. Porém, através deste formulário você pode indicar produtos que não constam no banco de dados do site.

E aí, de qual falecido serviço você mais sente falta? Diga aí nos comentários.


15

Comentários

De qual você sente mais falta? Site faz memorial em homenagem a todos os serviços digitais que já morreram
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista