LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CES 2020: de celular com câmera invisível a carne de porco vegetal | Plantão TC

10 de janeiro de 2020 8

Chegou a hora de mais uma edição do Plantão TC, onde separamos as principais notícias da última semana para que você possa ficar por dentro de tudo o que rolou de mais importante em um único lugar.

Nesta edição focamos nos principais destaques da CES 2020, que aconteceu em Las Vegas entre os dias 7 e 10 de janeiro. Dentre eles, tivemos a carne de porco que não é de porco, notebooks dobráveis, carro da Sony, OnePlus com câmera que some e um mundo de coisas de Samsung e LG.

Ficou curioso? Então rola a página para conferir um resumo de tudo!

Notebooks dobráveis e “Switch” da Dell

Ainda em 2019 vimos alguns exemplares de dispositivos dobráveis, incluindo smartphones, tablets e até notebooks. Pelo visto essa tendência vai realmente se firmar este ano, pois a Dell apresentou na feira dois conceitos de notebooks “dobráveis” chamados de Concept Ori e Concept Duet.

O Concept Duet segue a linha vista em alguns outros modelos, com uma segunda tela onde ficariam normalmente o teclado e o touchpad. Já o Concept Ori é mais futurista, tendo apenas uma tela flexível que ocupa toda a parte interna e é dobrada ao fechar o aparelho. Este último é bem parecido com o ThinkPad X1 Fold da Lenovo, também apresentado na CES deste ano.

Ao contrário do notebook da Lenovo, porém, não temos nenhum detalhe sobre preço ou disponibilidade dos dobráveis da Dell.

Já para quem é mais dos games, a divisão de jogos da Dell, Alienware, apresentou um conceito que deve fazer a cabeça de quem quer jogar em qualquer lugar.

Chamado de Concept UFO, o “computador portátil” com foco em jogos tem visual e funcionalidades claramente inspirados no Switch da Nintendo, podendo ser usado com os controles anexados ou destacados da tela.

Isso permitirá que os jogadores tenham finalmente a possibilidade de jogar títulos pesados e consagrados do PC sem ficar presos a um notebook ou desktop, o que deve revolucionar o mercado.

Infelizmente, nada de preço ou disponibilidade para o Concept UFO também.

Novidades da Samsung

Outra que apresentou muitas novidades legais na CES 2020 foi a Samsung, em especial nas áreas de robótica e Inteligência Artificial.

Tivemos, por exemplo, o robô fofinho Ballie, que lembra o conceito apresentado pelo BB-8 na trilogia Star Wars mais recente.

O robozinho é basicamente um Google Home que anda, servindo para controlar outros equipamentos inteligentes e possuindo uma câmera para reconhecimento facial, além é claro de aceitar comandos por voz e gestos. A Samsung diz que sua Inteligência Artificial permite proatividade, como acionar o aspirador no caso do cachorro fazer bagunça pela casa enquanto você está fora, mas ainda veremos como isso acontece na prática.

Outra novidade da sul-coreana que chamou atenção foi o “teclado invisível” SelfieType, que usa a câmera frontal do smartphone. Tudo é feito com reconhecimento de gestos e Inteligência Artificial, sendo usado um Galaxy S10 Plus, um Galaxy Fold e outros produtos da marca no vídeo de demonstração, mas sem dar detalhes sobre quando isso estará disponível.

Mas a grande estrela da Samsung na CES 2020 foi mesmo a NEON, tecnologia descrita como “um ser criado por computador que se parece e se comporta como um humano real, incluindo as habilidades de expressar emoções e inteligência”.

A proposta é completamente diferente do que temos na Bixby, Siri ou demais assistentes virtuais, sendo algo focado em de fato criar um “humano virtual” com personalidade e funcionalidade própria para ajudar o usuário com listas de afazeres ou a atingir metas, bem como servir de professores, atores, porta-vozes, âncoras de TV, aconselhar sobre finanças e até mesmo sobre saúde.

A Samsung apresentou muitas outras coisas, indo desde TV 8K com microLED e monitores gamers até um SSD com leitor de impressões digitais e um ChromeBook, mas se formos falar de tudo vamos precisar de um Plantão TC só para ela.

Novidades da LG

Outra sul-coreana a marcar presença na CES 2020 foi a LG, que focou principalmente em ecossistema para casa conectada. Foram exibidas geladeiras, máquinas de lavar roupa e até uma espécie de estufa para cultivo de alimentos dentro de casa, o que deve se tornar cada vez mas comum com a onda de produtos orgânicos.

Todos os eletrônicos fazem parte da linha ThinQ, trazendo Inteligência Artificial para otimizar o uso e facilitar a vida do usuário.

Já no nicho de TVs a LG ficou mais tímida do que no ano passado, mostrando novamente a Signature OLED TV R que enrola para dentro do aparador e alguns modelos OLED 4K que chegam ao mercado nos próximos meses. A linha GX Gallery Series também foi ampliada, trazendo agora três tamanhos diferentes.

OnePlus Concept One com câmera que se esconde

A CES não é conhecida pelo lançamento de smartphones, algo que acaba ficando para a MWC em fevereiro, mas a OnePlus resolveu aproveitar a feira em Las Vegas para apresentar o Concept One, que nada mais é que uma versão remodelada do OnePlus 7T Pro.

Olhando pela parte frontal não temos nenhuma mudança, com a tela ocupando quase tudo e câmera frontal pop-up, mas na parte traseira a história é outra. Em parceria com a McLaren, a chinesa ousou com um visual que mescla couro e vidro, mantendo as câmeras alinhadas na vertical.

Mas a grande novidade nem é o acabamento diferenciado, e sim a possibilidade de “esconder” as câmeras e até o flash traseiro graças ao uso da mesma tecnologia já empregada pela McLaren no teto solar de seus carros.

O chamado vidro eletrocrômico pode se tornar escuro ao toque de um botão, e novamente translúcido com a mesma facilidade, o que significa que as câmeras só precisam ficar visíveis quando forem realmente utilizadas, deixando o visual muito elegante e futurista.

A OnePlus não deu detalhes sobre preço ou disponibilidade do Concept One, e como já tivemos uma edição customizada do 7T Pro é possível que ele sequer chegue ao mercado.

Carro da Sony e SUV com 5G da BMW em parceria com a Samsung

Outro nicho muito forte na CES é o automotivo, com várias novidades e conceitos impressionantes apresentados todos os anos. Em 2020, por sinal, o grande destaque ficou para o surpreendente carro elétrico da Sony.

O Vision-S tem visual arrojado que lembra alguns modelos da Tesla, tendo formato sedã, e foi projetado pela Sony em parceria com gigantes da indústria como Bosch, Continental, Genex, Magna e Nvidia.

Ainda em fase de protótipo, o carro tem 33 sensores no total, incluindo câmeras CMOS e ToF (Time of Flight) para detectar pessoas, objetos e calcular distâncias. Além disso, temos radares Solid State LiDAR para mapear e calibrar os entornos do carro e evitar colisões com pedestres e outros veículos, mantendo distância e velocidade segura para o motorista, passageiros e pessoas fora do carro.

Por ser da Sony, não é nenhuma surpresa que a parte multimídia também recebeu enorme atenção, incluindo alto-falantes individuais para cada um dos 4 assentos e um painel enorme com várias telas para mostrar todo tipo de informação, tendo ainda mais duas telas atrás dos bancos dianteiros.

A fabricante afirma que o carro pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, o que não é tão rápido quanto o Tesla 3 mais potente mas certamente já deve agradar a grande maioria dos consumidores.

O Sony Vision-S ainda não tem preço ou janela de lançamento revelados, então fica aí a expectativa para a liberação de mais detalhes nos próximos meses.

Outra que apresentou um carro interessante foi a BMW, que em parceria com a Samsung projetou o primeiro SUV elétrico compatível com redes 5G. Ainda sem muitos detalhes revelados, o veículo terá fabricação em massa iniciada em 2021, quando devemos ter mais informações sobre seu design final, características, preço e disponibilidade.

Carne de porco que não é de porco

O mercado de alimentos veganos e vegetarianos tem crescido cada vez mais, com investimento gigantesco de empresas em todo o mundo para reduzir a consumo animal. Uma que tem se destacado é a estadunidense Impossible Foods, que ficou famosa pelo hambúrguer vegetal que virou até sanduíche no Burger King e Bob’s.

Durante a CES 2020 a empresa alimentou os milhares de jornalistas e entusiastas presentes com o novo Impossible Pork, que segue o mesmo conceito do Impossible Burger mas “simula” carne de porco ao invés da de vaca. Os presentes no evento que provaram a novidade garantem que o sabor realmente convence, o que é uma ótima notícia para quem quer cortar alimentos de origem animal do cardápio.

Aos que se preocupam com a quantidade de nutrientes do alimento, a empresa garante que o Impossible Pork não contém glúten nem nenhum tipo de hormônio, mas ainda assim oferece 16g de proteína, 3mg de ferro, 13g de gordura, 220 calorias e 7g de gordura saturada – com zero colesterol.

Foi apresentada também a Impossible Sausage, uma salsicha vegana que já chega ao cardápio de café da manhã do Burger King na próxima semana.


8

Comentários

CES 2020: de celular com câmera invisível a carne de porco vegetal | Plantão TC
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Janeiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular