LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel abre consulta pública para aprovar o uso de freqüência de 2,5Ghz

03 de agosto de 2009 0

As redes de telefonia móvel no Brasil devem ganhar mais uma faixa de frequência para transmissão de voz, imagem e banda larga. A Partir de hoje, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abrirá para consulta pública a proposta de uso da nova frequência no território nacional.

Parte da frequência de 2,5 GHz, hoje destinada exclusivamente ao serviço de TV por assinatura via micro-ondas (MMDS), será então destinada às empresas de telefonia celular, a partir de 2012.

Essa decisão deve ser analisada de muitos ângulos. Primeiramente, as operadoras brasileiras já estão operando suas redes 3G no limite, não podendo assim acompanhar a grande demanda por banda larga móvel no país. Para atender a essa demanda, as operadoras já aguardavam pela liberação de novas faixas.

No entanto, o leilão para operar novas faixas tem sempre um grande custo para as operadoras, além do dinheiro que será gasto com a infra-estrutura. Esse custo, obviamente, é repassado ao consumidor, o que pode elevar os preços do serviço.

Apesar disso, Marcos Oliveira, Gerente de Engenharia de Espectro da Anatel, afirma que "Essa padronização permite uma globalização, e isso, além de proporcionar uma facilidade para os usuários, interfere diretamente na escala de produção, o que é determinante na formulação dos preços finais para o consumidor". Vamos torcer para que ele esteja certo.

Também condiciona à liberação de novas faixas estava a possibilidade da entrada da tecnologia 4G, conhecida como Long Term Evolution (LTE). Essa tecnologia no entanto ainda deve demorar para despontar no Brasil.

Outra questão importante dz respeito à compatibilidade dessa nova frequência com os smartphones atualmente produzidos pelas fabricantes. Nos EUA, a operadora T-Mobile opera em uma frequência diferente das demais, o que obriga as fabricantes a produzirem aparelhos apenas para esses clientes. Dessa forma, ótimos smartphones como o HTC Hero não podem ser comercializados pela T-Mobile, por não serem compatíveis com a frequência.

É importante frisar que, no Brasil, apesar da crescente demanda, o número de usuários para telefones pré-pagos ainda é muito maior do que os clientes que utilizam os serviços de banda larga. Isso pode, consequentemente, brecar a entrada de novos smartphones no país, obrigando as fabricantes a desenvolverem novos celulares apenas para o mercado nacional, onde a demanda ainda é baixa.


0

Comentários

Anatel abre consulta pública para aprovar o uso de freqüência de 2,5Ghz
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista