14 Maio 2014
Não é de hoje que o mundo vem pedindo para a Nintendo produzir jogos para smartphones e tablets. Todo o povo está comovido, é como se todos estivesse lutando por uma causa útil, para salvar algo... mas é exatamente isso o que está acontecendo. Ano após ano, mesmo com a chuva de pedidos para que a Big N passe para o lado mobile da força, a resposta tem sido a mesma: "não".
Um acionista da Nintendo de alto perfil, Seth Fischer da sede de Hong Kong, enviou uma carta pedindo que ela considerasse passar a desenvolver jogos para smartphones e tablets. É algo como: "ou você joga no meu time ou eu vou sair e levar a "bola" junto". Talvez não de modo tão exagerado.
De acordo com o relatório da Reuters, o acionista diz: "A Nintendo precisa abraçar essa mudança temática e abranger a demanda do consumidor, acompanhar o comportamento e as expectativas para se tornar relevante, de novo". "Acreditamos que a Nintendo pode criar jogos muito rentáveis com base em modelos de receitas criadas pela nossa equipe de desenvolvimento", disse Fischer."Basta pensar em pagar 99 centavos de dólar apenas para ter Mario no seu celular ou tablet para dar um up nas coisas".
Fischer é mais um que acredita que a era dos jogos digitais e portáteis enfim chegou, mas que a Nintendo ainda está presa ao passado. Talvez por seguir uma doutrina antiga que se solidificou nas bases da empresa. Ela até considerou publicar jogos ou serviços para os dispositivos móveis, mas logo em seguida negou (confira aqui e aqui), derrubando de vez as esperanças dos seus fãs.
Agora, mais uma chama de esperança se acende, mas a pergunta final é: como seria o formato desses jogos? A Nintendo pode tentar lançá-los no formato freemium, tudo bem, é um direito dela e é um modelo muito rentável. Mas vocês conseguem se imaginar jogando algum "Super Mario Infinity Run"? Ou mesmo um "Zelda: Run to the Hills"? Uma coisa é certa, joguinhos de corrida infinita não combinam com nenhum título da Nintendo, mas só de imaginar que ela também pode relançar alguns dos seus títulos já nos deixa bem animados.
Comentários