LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como fazer sua franquia de internet durar mais

02 de abril de 2018 19

O TudoCelular Ensina está de volta e esta semana vamos te ajudar a resolver alguns infortúnios que você possa ter relacionados às operadoras de telefonia móvel, começando com um problema que muitos de nós temos: a franquia de internet.

Mesmo com muitas capitais brasileiras possuindo pontos Wi-Fi de acesso público, eles são muitas vezes considerados inseguros ou de conexão extremamente lenta, o que praticamente obriga os usuários a continuarem gastando a própria franquia de internet contratada. Então como não terminar com o seu pacote antes do tempo? Aqui vão algumas dicas!

Fique de olho no app da operadora

Hoje - felizmente - os principais sistemas operacionais do mercado como Android e iOS já possuem um recurso para que você possa visualizar com uma estimativa aproximada o consumo de dados do seu pacote de internet. Infelizmente eles nem sempre são tão precisos e podem dar uma estimativa nada aproximada de quando você está gastando de verdade.

Por isso o melhor é ficar de olho no aplicativo oficial da sua própria operadora e monitorar, por lá, o consumo de internet pelo seu plano de dados, que é mais confiável que aplicativos de terceiros ou pelas ferramentas do sistema operacional

Consuma menos internet

Essa primeira dica é extremamente óbvia e pode parecer até muito tosca, mas é inegável que você precisa consumir menos internet caso você queira fazer sua franquia durar por mais tempo ou até a data de renovação do seu plano. Mas como?

Algo extremamente necessário é colocarmos limites em nós mesmos: seja não ver aqueles stories infinitos no Instagram, se contem em rolar pelo feed do Facebook, tentar descolar aquele match no Tinder ou evitar ao máximo a troca de imagens em aplicativos de mensagens.

Hoje em dia somos bombardeados por imagens em todas as redes sociais, mas provavelmente a mais textual delas seja o Twitter. Exceto pelos vídeos de gatinhos e notícias do Moments, a grande parte do Twitter é voltada para o texto, fazendo com que pouca internet sendo consumida (dependendo do seu uso diário, claro).

Fuja dos vídeos!

Em última hipótese assista a vídeos com os dados móveis ligados. A grande definição dos vídeos nos dias de hoje é um dos grandes vilões dos pacotes de internet, e um culpado muito maior do que o YouTube é o Facebook. O aplicativo ativa, por padrão, a reprodução automática de vídeos no feed de notícas

Não baixe aplicativos!

Evite o máximo que você puder baixar aplicativos pela rede celular. A grande maioria deles são extremamente pesados e garante um consumo de boa parte do seu pacote de dados. Como no Android é uma grande dificuldade para que você possa conferir com garantia o tamanho de um aplicativo em MB, é melhor não abusar da sorte e instalar o jogo ou app que você tanto quer apenas em uma zona Wi-Fi. Mas claro que se for uma emergência e você precisar de algum aplicativo específico, a dica pode - e necessita - ser burlada.

Com essas dicas você poderá utilizar mais o seu pacote de dados por mais tempo. É uma tarefa extremamente difícil diminuir o consumo de internet, mas acreditamos no seu potencial. Não existe nenhum aplicativo que compra a promessa de estender o limite do seu plano de internet, então tudo o que você precisa fazer e se policiar para não extrapolar e ficar sem internet antes do tempo.


19

Comentários

TudoCelular Ensina: como fazer sua franquia de internet durar mais
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista