LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon 8150 e outras novidades da Qualcomm ganham data para anúncio

23 de novembro de 2018 6

A Qualcomm vem separando nos últimos anos um evento especial no início de dezembro para apresentar novas tecnologias que chegarão ao mercado, sendo geralmente palco para o anúncio de sua plataforma Snapdragon topo de linha para smartphones, novos modens e companhias parceiras que serão responsáveis por levar tais novidades ao consumidor final.

O TudoCelular.com, é claro, não poderia ficar de fora, e a Qualcomm fez questão de nos convidar para acompanhar tudo o que está preparando de perto.

O evento, chamado de Snapdragon Summit, acontecerá entre os dias 4 e 6 de dezembro, no Havaí, sendo realizadas três conferências neste intervalo, uma por dia.

Mas o que será que teremos por lá?

Snapdragon 8150

Chamado inicialmente de Snapdragon 855 pelos rumores, o sucessor do Snapdragon 845 pode estrear um novo padrão de numeração para a linha, buscando se distanciar ainda mais da atual geração.

O suposto Snapdragon 8150 já apareceu em testes de benchmark algumas vezes, alcançando boas pontuações em ferramentas como Geekbench e AnTuTu, além de dobrar a pontuação do atual top de linha da Qualcomm no que diz respeito ao desempenho em Inteligência Artificial.

Ainda não tivemos informações oficiais a respeito do Snapdragon 8150 (ou seja lá o nome usado pela Qualcomm na versão final), porém pelos benchmarks vazados até agora teremos uma organização de núcleos até então inédita na linha de chips da marca para smartphones, sendo usado o padrão 1+3+4 ao invés do 4+4 visto no Snapdragon 845.

O núcleo mais potente teria como base a arquitetura Cortex-A76, oferecendo clock máximo de 2,84 GHz. A mesma arquitetura seria vista também no grupo com três núcleos "intermediários", mas com clock máximo de 2,4 GHz. Por fim, teríamos quatro núcleos mais básicos Cortex-A55 em até 1,78 GHz utilizando a nova arquitetura DynamiQ da ARM para maior eficiência energética.

Esta teoria tem como corrente oposta o conhecido vazador Roland Quandt, que afirma ter ouvido de suas fontes uma organização similar ao que faz a Huawei com o Kirin 980, ou seja, dois núcleos "super potentes", dois "normais" e quatro básicos para economia de energia.

Assim como o Apple A12 Bionic e o Kirin 980, o Snapdragon 8150 é esperado com processo de fabricação de 7 nm, o que também ajudará a reduzir o consumo do chip e a otimizar a organização do espaço na placa.

Com relação à GPU, o ganho seria de aproximadamente 20% em relação à atual Adreno 630, garantindo performance mais do que suficiente para todos os apps e jogos presentes na Play Store por alguns anos.

Por fim, não será dessa vez que veremos um modem 5G integrado, porém a Qualcomm está em estágio avançado de testes com a rede e não deve demorar para que tenhamos novidades a esse respeito.

Snapdragon 1000

A Qualcomm oficializou no Snapdragon Summit 2017 o projeto Always Connected PC, levando finalmente a plataforma ARM para o Windows 10.

A parceria com companhias como Lenovo, ASUS e HP culminou em alguns modelos interessantes com o Snapdragon 835, que podiam até não ser tão baratos quanto muita gente esperava mas traziam diferenciais interessantes principalmente para a mobilidade.

Agora, é esperado que tenhamos enfim um sucessor para o projeto, com o até então chamado Snapdragon 1000 aparecendo como mais provável plataforma da Qualcomm a chegar aos notebooks e híbridos em 2019.

Dentre as principais novidades para o chip estariam seu tamanho muito reduzido em relação à atual série U da Intel, com pacotes de 20 x 15 mm contra 45 x 24 mm da rival. Além disso, o processo de fabricação em 7 nm ajudaria a elevar a potência sem comprometer o consumo de energia, operando em TDP de 15W como acontece justamente com a linha Intel U, mas com oito núcleos.

Realidade virtual

O convite enviado pela Qualcomm ao TudoCelular.com (e a outros membros da mídia que comparecerão ao evento) veio acompanhado de um exemplar do Oculus Go, dispositivo ocular de realidade virtual fabricado pela Xiaomi para o Facebook.

Nele tivemos algumas informações do que acontecerá no evento, além de imagens paradisíacas da ilha de Maui onde todos ficarão hospedados, demonstrando que a companhia segue antenada neste mercado ainda pouco explorado e pode estar preparando surpresas.

Vale lembrar que ainda em março desse ano a Qualcomm apresentou um kit para desenvolvimento de aplicações de realidade virtual com foco no Snapdragon 845, mas desde então não tivemos muitos comentários sobre possíveis novos chips voltados para este tipo de dispositivo.

E você, acha que tem alguma outra surpresa sendo preparada pela Qualcomm para o Snapdragon Summit 2018? Ansioso pelos testes com o Snapdragon 8150? Fique ligado no TudoCelular.com para não perder nada!

O Editor Wallace Moté viajará a Maui a convite da Qualcomm para acompanhar o Snapdragon Summit 2018.


6

Comentários

Snapdragon 8150 e outras novidades da Qualcomm ganham data para anúncio
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Março 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular