LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Robolab: feira de robótica idealizada pela Qualcomm premia projetos de escolas em SP

30 de novembro de 2018 0

Nesta sexta-feira, houve a premiação dos projetos vencedores do Robolab. A feira de robótica foi idealizada pela Qualcomm e contou com parcerias do Instituto TIM, Grupo + Unidos e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O TudoCelular foi ao evento para coletar mais informações sobre o programa.

A iniciativa selecionou 10 escolas públicas do estado paulista para apresentarem projetos de robótica, com o objetivo de incentivar a prática e melhorar a infraestrutura das instituições. Além disso, houve a capacitação de professores para aulas de pensamento computacional e conectividade a 525 alunos. Confira a seguir alguns dos projetos mostrados:

Ao todo, foram 12 oficinas de formação para professores e 228 para alunos – as quais somaram 342 horas, realizadas no turno regular das aulas. Para estruturar as escolas, foram fornecidos 100 notebooks, 110 kits de robótica, 10 projetores e 90 modems e planos de dados 4G.

“Continuaremos apoiando e incentivando iniciativas na área da educação, especialmente ligadas a programação e robótica, que são habilidades essenciais para os próximos anos.”


Rafael Steinhauser

Presidente da Qualcomm para a América Latina

A atuação da TIM no projeto foi exatamente no fornecimento da rede de internet móvel. Por lei, os ambientes escolares e de hospitais não podem ficar localizados próximos a torres de telecomunicações para banda larga. A norma fez com que o projeto necessitasse da operadora para fornecer dados em 4G nas instituições de ensino.

Escolas vencedoras

Ao todo, foram quatro escolas escolhidas como vencedoras da premiação do Robolab. Três por uma comissão presente no local e uma pelo voto popular. Veja abaixo a lista das vencedoras:

  • 1º Lugar – Escola Estadual Emanoel Alves de Araújo Artista Plástico
  • 2º Lugar – Escola Estadual Paulino Nunes Esposo
  • 3° Lugar – Escola Estadual Santo Dias da Silva
  • Voto Popular – Escola Estadual Doutor Mário Lopes Leão
Institucionalização de políticas públicas

Para incentivar a continuidade do projeto Robolab e de novas medidas do tipo, o atual Secretário da Educação do Estado de São Paulo, João Cury Neto, lançou na premiação uma resolução, a qual visa criar uma equipe para institucionalizar a iniciativa como política pública.

O documento teve assinatura do presidente da Qualcomm para a América Latina, Rafael Steinhauser, do presidente do Instituto TIM, Mario Girasole, e do presidente do Conselho do Grupo + Unidos, David Bunce – além do próprio Secretário da Educação.

“Estes projetos precisam permanecer, independente do João Cury ou do Rafael [Steinhauser, presidente da Qualcomm para a América Latina], porque são impactantes. Eles são transformadores e não podem depender da vontade do gestor de plantão. Por isso, nós precisamos avançar na institucionalização das políticas públicas. Fazer com que uma política como esta transcenda mandatos.”


João Cury Neto

Secretário da Educação do Estado de São Paulo

O futuro do Robolab agora depende de negociações, neste pouco tempo de transição entre gestões, para que a iniciativa tenha continuidade e expansão nas escolas paulistas. Vale lembrar que a Qualcomm também possui outra iniciativa tecnológica em São Paulo: o centro de referência em IoT na Facens, em Sorocaba, inaugurado no último mês de setembro.

O que você achou da iniciativa da Qualcomm no Robolab, em escolas públicas estaduais de São Paulo? Compartilhe conosco a sua opinião!


0

Comentários

Robolab: feira de robótica idealizada pela Qualcomm premia projetos de escolas em SP
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista