LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon Summit: Qualcomm apresenta novidades do 5G que vão revolucionar a indústria

04 de dezembro de 2018 15

A Qualcomm deu início hoje ao seu evento anual Snapdragon Tech Summit, onde a imprensa mundial fica por dentro de todas as novidades preparadas pela companhia e suas parceiras para o próximo ano corrente, no caso, 2019.

Neste primeiro dia de evento a empresa focou nas tecnologias relacionadas ao uso de redes 5G, prometendo revolucionar não apenas o mercado de dispositivos móveis mas também toda a forma como as pessoas interagem com o mundo, indo desde casas e carros inteligentes até plantas industriais.

Desafios do 5G

Antes de falar sobre todos os benefícios que as redes 5G trarão para os consumidores de uma forma geral, a Qualcomm comentou alguns dos desafios que fizeram muita gente duvidar da implementação comercial do 5G em um futuro próximo, servindo inclusive como slogan para o lançamento da conexão.

"Tornando o impossível, inevitável."

De acordo com Cristiano Amon, presidente da Qualcomm, a principal barreira a ser quebrada dizia respeito ao desenvolvimento das antenas mmWave de forma a possibilitar seu uso não apenas em smartphones, mas também em produtos ainda menores e mais modestos em poder de processamento, garantindo assim que as redes 5G pudessem de fato chegar a todo tipo de dispositivo.

Além disso, o uso das antenas em smartphones impuseram desafios específicos do nicho, como a perda de sinal da torre até o dispositivo, a própria forma como o aparelho é segurado pelo usuário (que pode variar, bloqueando o sinal de diversas maneiras) e o pequeno espaço físico disponível, já que um smartphone não pode ser grande demais e possui vários outros componentes "lutando" por seu espaço no interior do chassi.

Tudo isso foi superado com o lançamento da antena mmWave QTM052, que conta com estrutura modular para ser utilizada das mais variadas formas pelas fabricantes, incluindo suporte a bandas 4G e 5G para que as empresas possam fazer produtos totalmente funcionais enquanto as redes 5G não chegam a um número maior de localidades.

Além disso, a Qualcomm também deu mais detalhes sobre seu modem X50 que estará integrado ao Snapdragon 855, garantindo maior velocidade, mais estabilidade, menor latência e vários outros benefícios que serão comentados mais abaixo.

Benefícios do 5G

Todos os desafios de implementação das redes 5G foram encarados pela Qualcomm graças à certeza de que os benefícios da nova geração das conexões móveis seriam igualmente notáveis.

Segundo a empresa, teremos capacidade até 100 vezes maior, responsividade aumentada em 10 vezes, densidade também aumentada em 100 vezes, picos de velocidade de múltiplos gigabits por segundo e maior confiabilidade, o que elevará as possibilidades de uso das redes móveis a um patamar completamente novo.

Se atualmente não é plausível pensarmos em usar o 4G para tarefas consideradas críticas, como carros autônomos e cirurgias remotas, isso mudará com o 5G, já que teremos uma rede não apenas extremamente mais rápida como também com menor latência e maior estabilidade.

Dentre as possibilidades demonstradas pela Qualcomm, temos ainda chamadas de vídeo com tradução simultânea em grupo, transmissão de vídeos em 4K com o mínimo de atraso, edição de vídeos profissionais através da nuvem e transmissão de conteúdo em realidade virtual e aumentada, que poderia ser usada tanto para jogos e entretenimento em geral quanto para compras virtuais, aulas e muito mais.

Primeiras parceiras

Obviamente que a Qualcomm não entraria nesta empreitada sem firmar parcerias sólidas com outras gigantes da tecnologia, sejam elas operadoras de telefonia, fabricantes de smartphones ou companhias especializadas em telecomunicação em geral.

Dentre os nomes conhecidos no Brasil, podemos destacar a Motorola, que já anunciou seu Moto Mod 5G em parceria com a Verizon ainda no início de agosto junto ao Moto Z3. O módulo conta com bateria extra de 2.000 mAh e possui a plataforma Snapdragon 855 para garantir o máximo de estabilidade na conexão 5G, algo que foi possível ver nos testes realizados por aqui.

Além da Motorola, outros nomes que chamam atenção são ASUS, Samsung, Sony e LG, demonstrando que ao menos dispositivos compatíveis com 5G já teremos no Brasil em 2019, restando apenas que a conexão comece a ser implementada pelas operadoras locais. Por falar nelas, a única que apareceu no painel foi a TIM, e provavelmente por conta de sua matriz na Itália, já que nenhum país da América Latina foi mencionado dentre os primeiros a receber o 5G.

Sobre a Samsung, a Qualcomm já confirmou que o próximo flagship da marca está dentre os modelos compatíveis com 5G, e tivemos até mesmo um protótipo em exibição para teste da rede, mas sem maiores detalhes sobre o vindouro Galaxy S10.

O 5G em 2019

O 5G está ainda em seu estágio inicial de implementação comercial, então é natural que poucas cidades no mundo tenham acesso à tecnologia, além de seu próprio uso ser bastante limitado e "rústico" neste início.

Ainda assim, as demonstrações feitas pela Qualcomm e companhias parceiras, em especial AT&T e Verizon dos Estados Unidos, mostram que o mercado de fato passará por uma mudança notável já à partir do próximo ano, seja com os smartphones portadores do Snapdragon 855 ou com outros dispositivos que contarem com hardware compatível.

Os primeiros mercados a receber a conexão serão Estados Unidos, Europa, Japão, Coreia do Sul, China e Austrália, com expectativa de chegada também a Índia e América Latina entre os anos de 2020 e 2021.

Estamos ainda "na ponta do iceberg", e precisaremos esperar um pouco para que tais novidades cheguem ao Brasil, mas ao menos será possível acompanhar os avanços em outras partes do mundo para que tenhamos uma boa ideia de como aproveitar de toda essa nova tecnologia quando ela enfim estiver ao nosso alcance.

E você, ansioso pela chegada do 5G ao Brasil? Acredita que a nova geração das redes móveis será realmente tão superior ao 4G? Não esqueça de comentar abaixo!

O editor Wallace Moté viajou ao Havaí a convite da Qualcomm para cobrir o Snapdragon Tech Summit.


15

Comentários

Snapdragon Summit: Qualcomm apresenta novidades do 5G que vão revolucionar a indústria
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista