LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm oficializa Snapdragon 855 com muita potência, núcleo dedicado para IA e 5G

05 de dezembro de 2018 65

A Qualcomm aproveitou o segundo dia do Snapdragon Summit para oficializar o Snapdragon 855, sua mais nova plataforma para dispositivos top de linha. O chip já havia sido comentado no dia anterior, durante o anúncio de novidades para o 5G, mas agora enfim temos todos os detalhes a seu respeito.

O Snapdragon 855 chega como o primeiro chip compatível de forma nativa com as redes 5G, mas a Qualcomm foi além, incluindo uma NPU dedicada para processamento de dados relacionados a inteligência artificial, GPU muito mais potente que a geração anterior, novos núcleos Kryo e várias outras novidades.

Para facilitar, tudo foi separado em cinco pilares: conectividade, performance, IA, entretenimento e câmera, além é claro de toda a ficha completa de especificações da nova plataforma topo de linha para dispositivos móveis.

Conectividade

O Snapdragon 855 conta com suporte a redes sub-6 GHz e novas antenas mmWave, garantindo total suporte às bandas 4G com até 2 Gbps e também ao 5G que está por vir, incluindo todas as faixas que serão utilizadas já no próximo ano em cidades selecionadas ao redor do mundo e também as demais que devem chegar até o final de 2021.

Com relação ao Wi-Fi, temos suporte à sexta geração da conexão wireless e eficiência energética até 67% maior, sendo usado um sistema 8x8 para melhor distribuição para múltiplos dispositivos. A segurança também foi aumentada, com WPA3, além de ser incluído suporte a redes Wi-Fi mmWave graças à plataforma de 60 GHz da Qualcomm.

Essa é a primeira plataforma baseada no padrão 802.11ay, com velocidade de conexão de até 10 Gbps e latência equivalente a conexões cabeadas.

Temos ainda melhorias para reprodução de áudio wireless, com a nova tecnologia Qualcomm TrueWireless Stereo Plus prometendo reduzir a latência entre fones e também aumentar a eficiência energética, garantindo assim uma experiência mais imersiva e duradoura.

Performance

A Qualcomm conseguiu dar uma performance ainda melhor para a sua nova plataforma, fazendo do Snapdragon 855 a melhor opção dentro do ecossistema Android.

Tudo começa com os novos núcleos Kryo 485 presentes na CPU, que prometem um ganho aproximado de 45% em relação ao que tínhamos no Snapdragon 845. Como esperado, foi usada uma nova organização dos núcleos, sendo um "Prime" mais potente com clock em 2,84 GHz, três "Performance" com clock em 2,42 GHz e quatro "Efficiency" com clock em 1,8 GHz.

Vale notar que cada núcleo possui sua própria cache L2, mas todos compartilham a cache L3 para comunicação ultrarrápida entre eles, além é claro da cache do próprio sistema.

Para o público que busca uma opção de flagship voltada para jogos, a GPU Adreno 640 vai oferecer uma performance gráfica ainda maior, superando a Adreno 630 em até 20%. Para aumentar ainda mais a imersão, a empresa adicionou três tecnologias: Vulkan 1.1, HDR (high dynamic range) e PBR (physical based rendering), que vão dar uma visibilidade do jogo diferenciada em relação a outras GPUs existentes no mercado mobile.

Mais econômico

Uma das maiores dificuldades para quem utiliza aparelhos com chipset topo de linha é encontrar uma opção que forneça um bom gerenciamento de bateria aliado com ao desempenho, e essa foi uma fixação da Qualcomm com o Snapdragon 855.

De acordo com a empresa, o novo processo de fabricação em 7 nm em conjunto com a nova organização de núcleos, uso de Inteligência Artificial e outras otimizações fizeram com que a eficiência energética fosse aumentada em até sete vezes em alguns casos se comparado ao Snapdragon 845, como na reprodução de vídeos HDR no YouTube.

Outro fator importante é que a eficiência energética também reduz o risco de estrangulamento térmico no Snapdragon 855, sendo possível manter atividades "estressantes" por um tempo muito maior sem que o desempenho seja sacrificado, e consequentemente passando mais tempo longe da tomada.

Inteligência Artificial

O Snapdragon 855 chega com o título de plataforma móvel mais inteligente da atualidade, tendo como principal diferencial a exploração máxima da Inteligência Artificial com a chegada do novo núcleo Hexagon 690 com tensor accelerator.

Desenvolvido pela Qualcomm especialmente para este tipo de tarefa, temos a possibilidade de realizar até 7 trilhões de operações por segundo com a quarta geração da engine de IA, aumentando em três vezes a performance vista no Snapdragon 845 e sendo duas vezes superior ao concorrente, que acreditamos ser o Kirin 980 pelas "dicas" dadas durante a apresentação.

Tudo isso em conjunto com a Adreno 640 e os novos núcleos Kryo 485 permitem que o Snapdragon 855 entregue o máximo de fidelidade e imersão em tarefas que demandam alto poder de processamento, já que a Inteligência Artificial é usada para tal, "facilitando o caminho" para a chegada de funções ainda mais complexas sem que isso acarrete em um alto consumo energético.

Câmera

Este provavelmente foi o momento que mais chamou atenção durante a apresentação, sendo demonstrado pela Qualcomm um grande avanço no poder de processamento de imagens de seu novo Snapdragon 855 em relação ao antecessor e também se comparado a plataformas concorrentes.

Tudo começa pelo novo Spectra 380, o primeiro ISP do mundo com Visão Computacional integrada. O CV-ISP possibilita funções como a gravação de vídeos em 4K HDR a 60 fps com efeito bokeh em tempo real, bem como edições no plano de fundo como mudança de cor ou cenário.

Por fim, foi anunciado também suporte a gravação de vídeos em 4K com HDR+, aumentando para mais de 1 bilhão de tons de cores disponíveis. Não foram dados detalhes sobre quando aparelhos compatíveis com a função chegariam ao mercado, mas a Qualcomm afirmou que ao menos uma grande companhia teria tecnologia suficiente para tal. Seria a Sony?

O mais impressionante, porém, está na capacidade de realizar tais funções com um consumo de energia até quatro vezes menor do que teríamos no Snapdragon 845, já que aqui é usado apenas o núcleo de processamento de imagem enquanto no antecessor teríamos vários setores trabalhando em conjunto para realizar a mesma função.

Para tirar proveito de toda essa nova tecnologia, a Qualcomm anunciou o suporte a HEIF (High Efficiency Image File), possibilitando que o próprio arquivo de imagem seja capaz de guardar informações que vão muito além do que temos atualmente, incluindo mapa de profundidade, máscaras, múltiplas capturas, fotos animadas e muito mais, tudo com um arquivo até 50% menor que o JPEG.

Entretenimento

Em entretenimento, a Qualcomm focou principalmente em três principais áreas: jogos, vídeos e realidade mista.

Em jogos, tivemos a chegada do Elite Gaming. Isto inclui uma série de otimizações não apenas em performance, mas em exibição, desenvolvimento, conectividade, imersão, qualidade de áudio e muito mais, usando todas as tecnologias comentadas acima em parceria com desenvolvedores para levar a melhor experiência possível ao jogar em seu smartphone.

Com relação aos vídeos, temos a chegada de reprodução em HDR10+ pela primeira vez em um smartphone a nível comercial, bem como a Dolby Vision. Temos ainda a possibilidade de reproduzir vídeos HDR a 120 fps e conteúdo em realidade mista em resolução 8K em 360 graus.

Além disso, a chegada de aceleração por hardware com H.265 e VP9 permite maior eficiência energética, garantindo consumo sete vezes menor ao executar vídeos HDR no YouTube.

Em realidade mista, temos primeiro as melhorias em áudio com o Qualcomm aptX Adaptative e o Qualcomm TrueWireless Stereo Plus, que ajudam a aumentar ainda mais a imersão ao consumir este tipo de conteúdo. Com o auxílio das futuras redes 5G, porém, isso será elevado a um novo nível, com transmissões em tempo real e interação em um patamar nunca antes visto.

Primeiros aparelhos

A Qualcomm anunciou que a primeira empresa a apresentar um device com o Snapdragon 855 vai ser a OnePlus. Diversos usuários acreditavam que a Samsung ia sair na frente com a apresentação do Galaxy S10 durante a MWC 2019, entretanto a fabricante chinesa deve disponibilizar o seu primeiro flagship com suporte à conexão 5G, possivelmente na CES 2019.

Apesar de não haver nenhuma confirmação, tudo leva a crer que trata-se do OnePlus 7, tendo em vista a data de anúncio das versões anteriores e o fato da empresa não fabricar mais de dois topos de linha por ano.

O editor Wallace Moté viajou ao Havaí a convite da Qualcomm para cobrir o Snapdragon Tech Summit.


65

Comentários

Qualcomm oficializa Snapdragon 855 com muita potência, núcleo dedicado para IA e 5G
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular