LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

NASA Science Days: exposição celebra 50 anos de missão à Lua com raridades em São Paulo

20 de março de 2019 12

Quem passou pelo Shopping Eldorado, em São Paulo, nestas terça e quarta-feira (19 e 20), se deparou com um evento educativo promovido pela NASA e aberto ao público. O Science Days contou com palestras, oficinas e exposições de objetos raros da agência norte-americana.

Além da organização espacial dos Estados Unidos, integram a ocasião a Agência Espacial Brasileira (AEB), Agência Espacial Europeia (ESA) e a Fundação Astronauta Ian Ramon – parceira da Agência Espacial Israelense (ISA).

O TudoCelular esteve presente no evento e conferiu os artigos expostos no local, em comemoração aos 50 anos da chegada do homem à Lua, a bordo da missão Apollo 11. Confira os detalhes a seguir:


Exposição NASA

De maquetes até artigos históricos, a exposição da NASA procura mostrar curiosidades da vida de um astronauta, como o que ele come e objetos de épocas marcantes para a agência espacial.

Os exemplos incluem réplicas em escala do ônibus espacial Atlantis, da nave russa Royuz e do foguete Mercury Redstone. O eletrocardiograma da equipe do Apolo II, o fone de ouvido original usado no Kennedy Space Center, os alimentos espaciais e um boné assinado por todos os membros da tripulação da missão Atlantis também integram a mostra.

Pavilhão NASA

De forma mais prática, o Pavilhão NASA permitiu ao visitante experiências como pegar objetos com as luvas usadas pelos astronautas - a fim de sentir as dificuldades no tato durante missões espaciais.

Dentro do mesmo ambiente, as pessoas conseguem pilotar rovers – veículos de exploração espacial – em uma superfície semelhante à Lua.

Projetos de robótica

O espaço ainda destinou uma área para projetos de robótica e tecnologia, criados por diferentes instituições. Entre os destaques, está uma simulação de lançamento de foguete na Base de Alcântara - tema de acordo firmado esta semana entre Brasil e Estados Unidos.

As demais iniciativas incluem um robô que pega objetos e entrega na mão, um sistema de segurança para automóveis controlado por app em smartphone - e conectado via Bluetooth ao carro - e ideias sobre células tronco.

Incentivos a escolas

A intenção do Science Days é estimular iniciativas no setor, principalmente em relação ao ensino de robótica e tecnologia nas escolas. Um dos objetivos consiste em educar os alunos, pais e educadores a respeito da importância do tema.

O que você achou dos objetos mostrados pela NASA e do propósito da exposição? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


12

Comentários

NASA Science Days: exposição celebra 50 anos de missão à Lua com raridades em São Paulo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista