LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

IO19: atualização torna Google Assistente dez vezes mais rápido e inteligente

07 de maio de 2019 11

Durante a IO19 Meggie Hollenger, gerente de programação na Google, conseguiu ter acesso ao Instagram da Beyoncé apenas utilizando o Google Assistente – isso em meio a uma dúzia de comandos que foram dados de forma rápida e sucessiva.

Abra o New York Times, YouTube, Netflix, Calendário, cronometre cinco minutos, como está o tempo hoje? E amanhã? Me mostre John Legend no Twitter, me mostre Beyoncé no Instagram, ligue a lanterna, desligue, peça um Uber para o meu hotel… esses foram os comandos utilizados na demo.

Cada pedido foi atendido de forma instantânea, com a sequencia completa levando cerca de 41 segundos – sem a necessidade de palavras serem repetidas – isso mostra como a próxima grande atualização do Google Assistente vai torná-lo ainda mais rápido e inteligente do que antes.

O assistente virtual da gigante das buscas foi anunciado há três anos, e desde então, ele tem ganhado diversos aprimoramentos.

Sua nova versão pode entregar respostas 10 vezes mais rápido do que antes – uma melhoria que será muito bem vinda, vendo que a maior parte dos assistentes ainda são um pouco lerdos e, muitas vezes, não possuem precisão em suas ações.

O foco da Google no Assistente é, sem sombra de dúvida, uma das chaves para o sucesso de seu serviço de buscas (que entrega mais de um trilhão de pesquisas por ano).

Em uma era onde alguns de nós já estamos começando a tirar os olhos dos smartphones e confiando-se em caixas de som inteligentes para nos ajudar nas mais variadas tarefas, precisão e rapidez são fatos importantes.

O novo Google Assistente o coloca na frente de outros como, por exemplo, a Alexa ou Siri – que, infelizmente, ainda têm muito para melhorar.

Sem sombra de dúvidas a inteligência artificial tem um grande peso nessas melhorias; o Google Assistente ficou não só mais rápido, mas também, notavelmente mais inteligente graças aos investimentos feitos em pesquisa em rede neural e reconhecimento de voz nos últimos anos.

A partir de agora, ele poderá distinguir membros da família e também os contatos mais próximos. Será possível, por exemplo, perguntar qual a melhor rota para chegar à casa da sua mãe – sim, o assistente saberá aonde ela vive.


Duplex, o recurso do assistente que pode responder a chamadas de voz e possui um som assustadoramente similar à voz humana também aprendeu alguns novos truques.

Agora, ele é capaz de preencher automaticamente formulários na web para requisições como, por exemplo, aluguéis de veículos ou compra de ingressos. O presidente de produto do Google Assistente, Manuel Bronstein discorre:

Podemos potencialmente ver um mundo onde falar com um sistema será muito mais rápido do que tocar no smartphone. E se isso acontecer – quando acontecer – poderemos ver mais pessoas interagindo.

Durante a demonstração, muitos ficaram assustados o quão similar a um humano o Duplex consegue ser (ele até é capaz de incluir algumas pausas com “uh…” ou “hum…”, como se fosse alguém pensando no que vai falar a seguir).

Isso levantou uma preocupação para diversos usuários – já pensou se os robôs decidissem se passar por um humano e enganar várias pessoas?

Mas em relação a isso, a Google afirmou que incluiria alguns recursos para que ficasse claro que o indivíduo estaria falando com um software automatizado.


As melhorias para o assistente também chegaram para aqueles que confiam-se em seu uso dentro dos veículos.

Menus estrategicamente posicionados, respostas rápidas, várias opções convenientes exibidas na tela – tudo isso aparece quando o usuário convida o assistente para dirigir com o comando: Hey Google, Let’s drive!

Segurança na estrada é, de fato, algo muito importante, portanto, quanto menos os olhos forem para a tela do smartphone, melhor.

Ainda é cedo para comentar com propriedade sobre todos os novos recursos do Google Assistente, mas quando sua nova versão estiver em mãos (e funcional aqui no Brasil, é claro), o TudoCelular terá o prazer de explorá-la e comentar cada uma de suas novidades.

Google Assistente

Desenvolvedor: Google

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


11

Comentários

IO19: atualização torna Google Assistente dez vezes mais rápido e inteligente
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista