LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cidades inteligentes serão beneficiadas com implantação do 5G no Brasil, avalia governo

24 de julho de 2019 11

Imagine conseguir informar problemas de sua cidade, como buracos na rua e outros problemas de trânsito, marcar consultas médicas e resolver outras questões utilizando apenas o smartphone? Esse é o conceito de Smart City, que já é aplicado em diversas cidades do país e movimenta uma camada de empresas e desenvolvedores, mas que está nos planos de somente 18% dos municípios brasileiros.

E os principais desafios e tendências desse segmento foram debatidos no Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019, que termina hoje (24) em São Paulo. O evento promove uma imersão em todos os aspectos das Smart Cities - ou seja, de novas tecnologias, modelos e práticas utilizadas para resolver problemas comuns, como o trânsito, segurança pública ou limpeza urbana.

A ideia da organização é reunir, no mesmo espaço, agentes públicos - como governadores, prefeitos e secretários municipais - e criadores de aplicativos e tecnologias no mesmo espaço. A abertura contou com a presença, entre outros, do prefeito das seguintes capitais: São Paulo-SP (Bruno Covas), de Curitiba-PR (Rafael Grecca) e de Vitória-ES (Luciano Rezende), que foram homenageados por iniciativas que colaboram para tornar suas cidades mais inteligentes.

5G

Um dos principais entraves para o crescimento do conceito de smart cities é a ampliação do 5G. Sobre isso, o secretário executivo do MCTIC, Julio Semeghini, comentou sobre alguns dos avanços da quinta geração de internet móvel no Brasil na cerimônia de abertura do evento.

O Brasil avançou muito em telecomunicações, mas a gente ainda tem muito o que fazer ainda no acesso à banda larga. Todas as leis de telecomunicações brasileiras vieram da telefonia fixa, que tem mais de 20 anos. O grande desafio é agora prover os acessos de banda larga na velocidade suficiente e nas tecnologias necessárias para que a gente possa implantar os projetos de cidades inteligentes".
Julio Semeghini, secretário executivo do MCTIC

De acordo com Semeghini, que concedeu entrevista exclusiva para o TudoCelular falou sobre o Programa Brasileiro de Cidades Inteligentes, apresentado ontem, e detalhou como funcionará a limpeza do espectro do 5G no Brasil, que funcionará de forma semelhante ao processo de inserção da TV Digital.

A limpeza da faixa de 3,5 GHz deve acontecer primeiro pelas grandes cidades - aquelas que estiverem se preparando com mais rapidez terão prioridade -, ressaltando que o leilão do 5G deve acontecer até o meio de 2020. A ideia é que o dinheiro arrecadado com o leilão seja usado em duas frentes: estrutura e outorga. Anunciou ainda que o governo implantará quatro centros de inteligência artificial - fundamental para a implantação das cidades inteligentes - no Brasil, dois deles no estado de São Paulo, com parceria do governo do estado através da Fapesp.

Pra gente lançar o edital do 3,5 GHz, que é a frequência básica para implantar o 5G no Brasil, a gente tem ainda um problema ainda de interferência nas antenas que nós temos no Brasil [...]. A gente vai ter que, sem comprometer o acesso ao que tem no tipo de antena, ir liberando o 5G nessas regiões, e vamos começar pelas maiores cidades.
Julio Semeghini, secretário executivo do MCTIC

Um fator que pode significar entrave para a implantação do 5G seria o fator de radiodifusão, mas o secretário afirma que isso não seria um problema, já que governo e representantes do segmento estão alinhados.

O modelo do 5G que está sendo colocando para vocês tem uma visão nacional do uso do espectro, mas tem a oportunidade, nas frequências maiores, de trabalhos regionais, tanto municipais, como em regiões metropolitanas, ou até em trabalho de estado [...]. A radiodifusão já está bastante alinhada conosco, já está concordando, desde que a gente assegure uma forma de poder resolver essas pendências que a gente tem de interferência das parabólicas. Nós estamos em linha com a Anatel, e acredito que até o meio do ano que vem a gente possa realizar os leilões em duas partes: parte dos recursos vai imediatamente para começarmos a preparar a infraestrutura, [...]e uma parte disso vire outurga, que é uma negociação que estamos fazendo no governo.
Julio Semeghini, secretário executivo do MCTIC

Programa Nacional

O evento teve ainda o lançamento oficial do Programa Nacional de Estratégias para Cidades Inteligentes Sustentáveis do Governo Federal, que contou com a presença do Secretário Nacional de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes, que estabeleceu indicadores e metas, além de apresentar cases como o da Oi, que foi a responsável por implantar o programa de reconhecimento facial no Rio de Janeiro para o Carnaval deste ano.

No Brasil, a consolidação desse conceito de gestão pública será coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), designado pelo Governo Federal para organizar e liderar a Câmara Nacional de Cidades Inteligentes, que será responsável por reunir e congregar os interesses dos demais ministérios e setores representativos da sociedade sobre o desenvolvimento de Cidades Inteligentes.

Soluções

O conceito de cidades inteligentes reúne uma gama diversas de soluções, que podem ser usadas pelo próprio cidadão ou também para facilitar o trabalho de agentes públicos. Desde soluções como videomonitoramento (vizinhança solidária e reconhecimento facial para segurança pública), scooters elétricas, cadastro imobiliário, zeladoria urbana, gestão de iluminação de energia e água e também inteligência artificial.


11

Comentários

Cidades inteligentes serão beneficiadas com implantação do 5G no Brasil, avalia governo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 57.070 mortes em 1.313.667 casos confirmados | Relatório diário

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular