LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MediaTek demonstra IA de seus chips, não descarta Helio P90 no Brasil e se prepara para 5G

13 de agosto de 2019 17

Na tarde desta segunda-feira (13), a MediaTek realizou a terceira edição do seu evento “MediaTek Talks” para demonstrar a evolução da Inteligência Artificial nos seus componentes, em especial no Helio P90 – seu principal chipset.

O TudoCelular esteve no local e ainda conversou com exclusividade com o Country Manager da companhia no Brasil, Samir Vani, para entender os planos futuros da empresa tanto voltados ao seu chip mais potente quanto na tecnologia 5G.

Evolução da Inteligência Artificial

A MediaTek destacou tendências no segmento de IA – o qual afirma ter movimentado US$ 1,2 trilhão em 2018 –, com foco em smartphones. As principais evoluções estão no reconhecimento facial e nos assistentes de voz, os quais tiveram o tempo de resposta reduzido e a disponibilidade ampliada.

O engenheiro da fabricante para a região das Américas, Chewen Wu, veio ao Brasil para realizar demonstrações práticas com a Inteligência Artificial em controle de robôs e captura de movimentos em tempo real, por meio do chip Helio P90.

O componente da MediaTek consegue identificar as ações da pessoa e os reproduzir em um robô. Além disso, possibilita a criação de avatares para também imitar os humanos, mas dentro do ambiente virtual, ao mapear a superfície e identificar os movimentos dentro da área detectada.

Helio P90: principais características

Oficializado em dezembro do ano passado como o principal produto da empresa, o Helio P90 conta com uma terceira central de processamento: a APU. O componente voltado ao processamento de IA tem como objetivo “desafogar” a CPU e a GPU, a fim de gerar mais desempenho – uma vez que o trabalho será dividido em mais unidades – e eficiência energética.

Na prática, a APU poderá – entre outras funções – identificar os objetos e cenários sem precisar da atuação total das outras duas centrais para a ação.

“No passado, isso era feito pela CPU ou até mesmo pela GPU. Hoje em dia, a gente conseguiu extrair esse processamento. Ele passa pela APU, deixa a CPU e GPU ‘descansando’, e você consegue mais tempo de bateria.”


Samir Vani

Country Manager da MediaTek no Brasil


Futuro do Helio P90

Atualmente, o Helio P90 pode ser encontrado apenas no Oppo Reno Z, no mercado internacional de smartphones. Mas a situação poderá mudar no futuro.

Sem comentar detalhes, o executivo da empresa espera ver variações do seu chip mais potente em outros smartphones em breve, inclusive no Brasil.

“Infelizmente, não posso comentar sobre futuras utilizações desse chipset. Mas a gente espera vê-lo – ou variações do P90 – em mais produtos. Inclusive, no Brasil.”

Democratização do 5G

A MediaTek também tem desenvolvido seus futuros componentes para o 5G e espera lançá-los no começo de 2020 – como os últimos resultados financeiros já indicavam. A intenção da companhia é democratizar a rede móvel de quinta geração, ao trazer componentes compatíveis com a tecnologia na linha da empresa de desenvolver produtos com custos mais baixos.

Samir Vani ainda destacou que os chipsets com 5G da marca já estão prontos. Apesar de ser um recurso caro, a empresa tentou – neste primeiro momento – baratear o que for possível, até a tecnologia gerar escala e baixar naturalmente seu preço.

“Nós já temos nossos chips 5G, algoritmos todos finalizados, transações e testes feitos com operadores e com fabricantes de equipamentos de rede. A gente espera fazer o lançamento comercial no início do ano que vem. Já temos uma linha bastante clara e que vai obedecer a visão da empresa, que é tentar levar a tecnologia para um maior número de pessoas possível, dentro daquela filosofia de democratização do uso.”

O que você achou da demonstração da IA com o Helio P90 e o futuro dos componentes da MediaTek? Compartilhe conosco a sua opinião!


17

Comentários

MediaTek demonstra IA de seus chips, não descarta Helio P90 no Brasil e se prepara para 5G
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista