LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Marketplace, apps e produtos: tecnologia é aliada na profissionalização de músicos

20 de setembro de 2019 0

Se você acha que música e tecnologia não podem caminhar lado a lado, achou errado. A Music Show Experience, feira voltada a músicos, audiófilos e entusiastas que acontece em São Paulo até o dia 22 de setembro, mostra que a inovação é capaz de ajudar profissionais da música nas mais diferentes formas.

O TudoCelular esteve na abertura da feira e conheceu algumas das soluções apresentadas, e observou que, além de produtos, empresas têm investido em plataformas online capazes de reunir contratantes e artistas. Além disso, é possível encontrar soluções como gravação de vídeo profissional e até mesmo uma rede social voltada para bandas de rock e seus fãs.

Para turbinar seu podcast

Empresa líder na fabricação de equipamentos de áudio, a Shure apresentou durante a Shure a sua nova linha de microfones. A linha MOTIV é voltada para videomakers, youtubers, podcasters, músicos e criadores de conteúdo no smartphone e têm, como ponto comum, a fácil conexão rápida com celulares, por meio de saídas Lightning e USB, ou garra e suporte para acoplar na traseira do smartphone.

Um dos destaques é o MV 88 Plus, modelo compatível com Android e iOS. Vem equipado com garra e tripé retrátil, ajustável para ser utilizado em cima de uma base ou como bastão para gravações em movimento. Além do gadget, o equipamento conta com um app dedicado capaz de editar e permitir que o usuário confira a qualidade da gravação em tempo real. O gerente de produtos da marca, Jogn Lopes, fez um rápido hands-on do microfone no vídeo abaixo:

Contratantes e músicos em um só lugar

Por isso, uma das tendências vistas na Music Show Expereience são os marketplaces, que reúnem músicos, bandas, DJs e também contratantes, que podem ter mais informações sobre quem deseja contratar e fazer todo o processo online.

De acordo com Felipe Carvalho, da IWC inovação, especialista em tecnologia no mercado musical, essas iniciativas ajudam a empoderar músicos e diminuir a informalidade do setor.

As startups olham muito para os problemas do mercado e, a partir disso, afunila nas dores de cada público, como a dor do músico em achar uma casa para contratar; a casa, para achar músicos competentes naquilo que precisa, e o marketplace proporciona essas conexões dos diversos agentes que precisam prestar serviços, e o marketplace acaba disponibilizando as soluções e aproximando aquele tem algo para disponibilizar e também quem tem algo para contratar. O marketplace valoriza os dois lados: pelo lado do músico, traz uma profissionalização no mercado da música.

Felipe Carvalho, da IWC Inovação

Uma dessas plataformas é a MusicAlll, lançada oficialmente na feira. O site reúne todo tipo de profissional de música - músicos, professores DJs, bandas, grupos e até mesmo luthiers (profissional que recupera instrumentos) e roadies (carregadores de instrumentos) - que tem o objetivo de criar um ambiente seguro e profissional para que as pessoas possam gerar serviços. A plataforma cobra valores apenas dos contratantes, e não de profissionais de músicas. A intenção da empresa é lançar um app até o final de 2019.

Outro exemplo é a Streammus, comunidade de artistas, fãs e negócios, que tem propósito é ajudar o artista a se desenvolver e conseguir viver de música. Há uma plataforma social que permite que os usuários criem suas páginas, e sejam encontrados e contratados através do MusicMatch Web.

Realidade virtual e rede social para roqueiros

Imagine tocar junto com sua banda favorita e, com um óculos VR, ver o artista tocar seu instrumento preferido? É o que propõe o RImie, app disponível para Android e iOS que permite ao usuário escolher um instrumento e treinar em mais de 200 músicas listadas.

Ainda no campo do rock, um app promete colocar bandas profissionais em uma rede social, que ajuda a aproximar os grupos de seus fãs: essa é a proposta do BandNest, um misto de rede social e game que permite o engajamento do público com os artistas, que poderão postar músicas e clipes. A interação rende prêmios reais para bandas e fãs.


0

Comentários

Marketplace, apps e produtos: tecnologia é aliada na profissionalização de músicos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista