LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm vê 5G como principal plataforma de inovação da próxima década

26 de setembro de 2019 0

O estágio atual de avanço do 5G para mais mercados e cada vez mais dispositivos com suporte à nova tecnologia de conexão sugere pensar: o que virá a seguir? A Qualcomm, tradicional fabricante de chips e equipamentos, realizou um amplo painel de debates sobre o tema em evento realizado em sua sede, em San Diego (EUA), que teve a presença do TudoCelular.

De acordo com a empresa, o avanço do 5G é mais rápido e abrangente que o LTE durante seu primeiro ano de implantação comercial, e a tendência é que, no próximo ano, o 5G chegará em mais camadas de smartphones - como um representante nacional antecipou ao TudoCelular - e também mais mercados e dispositivos como o PC sempre conectado.

Segundo John E. Smee, vice-presidente de engenharia da Qualcomm, a empresa seguirá avançando com o 5G em faixa sub 6Hz e mmWave seguirá crescendo, graças a novos espectros 5G por leilões e compartilhamento de espectro dinâmico. Atualmente, o foco da empresa tem sido a comercialização de banda larga móvel aprimorada 5G NE, assim como o acesso fixo sem fio.

O executivo da empresa relembra a trajetória de trabalho da empresa até a implantação do 5G, que começou em 1993 com a criação da tecnologia EV-DO, apresentado pela primeira vez em 1998. Esses conceitos embasaram o HSPA, que levaram ao 4G LTE e, posteriormente ao 5G NR e eMBB.

Na sua visão, a Qualcomm mostrou, no case da quinta geração de internet móvel, seu conceito de liderança: define a visão do setor, comprova o conceito de engenharia e negócios e se torna o primeiro a comercializar as invenções.

Para onde vai o 5G?

O 5G, graças a pesquisa contínua, inovações tecnológicas e o progresso em termos de hardware, permite oferecer recursos que não eram possíveis quando o 4G foi definido. A Qualcomm entende que o 5G é a plataforma de inovação para a próxima década, e a empresa seguirá aumentando os limites da tecnologias para atender às necessidades do mercado. A empresa promete seguir acompanhando e se antecipando às novas tecnologias para "impulsionar o progresso".

Outras tecnologias são fundamentais para impulsionar o 5G, em especial a inteligência artificial. Hoje centrada na nuvem, a tendência é que a IA se torne cada vez mais distribuída no futuro, trazendo benefícios como personalização aprimorada e proteção de privacidade aprimorada.

E qual é a ligação? Os recursos avançados tornam o 5G a plataforma ideal para conectar mecanismos IA distribuídos em dispositivose permitir a melhora de desempenho.

Frentes de trabalho

O 5G é um tecido de conectividade unificador que agregará tudo que há ao seu redor. A Qualcomm espera, além da expansão comercial acelerada, um maior alcance tecnológico que pode impactar outros setores. A empresa trabalha em parceria com o 3GPP - atualmente no release 15 - e está progredindo na expansão de tecnologias 5G.

O Editor Wallace Moté viajou a San Diego a convite da Qualcomm Brasil.


0

Comentários

Qualcomm vê 5G como principal plataforma de inovação da próxima década
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas