LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm vê 5G como principal plataforma de inovação da próxima década

26 de setembro de 2019 0

O estágio atual de avanço do 5G para mais mercados e cada vez mais dispositivos com suporte à nova tecnologia de conexão sugere pensar: o que virá a seguir? A Qualcomm, tradicional fabricante de chips e equipamentos, realizou um amplo painel de debates sobre o tema em evento realizado em sua sede, em San Diego (EUA), que teve a presença do TudoCelular.

De acordo com a empresa, o avanço do 5G é mais rápido e abrangente que o LTE durante seu primeiro ano de implantação comercial, e a tendência é que, no próximo ano, o 5G chegará em mais camadas de smartphones - como um representante nacional antecipou ao TudoCelular - e também mais mercados e dispositivos como o PC sempre conectado.

Segundo John E. Smee, vice-presidente de engenharia da Qualcomm, a empresa seguirá avançando com o 5G em faixa sub 6Hz e mmWave seguirá crescendo, graças a novos espectros 5G por leilões e compartilhamento de espectro dinâmico. Atualmente, o foco da empresa tem sido a comercialização de banda larga móvel aprimorada 5G NE, assim como o acesso fixo sem fio.

O executivo da empresa relembra a trajetória de trabalho da empresa até a implantação do 5G, que começou em 1993 com a criação da tecnologia EV-DO, apresentado pela primeira vez em 1998. Esses conceitos embasaram o HSPA, que levaram ao 4G LTE e, posteriormente ao 5G NR e eMBB.

Na sua visão, a Qualcomm mostrou, no case da quinta geração de internet móvel, seu conceito de liderança: define a visão do setor, comprova o conceito de engenharia e negócios e se torna o primeiro a comercializar as invenções.

Para onde vai o 5G?

O 5G, graças a pesquisa contínua, inovações tecnológicas e o progresso em termos de hardware, permite oferecer recursos que não eram possíveis quando o 4G foi definido. A Qualcomm entende que o 5G é a plataforma de inovação para a próxima década, e a empresa seguirá aumentando os limites da tecnologias para atender às necessidades do mercado. A empresa promete seguir acompanhando e se antecipando às novas tecnologias para "impulsionar o progresso".

Outras tecnologias são fundamentais para impulsionar o 5G, em especial a inteligência artificial. Hoje centrada na nuvem, a tendência é que a IA se torne cada vez mais distribuída no futuro, trazendo benefícios como personalização aprimorada e proteção de privacidade aprimorada.

E qual é a ligação? Os recursos avançados tornam o 5G a plataforma ideal para conectar mecanismos IA distribuídos em dispositivose permitir a melhora de desempenho.

Frentes de trabalho

O 5G é um tecido de conectividade unificador que agregará tudo que há ao seu redor. A Qualcomm espera, além da expansão comercial acelerada, um maior alcance tecnológico que pode impactar outros setores. A empresa trabalha em parceria com o 3GPP - atualmente no release 15 - e está progredindo na expansão de tecnologias 5G.

O Editor Wallace Moté viajou a San Diego a convite da Qualcomm Brasil.


0

Comentários

Qualcomm vê 5G como principal plataforma de inovação da próxima década
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista