LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google usa IA em app para pessoas surdas; brasileiros consideram Android fácil e acessível

26 de novembro de 2019 0

Durante o evento Android para Todos, realizado nesta terça-feira (26) e que teve a presença in loco do TudoCelular, o Google Brasil revelou uma nova utilização da Inteligência Artificial para trazer mais acessibilidade aos seus usuários, além de divulgar uma pesquisa inédita sobre o seu sistema operacional.

A gigante de Mountain View apresentou a sua nova ferramenta voltada a ajudar pessoas surdas ou com alguma deficiência auditiva a ganhar mais independência nas interações do cotidiano. A Transcrição Instantânea (ou Live Transcribe, no nome original) utiliza Inteligência Artificial para digitar em tempo real a fala e som para o texto na tela.

Disponível desde fevereiro, mas em beta na ocasião, a ferramenta usa tecnologia de aprendizado de máquina e reconhecimento de fala para realizar suas funções. Além disso, pode ser encontrado em mais de 70 idiomas e dialetos, inclusive no português brasileiro.

O Live Transcribe possui suporte bilíngue, com troca rápida entre dois idiomas, e consegue copiar e salvar transcrições, as quais ficam armazenadas no espaço interno do aparelho por até três dias. O recurso acaba por atender também para uso profissional, mesmo quem não tem deficiência auditiva, como jornalistas durante entrevistas ou estudantes que desejam anotar tópicos nas salas de aula.

O aplicativo está disponível para ser baixado diretamente na loja oficial do Android, a Play Store. O link para download está disponível no card abaixo do texto.

Pesquisa inédita

O Google Brasil também divulgou, durante o evento, uma pesquisa inédita sobre seu sistema operacional no país. No ano em que completa uma década presente no mercado nacional, o Android acabou por ter seus três principais atributos determinados no levantamento: facilidade de uso, popularidade da marca e aspecto democrático – devido aos vários modelos para atender diferentes necessidades e preços.

Em um estudo online, feito com 2.480 pessoas de todas as regiões do Brasil, com mais de 18 anos, o SO do Google esteve presente no primeiro smartphone de 85% dos entrevistados; e no primeiro acesso à internet por um celular de 71% dos respondentes. A pesquisa analisou ainda como os brasileiros interagem com seus dispositivos, além de serviços de mensagens, redes sociais e música. Confira os resultados:

  • 83%: pesquisas na internet;
  • 77% realizar serviços bancários;
  • 70%: ler notícias;
  • 65%: usar apps de mobilidade (Google Maps, Moovit e Waze);
  • 51%: educação;
  • 44%: acesso a serviços públicos (FGTS, INSS, carteira de trabalho e CNH Digital).
Imagem: Rafael Barbosa/TudoCelular.com

Para completar, o levantamento mediu o receio dos usuários com o tempo dedicado aos aparelhos – seis em cada dez donos de Android se preocupam com o bem-estar digital, e cinco em cada dez já fizeram alguma ação para controlar o tempo gasto – e a exigência na hora de escolher um novo smartphone – armazenamento (52%), bateria (47%) e velocidade (38%) lideraram as preferências.

Você considera o Android um sistema operacional acessível e fácil de se usar? Participe conosco!

Transcrição Instantânea

Desenvolvedor: Research at Google

Grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


0

Comentários

Google usa IA em app para pessoas surdas; brasileiros consideram Android fácil e acessível

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas