LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Estudantes brasileiros avançam para nova fase de desafios da NASA

18 de junho de 2020 2

A agência espacial NASA criou uma série de desafios de programação – ou uma hackathon, que seria uma maratona de programação que reúne hackers e desenvolvedores do mundo todo – chamada “Nasa Space Apps Challenge”.

Nessa série, que possui várias etapas com desafios exclusivos, dois estudantes brasileiros da Universidade Santa Cecília, em Santos, avançaram até vencer o desafio 6 e agora estarão presentes na fase global do torneio.

Para vencer essa etapa, Igor Zaarour Alves, de 22 anos, estudante de engenharia mecânica e Thiago Pongelupe Ribeiro, de 21, estudante de engenharia química, tiveram que analisar o impacto do novo coronavírus no mundo – com dados extraídos pela agência espacial entre os dias 30 e 31 de maio – por 48 horas para entregar uma solução no combate ao vírus.

Para isso, eles tiveram que usar como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU), uma série com 17 ações para transformar o mundo.

A solução criada pelos brasileiros foi um aplicativo similar ao Google Maps, que separa as regiões de acordo com o risco de contaminação e separa as zonas seguras, classificando cada área por cores. Regiões com mais riscos, como hospitais ou cemitérios, por exemplo, onde o grau de exposição é maior, são indicadas na cor vermelha.

Além do mapa, eles desenvolveram também um jogo para dispositivos móveis voltado para o público jovem, que tem como objetivo cumprir as metas relacionadas às ODSs. Isso inclui se exercitar em casa, o que equivale à saúde e bem estar. Cumprindo esses objetivos, os jogadores são pontuados e podem ganhar prêmios de incentivo à conscientização.

A fase global do torneio acontecerá em agosto e para saber mais detalhes sobre o torneio, acesse o site da competição neste link.

Lembramos que a Apple possui um aplicativo de triagem da COVID-19 que também fornece dicas de prevenção, além de oferecer um direcionamento apropriado em casos de suspeitas de contaminação.


2

Comentários

Estudantes brasileiros avançam para nova fase de desafios da NASA
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista