
09 Dezembro 2020
Na tarde desta quinta-feira (15), o Google realizou o evento global Search On, para anunciar inovações em Inteligência Artificial para a Busca. Entre os destaques, estão recursos para exibir resultados mais relevantes, marcadores para identificar momentos importantes em vídeos e mais ferramentas a jornalistas.
“Nos últimos 22 anos fizemos avanços gigantescos e essas inovações fizeram com que Busca do Google funcionasse cada vez melhor para as pessoas. Agora, com o progresso da inteligência artificial (IA), estamos dando saltos maiores do que os vistos na última década.”
Prabhakar Raghavan
Vice-presidente Sênior de Busca & Assistente, Geo, Ads, Commerce, Payments & NBU do Google
O TudoCelular acompanhou toda a conferência e conta a você um resumo das principais novidades a seguir:
O Google ampliou os investimentos no seu sistema BERT, a fim de ajudar a mostrar resultados mais relevantes na Busca. Agora, ele será utilizado em todas as pesquisas realizadas no idioma inglês.
Outros saltos de IA para tornar as buscas mais úteis são o novo altoritmo de grafia, com rede neural profunda para identificar e decifrar erros de digitação; melhor classificação da relevância das páginas, para indexar não apenas páginas como também trechos individuais dentro delas; e subtemas, para a exibição de conteúdos mais diversos quando a pessoa procura algo mais amplo ou genérico.
A gigante de Mountain View também utilizará Inteligência Artificial para entender a semântica de um vídeo de forma mais aprofundada. Assim, será possível identificar automaticamente os principais momentos, para marcar trechos importantes das gravações.
Assim, será possível navegar pelo vídeo como se passasse pelos capítulos de um livro e encontrar alguma cena específica do seu desejo. A tecnologia já está em testes e deverá ser integrada a 10% das buscas no Google, até o final de 2020.
Banco de dados criado no ano de 2018 em parceria com organizações internacionais, o Data Commons Project deverá tornar os dados levantados mais acessíveis e úteis na Busca.
Em outras palavras, quando for alguma pergunta do tipo “quantas pessoas estão empregadas na cidade de Chicago”, o Google irá mapear a pesquisa por processamento de linguagem neural e expor as informações em um formato visual mais fácil de entender.
O Google ainda irá integrar mais recursos ao Lens e à Realidade Aumentada da Busca. A intenção é ajudar as pessoas a aprender, fazer compras e descobrir o mundo de um jeito diferente.
Um dos exemplos é usar o Lens para ter auxílio na área educacional, com imagens na tela para resolver problemas de matemática, química, biologia e física.
A Busca também será capaz de descobrir o nome ou a letra daquela música que não sai da cabeça. Para isso, será necessário abrir o app do Google, clicar no microfone e dizer “que música é essa?”. Após isso, basta cantarolar a melodia por algo entre 10 e 15 segundos.
A ferramenta ficará disponível para dispositivos Android e iOS, com acesso também pelo Google Assistente. O resultado ainda trará informações sobre a letra e o artista, além de outras versões da mesma canção.
A gigante de buscas anunciou o Pinpoint, um espaço dentro do Journalist Studio com o objetivo de auxiliar os profissionais de imprensa a trabalhar com mais eficiência, segurança e criatividade.
A área permite aos jornalistas a pesquisa rápida de centenas de milhares de documentos, ao detectar e organizar automaticamente as pessoas, empresas e locais mencionados com mais frequência. Nesta semana, começarão as inscrições.
Para completar, o Google Maps também recebeu melhorias com base em Inteligência Artificial. Uma delas consiste em atualizações em tempo real sobre a ocupação de locais, para saber se determinado lugar está ou não cheio naquele momento. E, assim, garantir o distanciamento social.
Outra novidade está em mais um recurso para o Live View. Além de mostrar, por realidade aumentada, qual é o caminho que o pedestre deve seguir até chegar a algum destino, ele passará a mostrar informações essenciais sobre uma loja ou restaurante antes de entrar no estabelecimento, apenas ao apontar a câmera para o local.
Por fim, será possível saber se um restaurante atende apenas mediante reservas ou se está aferindo a temperatura dos clientes que entram, entre outras informações relacionadas à pandemia do novo coronavírus.
E aí, você gostou das novidades do Google para a sua Busca? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários