LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Snapdragon Summit 2020: Qualcomm exibe poder do Snapdragon 888 5G em demonstrações

02 de dezembro de 2020 2

Durante o Snapdragon Tech Summit Digital 2020 – com cobertura do TudoCelular –, a Qualcomm revelou algumas demonstrações que exibem o poder da sua nova plataforma móvel Snapdragon 888 5G.

Ao longo da semana, a empresa já havia apresentado o chipset e, por último, chegou a detalhar as suas especificações. Agora, o foco da Qualcomm foi mostrar algumas aplicações práticas do componente. Confira:

Inteligência Artificial

Sensor para carros


A primeira categoria é de Inteligência Artificial. Uma das aplicações demonstradas pela desenvolvedora de semicondutores nesta quarta-feira (2) foi o uso em sensores sempre ligados (Always-on) de baixo consumo para carros. Desta maneira, é possível rastrear o veículo em estacionamentos, a fim de localizá-lo facilmente.

As câmeras no automóvel conseguem detectar o piso onde o carro está, quais são os momentos quando está em movimento ou para, e quando o motorista abre ou fecha a porta, por exemplo.

Supressão de ruídos do ambiente


Outra novidade é a supressão de ruídos do ambiente com IA. Os recursos integrados ao chipset conseguem identificar e separar os barulhos durante uma ligação e deixar apenas o da voz do usuário, para que a pessoa do outro lado da linha consiga ouvir melhor o que o contato diz.

Entre os exemplos de sons que podem ser “cancelados”, estão latidos de cachorro, choro de criança e motor de avião passando no momento.

Upscaling de vídeo

A Inteligência Artificial integrada ao Snapdragon 888 5G ainda permite realizar melhorias em upscaling de vídeo. Em outras palavras, é possível abrir uma gravação em 720p em uma tela Full HD ou até 4K sem perdas de qualidade.

A ferramenta de IA pode entender o cenário e completar os pixels da maneira correta, sem que haja distorção.

5G e localização

Localização em calçadas


A alta capacidade da rede teria um outro recurso, para quem costuma se perder enquanto vai a algum lugar. O Snapdragon 888 5G fornece navegação urbana a pedestres, com precisão para andar apenas nas calçadas.

O mapeamento de onde o indivíduo pode andar seria feito por imagens de satélite em alta velocidade. Com as informações, o usuário teria as informações de quanto mais precisa andar com a melhor rota.

5G Carrier Aggregation (CA)


A agregação de portadora com o 5G no Snapdragon 888 5G possibilita combinar diferentes faixas de frequência – até mesmo bandas médias com altas –, para fornecer maior velocidade ao dono do smartphone.

Em testes da Qualcomm, a união de 20 MHz FDD com 100 MHz TDD gerou uma velocidade de quase 1,3 Gbps. Já ao unir dois pedaços de 100 MHz TDD, o experimento superou os 2,5 Gbps.

5G Multi-SIM


Com a característica de 5G Multi-SIM, a nova plataforma móvel é capaz de suportar a presença de dois chips de operadoras conectados ao mesmo tempo na rede móvel de quinta geração.

Na demonstração da companhia, foi possível ver que, enquanto você estiver vendo um vídeo na rede do SIM1 e tocar o telefone do SIM2, a conexão é alternada entre os chips de forma instantânea, sem que você tenha uma queda no sinal de alguma das tarefas.

5G controle de carros


A Qualcomm ainda mostrou a possibilidade de dirigir um carro de maneira remota, com o celular como o controle. A experiência demonstrada colocou dois pilotos profissionais para controlar carros menores de longe.

Isso foi possível por meio do 5G em ondas milimétricas (mmWave), devido à ultrabaixa latência a qual esse espectro fornece. Assim, o tempo de resposta dos comandos acaba por ser praticamente em tempo real.

Wi-Fi & Bluetooth

Streaming de alta qualidade


A Qualcomm ressaltou a alta velocidade possibilitada pelo 5G, que pode chegar a mais de 2 Gbps. Na prática, isso permitiria o consumo de conteúdos via streaming com alta qualidade de imagem.

Tanto em vídeo como em comandos à distância, a rede móvel de quinta geração daria a visualização em tempo real e comandos com baixa latência em transmissões de dados.

Compartilhamento de conteúdo com Wi-Fi 6


Ainda no âmbito de conectividade, a Qualcomm destacou o suporte ao Wi-Fi 6 e ao Bluetooth de última geração. No caso do primeiro, uma das principais aplicações mostradas foi no compartilhamento de conteúdo, com uma velocidade mais rápida que concorrentes, todos com suporte à sexta geração de rede wireless.

A velocidade seria possível pelo componente Qualcomm FastConnect 6900, o qual – unido com as capacidades do Wi-Fi 6 – chega a velocidade três vezes maior que a geração anterior.

Áudio sem fio com latência baixa


Em um experimento de latência de áudio, para ver o quanto faz a diferença o Qualcomm aptX Adaptive Audio, o modelo de referência da empresa atingiu 3 ms de duração de buffer com 144 frames em 48.000 Hz.

Em outras palavras, ao usar um fone Bluetooth, o resultado na resposta do áudio fica muito pequeno, o que não deverá ser sentido em comparação com uma conexão com fio, por exemplo.

Wi-Fi 6 com performance Multi-Gigabit


Por último nesta seção, um teste de velocidade da tecnologia Wi-Fi 6 apresentou resultados semelhantes aos encontrados no 5G com agregação de portadora.

O experimento realizado com o Snapdragon 888 5G atingiu uma velocidade que ultrapassou a marca de 2,5 Gbps.

Áudio

Áudio sem fio premium


Na categoria de áudio, a Qualcomm ressaltou os recursos do aptX, para dar uma experiência sem fio semelhante a se estivesse conectado por cabo, além de uma série de recursos adicionais.

Entre as possibilidades, estão ouvir música enquanto caminha, som robusto sem quedas ou falhas, compatibilidade com assistentes de voz inteligentes, cancelamento de ruído mais natural e áudio de alta resolução.

Áudio sem fio premium em jogos


As melhorias de áudio aplicadas aos jogos incluem também levar uma experiência com fio a um fone de ouvido Bluetooth.

Isso significa que o gamer conseguirá ouvir os sons dos títulos sem perda de qualidade e em tempo real, além de não apresentar qualquer tipo de problema na conexão.

Qualidade em chamadas de voz


Para completar as funções de áudio, um dos destaques foi o Qualcomm aptX Voice. Ele entrega uma qualidade de áudio de até 32 kHz, com uma redução significativa de requisitos de processamento e memória.

Na prática, como foi mostrado na demonstração, o resultado é um som mais claro e inteligível no geral em chamadas de voz, com diminuição da fadiga auditiva do ouvinte.

Câmera

HDR melhorado em capturas


Nos assuntos de câmera, o Qualcomm Spectra ISP tomou a vez de mostrar as suas funcionalidades. Uma das principais é a possibilidade de gravar vídeos em 4K HDR com captura computacional do alto alcance dinâmico.

Para chegar a esse resultado, o celular combina três capturas com exposições distintas e depois combina todas, a fim de gerar um resultado aprimorado e com mais detalhes retratados nos cenários.

Pouca luz

Outra novidade é o aprimoramento em fotos tiradas com baixa iluminação. A Qualcomm afirma ter adicionado uma nova arquitetura para baixa luz, que permitiria fotos claras mesmo em uma escuridão praticamente completa.

Câmera lenta


Por fim neste segmento, a companhia demonstrou as possibilidades de câmera lenta. O Snapdragon 888 5G é apto a registrar as imagens em 4K a 120 fps e as reproduzir com uma grande suavidade em uma tela de 120 Hz.

Com o Burst-capture, um dispositivo equipado com o novo chipset da Qualcomm ainda permite tirar 120 fotos em um segundo, todas com alta resolução.

Gaming

Por último, a Qualcomm apresentou as principais novidades para gaming. O Snapdragon 888 5G possibilita imagens ultra fluidas, HDR com riqueza de cores e o conceito de mobile firsts, que prioriza recursos para jogos criados com o foco em dispositivos móveis.

A empresa ainda completou com a demonstração do recurso anti-howling, o qual usa a tecnologia de áudio Qualcomm Aqstic para impedir que você escute a própria voz, quando está jogando em grupo.

E aí, qual é a sua avaliação sobre as demonstrações de recursos presentes no Snapdragon 888 5G? Comente conosco!


2

Comentários

Snapdragon Summit 2020: Qualcomm exibe poder do Snapdragon 888 5G em demonstrações

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas