LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft Build 2021: confira todas as novidades anunciadas para o Windows, Office, Azure e mais

25 de maio de 2021 4

Conforme esperado, o primeiro dia da Microsoft Build foi realizado hoje em uma transmissão ao vivo, onde vimos muitas novidades tanto no Windows, quanto para o Office, Azure e muito mais. Confira agora os principais destaques apresentados hoje.

A apresentação foi iniciada com uma fala de Satya Nadella, CEO da Microsoft, que apresentou como a nuvem e os produtos da Microsoft podem revolucionar e ser essenciais no mundo moderno para o desenvolvimento de negócios.

Microsoft Office e Teams

Começando pelos serviços mais básicos, agora o Microsoft Search, que move o Bing, também estará disponível para todos via Conectores Microsoft Graph, que chegarão em breve para a pesquisa do Windows 10 e do Teams, fornecendo resultados mais relevantes e com mais informações.

Já o Teams terá mais integração com os chamados aplicativos colaborativos, que integram novas APIs e ferramentas poderosas para facilitar o compartilhamento de informações ao trabalhar em equipe. Dessa forma, teremos também suporte a novas extensões de mensagens, envio fácil de bots feitos com o Power Virtual Agents, um novo portal para desenvolvedores e assinaturas de aplicativos de terceiros.

Finalizando sobre o Teams também encontraremos o Fluid Framework, que será responsável por grande parte dessas integrações em tempo real como no GIF acima, funcionando de maneira muito mais simples e fácil a partir de qualquer dispositivo, seja ele um celular ou um computador.

Azure e Inteligência Artificial

Falando do Azure, agora os Serviços de Aplicação dele já estão disponíveis no Kubernetes e no Azure Arc, com o Azure Kubernetes Service também já disponível via Azure Stack HCI para todos. Também vimos novos recursos no Azure Cosmos DB, mais categorias no Azure Applied AI Services, além do lançamento do PyTorch Enterprise.

A ferramenta de tradução de linguagem natural para código foi um dos destaques. Baseada em GPT-3, ela consegue ajudar usuários no Power FX, que é uma linguagem simples e derivada do Excel. O código dela já está pronto e ela apresenta um grande potencial para acelerar o desenvolvimento e a formação de programadores no futuro.


Falando no futuro, a Microsoft e o GitHub lançaram oficialmente a Green Software Foundation, que tem como objetivo reduzir as emissões geradas pela indústria da programação com apoio da Linux Foundation e mais organizações sem fins lucrativos do setor.

O objetivo é reduzir as emissões em todo o setor de Tecnologia da Informação e Comunicações em 45% até 2030. Para isso, padrões de "software verde" serão estabelecidos em breve por meio de parcerias com estas ONGs.

Novidades para Windows

Agora chegamos no serviço mais famoso da Microsoft: o Windows. Começando pelo Terminal, agora ele chega na versão 1.9 Preview, que agora recebe um novo visual com alguns polimentos e o modo Quake, que o aciona a partir de qualquer lugar no sistema com apenas uma combinação de duas teclas.

Além disso, agora o Terminal Preview pode ser definido como o padrão do sistema, facilitando assim seu uso.

Modo Quake no Terminal 1.9 Preview. Imagem: Microsoft.

Indo para o subsistema Linux, agora será possível executar aplicativos com interface gráfica, o que deve colaborar muito no desenvolvimento.

O Project Reunion, que foi anunciado em maio de 2020, agora chegou a versão 0.8 Preview com suporte a arquitetura ARM64.

Já o Visual Studio 2019 16.10 foi lançado para todos e o Visual Studio 2022 como a primeira versão em 64 bits com melhorias de desempenho suportando mais de 4 GB de memória, além de uma interface renovada. Completando o conjunto de ferramentas temos o .NET 6 Preview 4, que também já está disponível.

Finalizando, o Snapdragon Developer Kit foi anunciado também. Ele estará disponível em breve e será vendido para desenvolvedores como uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento de aplicativos no Windows ARM. O kit será baseado no Qualcomm Snapdragon 7c. Segundo a Microsoft, os preços serão baixos, mas ela não mencionou nenhum valor por enquanto.

Atualização Sun Valley do Windows

Satya Nadella ainda fez algumas menções à atualização Sun Valley do Windows durante a Microsoft Build 2021. Segundo o CEO, a atualização será uma das mais ambiciosas já lançadas pela Microsoft nos últimos 10 anos.

Confira a fala de Nadella que foi gravada e postada pelo usuário WalkingCat no Twitter:

Infelizmente ele não citou especificamente o que devemos ver com a atualização Sun Valley, mas vazamentos já indicaram que a nova versão pode incorporar até mesmo recursos do Windows 10X, que pode ter sido adiado indefinidamente.

É interessante notar que o CEO não menciona Windows 10, mas apenas "Windows", será que teremos outra mudança de nome ou mais uma versão alternativa do sistema lançada ainda em 2021? Rumores já indicam que um evento somente para o sistema pode ocorrer nas próximas semanas.

Caso você queira continuar acompanhando as novidades, basta acessar o vídeo abaixo e conferir a Microsoft Build 2021 em tempo real, pois ele continuará ocorrendo até 27 de maio, quinta-feira.


4

Comentários

Microsoft Build 2021: confira todas as novidades anunciadas para o Windows, Office, Azure e mais
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista