
Tech 09 Set
Em nova edição do evento Search On, realizada na tarde desta quarta-feira (29), o Google apresentou novidades para a Busca, o Shopping e o Maps. Os recursos anunciados exploram Inteligência Artificial para expandir o serviço.
A estratégia integra o conceito mostrado com o nome de Modelo Unificado Multitarefas – ou apenas “MUM”, na sigla em inglês. O TudoCelular acompanhou a conferência e explica os detalhes a seguir.
A fim de viabilizar a pesquisa multimodal, o Google divulgou mais detalhes sobre o que será possível com o Modelo Unificado Multitarefas (MUM) nos próximos meses. Um dos recursos inclui tocar no ícone do Lens quando estiver olhando para uma foto de uma camisa e pedir ao Google para encontrar o mesmo padrão, mas em outra peça de roupa.
Além disso, perguntas mais complexas serão possíveis, como tirar uma foto de uma bicicleta quebrada e pedir orientação para corrigi-las, para encontrar o momento exato de um vídeo que possa ensinar como consertar.
A página de pesquisa passará por mudanças no seu design, para torná-la mais natural e intuitiva. Haverá uma seção “Coisas para saber”, para facilitar a exploração e compreensão de novos tópicos. Ao pesquisar por um assunto, o Google vai entender como as pessoas costumam explorá-lo e mostrará os aspectos que as pessoas olhariam primeiro. O recurso será lançado nos próximos meses. Já no futuro, o MUM levará insights mais profundos e conectará você a conteúdos adicionais na web.
Além disso, a gigante de Mountain View facilitará um zoom dentro e fora de um tópico com recursos, como aulas de algum tema ou métodos aplicados por algum especialista. Esta ferramenta também chegará ao público nos próximos meses.
Este modelo de IA ainda permitirá que um recurso já existente, como o de mostrar momentos-chave em vídeos, amplie para mostrar tópicos relacionados que não são mencionados de maneira explícita no vídeo.
Nas próximas semanas, os painéis sobre as páginas de pesquisas vão ser expandidas, para mostrar novos insights. Ao tocar nos três pontos em qualquer resultado, aparecerão informações para aprender mais sobre aquele site.
Entre os detalhes adicionados, estão descrição de origem na Wikipédia e o que o site diz sobre si mesmo; dará para encontrar o que outros na web disseram a respeito da página; além da seção “Sobre o tema”, com cobertura de notícias sobre o mesmo tópico de outras fontes.
Uma das novidades é o uso do Lens para reconhecer objetos na tela pelo aplicativo móvel do Google e, com um clique, conferir ofertas dele. Essa detecção ocorre em 200 milissegundos e não precisa sair do app para encontrar os preços dos produtos. A novidade chegará em breve ao iOS e também ficará disponível para o Chrome no desktop.
Outro anúncio se trata da inclusão de janelas de loja direto na Busca. Isso facilitaria a pesquisa por roupas, sapatos e acessórios para celular apenas pelos resultados da pesquisa. Ao procurar por um tipo de vestimenta, a Busca exibirá um feed visual em várias cores e estilos, junto com outras informações, como lojas locais, guias e vídeos. A experiência é alimentada pelo Gráfico de Compras do Google.
Para completar, há uma inclusão do estoque da loja diretamente na Busca. Ao pesquisar produtos como “capacete de bicicleta infantil”, dá para selecionar o filtro “em estoque” para ver apenas as lojas nas proximidades que possuem o produto nas prateleiras.
O Google Maps passou a reunir informações de incêndios do Google para lançar uma nova camada no app de mapas, com detalhes atualizados sobre várias queimadas ao mesmo tempo. Assim, é possível tomar decisões rápidas durante momentos de emergência.
Para saber mais detalhes sobre o ocorrido, basta tocar em um sinal de incêndio para ver links disponíveis com páginas de governos locais, números de telefone para ajuda e orientações de evacuação. O Maps adicionará a novidade a partir desta semana a nível global para Android, com a chegada para iOS e desktop em outubro.
Com o recurso Tree Canopy Insights, o Google expandiu a mais 100 novas cidades ao redor do mundo, além das 15 dos EUA, com imagens aéreas e recursos de IA para identificar lugares que correm maior risco de ter aumento rápido de temperatura.
Esses locais trariam impacto nas comunidades de baixa renda e gerariam uma série de preocupações com a saúde pública, que vai desde má qualidade do ar até desidratação. Os dados permitiriam aos governos locais insights sobre onde plantar árvores para aumentar a sombra, reduzir o calor e mitigar os efeitos adversos.
O Google ainda criou um novo aplicativo gratuito, o Address Maker (ou “Criador de Endereço”) o qual utiliza o sistema de código aberto Plus Codes para criar endereços exclusivos e funcionais para os bilhões de pessoas que não possuem um.
Esse app para Android reduz de anos para apenas algumas semanas o processo, a fim de ajudar comunidades a entrar no mapa de maneira rápida, ao mesmo tempo em que reduz os custos. Gâmbia, Quênia, Índia, África do Sul e EUA já contam com a ferramenta, que chegará a mais locais no futuro.
E aí, você gostou das novidades oficializadas pelo Google para seus serviços destinados aos usuários? Compartilhe conosco a sua opinião!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários