LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm apresenta Snapdragon 8cx Gen 3 e 7c+ Gen 3 para PCs 5G, e G3x Gen 1 para games

01 de dezembro de 2021 20

Durante o Snapdragon Tech Summit 2021, realizado no Havaí, a Qualcomm apresentou os seus novos chips para os chamados computadores sempre ligado e conectados (Always On, Always Connected PCs). Ao todo, são duas novidades para o portfólio: o Snapdragon 8cx Gen 3 e o Snapdragon 7c+ Gen 3.

De acordo com a desenvolvedora de semicondutores, as novas plataformas computacionais foram desenhadas para entregar performance e experiência excepcional aos usuários, em laptops ultrafinos e sem ventilação.

“Snapdragon 8cx Gen 3 se baseia na tecnologia que transformou a indústria de PCs, entregando experiências premium com desempenho inovador por Watt, câmera imersiva e áudio com aceleração aprimorada com IA, conectividade 5G rápida e segurança no formato chip-para-nuvem em sistemas finos e sem cooler. Com o Snapdragon 7c+ Gen 3, nós estamos elevando a barra no segmento de entrada, estendendo a computação móvel 5G entre os ecossistemas. Seja para os consumidores, negócios, ou educação, plataformas de computação Snapdragon oferecem os recursos e experiências que os clientes do nosso ecossistema e usuários finais precisam.”


Miguel Nunes

Vice-presidente de gestão de produtos da Qualcomm

Já para o público gamer, há o novo Snapdragon G3x Gen 1, a qual chega com uma proposta de equipar dispositivos dedicados a jogos, com todos os recursos do Snapdragon Elite Gaming. Confira os detalhes de cada um a seguir:

Snapdragon 8cx Gen 3

Considerada a primeira plataforma para PCs com Windows feita em uma litografia de 5 nm, o Snapdragon 8cx Gen 3 conta com melhorias em seu processador Kryo, enquanto mantém um consumo de energia semelhante à geração passada. Com novos núcleos principais, a CPU entrega até 85% mais performance geral e até 60% maior performance por Watt, na comparação com plataformas x86 do momento.

Já a GPU Adreno promete aprimoramento de desempenho de até 60% em relação ao antecessor, durante atividades intensivas de navegação na web, edição de foto e vídeo, e videoconferência. A plataforma ainda suportará execução de jogos em Full HD até 120 fps, com otimização para jogar em até 50% a mais de tempo que concorrentes do mercado.

Este chipset virá com suporte aos modens Snapdragon X55, X62 ou X65 5G, para velocidades de até 10 Gbps na rede móvel de quinta geração – o 4G LTE também é compatível aqui –, além de vir com o FastConnect 6900, que entrega as velocidades disponíveis pelas tecnologias Wi-Fi 6 e 6E.

Para melhorar as conferências com Microsoft Teams ou Zoom, por exemplo, há o Spectra ISP para melhorar a inicialização de câmera – 15% mais rápida que a geração anterior – e fornecer recursos como foco, balanço de branco e exposição automáticos. Haverá melhorias no áudio para melhor redução de ruídos, mais clareza e qualidade, além de suporte até quatro câmeras, com 4K HDR.

Com o 8cx Gen 3, será possível ter aceleração de Inteligência Artificial em mais de 29 TOPS, com adoção do recurso para novos casos e uma segurança mais avançada. Para a proteção, ainda há o suporte a Windows Hello e um processador dedicado à visão computacional.

Snapdragon 7c+ Gen 3

O Snapdragon 7c+ Gen 3 será o chip da Qualcomm dedicado a PCs de entrada, tanto no ecossistema Windows como em Chromebooks. Ele tem litografia de 6 nm, uma CPU até 60% mais rápida e uma GPU até 70% mais veloz.

Este componente introduz a conectividade 5G em plataformas do segmento mais básico, por meio do modem integrado Snapdragon X53 5G – compatível com frequências sub-6 GHz e mmWave, fora o Wi-Fi 6 e 6E pelo FastConnect 6700..

Em Inteligência Artificial, temos aqui o Qualcomm AI Engine com aceleração da experiência por meio de 6,5 TOPS de performance – considerado um número grande para as máquinas mais modestas.

Snapdragon G3x Gen 1

Com todo o arsenal de tecnologias do Snapdragon Elite Gaming, o Snapdragon G3x Gen 1 chega para estrear a linha em aparelhos dedicados a jogos. Entre as principais características, estão a possibilidade de rodar todos os jogos Android, bibliotecas de serviços em nuvem, transmissão de consoles e PCs, além de aproveitar os apps Android.

A GPU Adreno presente no componente irá executar os games até 144 fps, com HDR de 10-bit para reproduzir mais de um bilhão de cores. Aqui você também encontrará a otimização de som por meio do Snapdragon Sound, para ajudar a entregar qualidade com latência baixa.

Imagens: Wesley Moraes / TudoCelular.com

Por falar em latência, outro fator que ajudará a diminuí-la será a conectividade. O G3x Gen 1 virá equipado com o FastConnect 6900, para suportar Wi-Fi 6 e 6E, além de ter compatibilidade com 5G tanto em frequências sub-6 GHz como nas ondas milimétricas.

Isso significa que os aparelhos com o chip tendem a não fornecer lag e a transmitir a maioria dos títulos mais pesados de serviços como Xbox Cloud Streaming e Steam Remote Play. Ainda será possível usar o dispositivo como um controle para uma televisão 4K, ou ainda conectar uma visualização em realidade mista pela porta USB-C.

Disponibilidade

A Qualcomm informou que os PCs alimentados pelas plataformas Snapdragon 8cx Gen 3 e 7c+ Gen 3 são esperados para lançamento no primeiro semestre de 2022. Já o Snapdragon G3x Gen 1 terá um kit de desenvolvimento disponibilizado pela Razer a partir desta quarta-feira (1º).

O TudoCelular está presente diretamente do Havaí, a convite da Qualcomm, para cobrir o Snapdragon Tech Summit 2021.

E aí, você curtiu as novidades da empresa para o mercado gaming e o de PCs sempre ligados e conectados? Compartilhe conosco a sua opinião!

Veja mais


20

Comentários

Qualcomm apresenta Snapdragon 8cx Gen 3 e 7c+ Gen 3 para PCs 5G, e G3x Gen 1 para games
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista