LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm anuncia Snapdragon 8 Gen 1, celulares confirmados com o chip e mais | Hands-on

02 de dezembro de 2021 17

A Qualcomm realizou o seu tradicional evento anual nesta semana. Após um ano apenas no formato virtual, o Snapdragon Tech Summit voltou a ser sediado no Havaí, para apresentar as novidades da empresa em segmentos que vão desde celulares tops de linha até PCs sempre conectados.

Quer saber os detalhes de todas as novidades? O TudoCelular acompanhou de perto e mostra tudo para você neste Hands-on.

Snapdragon G3x Gen 1 vai equipar dispositivos gamer

Antes de falar sobre as novidades principais, um dos anúncios da Qualcomm envolve o público gamer. A empresa anunciou o Snapdragon G3x Gen 1 como uma plataforma voltada a equipar dispositivos de jogos. Aqui você pode contar com todo o arsenal de tecnologias do Snapdragon Elite Gaming para melhorar a experiência.

Mas o que você poderá ter em aparelhos com este chip? Segundo a Qualcomm, haverá suporte a uma taxa de 144 fps e HDR em 10-bit, com uma reprodução de mais de um bilhão de cores em games.

Imagens: Wesley Moraes / TudoCelular.com

A conectividade terá poder para baixa latência e altas velocidades de download e upload, tanto pelo Wi-Fi 6 e 6E como na compatibilidade com 5G. Na prática, você terá uma conexão ultrarrápida e sem lags em serviços como o novo xCloud ou o Steam Remote Play.

Snapdragon 8cx Gen 3 e 7c+ Gen 3 lançados para PCs

Vamos agora para o segmento de PCs sempre ligados e conectados. A Qualcomm oficializou dois chips para laptops ultrafinos. O mais potente é o Snapdragon 8cx Gen 3, que virá com suporte a 4G e 5G, além da sexta geração de Wi-Fi.

Ele traz aprimoramentos em CPU, com mais performance geral e por Watt na comparação com concorrentes. Já a GPU promete desempenho bem superior ao antecessor, mesmo em atividades intensas. As máquinas com este componente também poderão executar jogos em Full HD até 120 fps, para dar grande fluidez aos gamers em um corpo compacto.

Imagem: Wesley Moraes / TudoCelular.com

Por outro lado, o Snapdragon 7c+ Gen 3 busca focar no segmento de entrada. Este chip irá equipar tanto PCs com Windows como Chromebooks. Aqui também terá a estreia da rede 5G em plataformas do segmento mais básico, fora o Wi-Fi 6 e o 6E, para internet sem fio rápida.

Qualcomm e Google Cloud anunciam colaboração

Um dos destaques do evento foi o anúncio da colaboração entre a Qualcomm e o Google Cloud. As empresas se juntaram para desenvolver uma nova arquitetura neural de pesquisa, também chamada de NAS. Ela será focada em ajudar as empresas na hora de otimizar seus modelos de Inteligência Artificial automaticamente. Em outras palavras, nada de melhorias manuais.

A arquitetura chegará a todo o portfólio da Qualcomm, mas ficará restrita neste primeiro momento para o Snapdragon 8 Gen 1, a nova plataforma móvel da companhia, que logo mais a gente detalha.

Com a solução criada em conjunto com o Google Cloud, a intenção é acelerar o desenvolvimento de uma rede neural para dispositivos móveis com componentes da Qualcomm. Outras áreas beneficiadas vão desde Internet das Coisas até aparelhos de realidade mista, PCs sempre conectados e plataformas automotivas.

O NAS também ficará integrado ao SDK de processamento neural da desenvolvedora de chips. Isso significa que os desenvolvedores terão acesso à novidade para explorar ainda mais os recursos de Inteligência Artificial que ela oferece.

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 é oficializado

O Snapdragon 8 Gen 1 foi apresentado como a nova plataforma móvel destinada a celulares tops de linha. Além da mudança de nome da família, houve uma série de melhorias para esta nova geração.

Uma das principais características está na conectividade. Agora, o modem 5G presente nele suporta até 10 Gigabit de velocidade. Sem contar o Wi-Fi 6 e 6E, que podem chegar a 3,6 Gigabit por segundo de download. Ou seja, pode esperar uma experiência bem lisa na hora de rodar seus jogos.

Imagens: Wesley Moraes / TudoCelular.com

Se você gosta de câmeras, os smartphones equipados com este chip terão suporte a gravações em 8K com HDR. Outra novidade está no recurso que permite aplicar uma espécie de modo retrato durante as filmagens. Quer mais? O Snapdragon 8 ainda vai suportar uma câmera sempre conectada com baixo consumo de energia, para você usar na hora de desbloquear a tela, por exemplo, sem ter grandes impactos na bateria.

Para quem curte jogar no celular, a plataforma tem mais de 50 funções do Snapdragon Elite Gaming. Elas vão desde melhorar a fluidez, até gerar uma capacidade de desktop nas jogatinas. Fora a GPU Adreno, que agora vem com melhorias tanto na capacidade de renderizar gráficos como na economia de energia.

Imagens: Wesley Moraes / TudoCelular.com

E como fica a parte sonora? Aqui, você terá uma combinação de tecnologias que ficarão responsáveis por gerar música e voz mais limpas. Uma delas será dedicada a fornecer áudio sem fio com qualidade de CD. Em outras palavras, vai ser possível ouvir seu som favorito sem perda de qualidade, mesmo com fones Bluetooth.

A Qualcomm promete entregar tudo isso priorizando manter a segurança do usuário no aparelho com o novo chipset. Para isso, a empresa inseriu um mecanismo focado em gerenciamento de confiança, principalmente quando o assunto é permissão para aplicativos e serviços.

Fabricantes confirmam uso do Snapdragon 8 Gen 1

Afinal, quando veremos o novo Snapdragon 8 Gen 1 em ação? Alguns celulares já foram confirmados como os primeiros que serão alimentados pela plataforma. A realme garantiu o GT 2 Pro como um dos primeiros a vir equipado com o chip da Qualcomm.

Apesar de não ter dado uma data para o lançamento, é certo que o desenvolvimento do celular começou há alguns meses e promete ser um top de linha que vai surpreender os usuários jovens de todo o mundo.

Outras fabricantes que estão certas para usar em breve o componente são a Xiaomi e a Motorola. A primeira divulgou um teaser para confirmar a presença do chipset na linha 12, enquanto a segunda já marcou a data para a estreia do Edge X30: será no próximo dia 9 de dezembro.

O que achou sobre o novo Snapdragon 8 Gen 1? Quais são as suas expectativas para os futuros celulares que serão alimentados pela plataforma? E qual é a sua avaliação sobre os demais chips lançados pela empresa? Diga para a gente no espaço abaixo.

*O TudoCelular está presente diretamente do Havaí, a convite da Qualcomm, para cobrir o Snapdragon Tech Summit 2021.


17

Comentários

Qualcomm anuncia Snapdragon 8 Gen 1, celulares confirmados com o chip e mais | Hands-on
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista