LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MWC 2022: MediaTek detalha novidades e fala sobre expectativas para o Brasil | TC Entrevista

04 de março de 2022 17

Semana de MWC 2022, e a MediaTek foi uma das várias empresas que anunciaram suas novidades durante a feira, realizada em Barcelona, na Espanha. O destaque ficou por conta das novas plataformas móveis Dimensity 8000 e Dimensity 8100.

Para saber mais sobre as novidades da empresa na feira e quais são as suas expectativas para o Brasil e a região latino-americana, o TudoCelular entrevistou o diretor de vendas e de desenvolvimento de negócios para a América Latina, Hugo Simg.

O executivo explicou as diferenças entre os modelos 8000 e 8100 e como eles se posicionam na família de chips, além de ter confirmado que em breve veremos dispositivos com o top de linha da marca, o Dimensity 9000.

Quanto ao momento de escassez de chips, Hugo ressaltou que a MediaTek tem se preparado bem para esse momento, principalmente com as fábricas de produção com menor litografia. Ele acrescentou que este ano tende a ser mais leve nessa dificuldade, porém o conflito entre Rússia e Ucrânia traz algumas incertezas quanto ao futuro.

Simg também reforçou os avanços de conectividade da companhia. Uma delas está no Wi-Fi 7, a próxima geração de internet sem fio. A MediaTek promete ser pioneira no assunto, com trabalho já em novas soluções.

Já no 5G, os destaques ficaram por conta das novas oportunidades que a rede de quinta geração trará ao Brasil e aos países vizinhos, bem como os caminhos para que seja possível popularizar a tecnologia na região. Confira a entrevista na íntegra a seguir:

MWC 2022

“O que pudemos ver nesta semana foi uma experiência diferente de outros anos. Depois de dois anos de pandemia, a volta foi um pouco difícil. As condições foram muito controladas, a viagem à Espanha também com muitas medidas de segurança, de ter vacina, ingresso. Isso impactou na concorrência de assistentes. Poderia dizer que, provavelmente, comparado com a MWC 2019, penso que teve um terço a menos de pessoas. Igualmente, dadas as circunstâncias de pandemia, as demonstrações foram, não diria menos interativas, e sim um pouco mais de ver do que de tocar ou de sentir. Apesar disso, alguns instantes eram quase obrigatório ter um pouco mais de contato.”


Hugo Simg

Diretor de vendas e de desenvolvimento de negócios da MediaTek para a América Latina

MediaTek na feira

“Na MediaTek, nós focamos em quatro áreas de negócios. Uma delas, entre as mais importantes, era focada em dispositivos móveis. Nesta semana, houve o anúncio de dois novos chipsets, que são os ‘irmãos’ Dimensity 8000, que são chips 5G para produtos flagships. Eles têm funções não somente no tema de alta velocidade de 5G sub-6 GHz, mas também na parte multimídia. Ela é importante porque tem um canal de comunicação muito mais rápido, pois isso nos permite ter também acesso a experiências diferentes. É como poder transmitir vídeo HDR em melhor qualidade, em tempo real, graças à multimídia e acompanhada da capacidade de processamento, tanto no dispositivo como no processador de imagem e de câmera. Então, precisa ter algo muito mais poderoso para poder fazer um rendering em tempo real de um vídeo, que pode ser 4K. O 5G também permite ter uma latência muito menor. Uma amostra disso é, por exemplo, os videogames. Eles demandam uma alta largura de banda, porque a quantidade de imagens é muito veloz e interativa. No caso do Dimensity 9000, tem a função de Ray Tracing. Ela é uma capacidade de tecnologia desenvolvida com outros parceiros da MediaTek, para poder ter uma imagem muito mais nítida em ambientes de vídeo que são bastante difíceis, como combinar totalmente escuros com luminosos, ou iluminados que são difíceis de mostrar mudanças em tempo real. E de igual forma, é poder ter uma super resolução de IA no dispositivo. Realmente, o que o usuário quer é ter o melhor vídeo, sem ser expert em vídeo. Quando falamos nisso, também é uma alta capacidade de processamento em tempo real, do vídeo que se está vendo, e detectar as cenas, se são boas ou más, não importa o período do dia, o que busca é fazer os ajustes da imagem da câmera, para que a cara das pessoas seja vista perfeitamente, mesmo que esteja contra a luz. E se estiver em um ambiente muito escuto, eliminar todo o ruído de fundo que é próprio da escuridão, além de ressaltar a imagem que quer registrar.”

CPEs

“Falando sobre 5G, também foram mostrados outros dispositivos que não são móveis. Como os CPEs, dispositivos conectados 5G, que vai dar serviço de conexão Wi-Fi 6, com velocidades próximas a 5 Gbps, além de poder abrigar uma grande quantidade de usuários conectados, com uma latência muito baixa e velocidade constante.”

Automotivo

“Também foram exibidos alguns módulos de telemetria para veículos. Eles são inseridos nos veículos e mandam informação até o centro de serviço ou, em caso de um acidente, de maneira automática, pode chamar um sistema de emergência, no qual pode falar onde foi o acidente para poder ser assistido.”

Indústria

“Outros casos de uso para estes módulos 5G são para se utilizar em processos industriais, que foram muito falados na feira. Em tempo real, pode-se monitorar processos como parte da digitalização industrial. Brasil é um dos pioneiros na América Latina. Visitaram algumas empresas mostrando muito interesse no tema também de utilizar os módulos para casos industriais e agropecuários.”

Filogic e Wi-Fi 7

“Outra das coisas muito importantes que mostramos é a família Filogic. Ela é toda a solução da MediaTek de Wi-Fi, na qual mostramos algumas soluções de CPE, tanto Wi-Fi 6 como Wi-Fi 6E. E nós fomos um pouco mais além. Já estamos trabalhando em solução de Wi-Fi 7. Somos pioneiros trabalhando com o padrão. Pudemos mostrar uma demonstração em tempo real. Utilizando o Wi-Fi 7, podemos chegar a velocidade próxima a 80 Gbps. Obviamente, somos pioneiros em Wi-Fi, desde o Wi-Fi 4, e estaremos prontos para prover soluções de Wi-Fi 7 assim que estiver liberado o padrão. Esperamos que isso ocorra em 2023.”

Chromebooks

“Por último e não menos importante, a MediaTek também é líder global no desenho de chipsets para Chromebooks. Tivemos uma pequena amostra de alguns dispositivos que já estão comercialmente no mercado.”

Dimensity 8000 e 8100 vs Dimensity 9000

“Quando falamos desses produtos, o modem praticamente é o mesmo. O que muda é um pouco da capacidade multimídia. Neste caso, vale recordar que dentro do chip está o processamento gráfico, uma placa para ter um display de maior qualidade, o vídeo, os fotogramas, os movimentos etc. E basicamente é uma das diferenças. Eles têm um pouco de multimídia reduzida, para poder realizar dispositivos de menor custo, mas também de muito boa qualidade. Quando estamos falando do Dimensity 9000, até agora é o nosso top de linha, estamos tratando de criar chipsets que possam complementá-lo para aparelhos mais acessíveis. Nem todo o mercado é flagship, então vamos a segmentos um pouco mais baixos. Mas são também de gama alta”

Dimensity 9000

“Até o dia de hoje, é o chipset mais poderoso que existe, inclusive com a nossa concorrente com uma arquitetura muito similar à nossa, também utilizando ARMv9 com núcleo x1. É muito parecido. Nós seguimos liderando com grande diferença neste segmento. Uma delas muito importante é a tecnologia de acesso à memória que implementamos, é mais rápida que a da concorrência. Essa é uma das grandes diferenças e tem uma grande importância com dispositivos de alto rendimento, porque a velocidade que funciona o CPU e o processamento depende que tão rápido também a memória possa ler e estar processamento de maneira simultânea. O telefone não tem apenas um processador. Há vários, e cada um realiza tarefas que estão acessando a todo tempo a memória. Quanto mais rápida for, a resposta obviamente vai ser muito mais veloz. Essa é uma das grandes diferenças. A segunda também é a memória interna com muito maior capacidade. É como quando um computador tem um desempenho quanto tem 8 GB dentro, e você amplia a 16 GB. O rendimento fica notado. Além disso, outra está na integração do chip. Não somente a arquitetura, mas também em como se integra o semicondutor acompanhado do firmware que é desenvolvido pela MediaTek.”

Quando estreará?

“Alguns clientes já estão prontos para lançar produtos com o chipset Dimensity 9000. Não posso te dar agora os nomes dos nossos clientes, porque como diz no jargão jornalístico, vou ‘dar spoiler’. Mas nos próximos meses, já estão preparando o lançamento dos dispositivos.”

Escassez de chips

“Todas as empresas que estão no segmento de semicondutores têm infelizmente o mesmo problema. Umas com maior intensidade, e outras com menor. No caso da MediaTek, consideramos que estamos em uma posição mais privilegiada, pela estratégia que foi tomada nos últimos dois anos. O que quero dizer? Uma das ações foi obviamente poder gerar uma maior capacidade de produção, para poder incrementar um pouco o volume. A segunda foi migrar desenhos de tecnologias anteriores que lamentavelmente existem mercados nos quais a maior capacidade de produção está nas novas tecnologias. As velhas estão paradas, e a única maneira de poder melhorar é colocar fábricas delas. Porém nesta indústria, ninguém investe em tecnologias antigas. Todo mundo investe em fábricas com tecnologias novas. Então, o que faz a MediaTek? Migrar chipsets a tecnologias mais recentes, de forma a poder por um lado, ter maior capacidade, mas também dar espaço que se deixa de fabricar as tecnologias para outras mais recentes. Assim estamos fazendo para chipsets 4G, que estamos migrando para 4 nm, que vamos ter pronto no mercado. Isso vai nos ajudar a ter uma melhor eficiência para entregar aos nossos clientes, porque estamos ampliando de alguma forma a capacidade existente que há.”

Melhoras em 2022

“No geral, este ano vemos mais aliviado o problema. Não vou mentir e dizer que está totalmente solucionado. Porém, está mais aliviado, e vamos ter uma melhor resposta à demanda dos nossos clientes. E isso nos põe em uma posição favorável na indústria.”

Desafios para a América Latina

“Há vários desafios. Creio que um deles seja a transição tecnológica. Vemos que na América Latina, foi iniciada a implementação do 5G. Acredito que seja mais rápida essa transição, ou neste caso a implantação das redes, para poder abastecer esse mercado. Sabemos que há uma maior capacidade de produtos para entregar em 5G do que em 4G. Em segundo, vejo um problema ligado à macroeconomia. Nesta etapa da pandemia, observamos isso. Parece que já estamos saindo da pandemia, mas no geral todas as economias tiveram um comportamento muito difícil. Vemos uma inflação alta, mesmo no Brasil. Isso obviamente impacta a economia do consumidor, e nós estamos muito conscientes disso. E por ser um fenômeno, nós vamos enfrentar. Não quero ser negativo, mas é uma realidade também agora com a guerra entre Rússia e Ucrânia. Não sabemos ainda os efeitos que poderão existir. Um dos aspectos que vemos de maneira imediata é o incremento do preço do barril [de petróleo], já está muito acima dos US$ 100. Esses fenômenos pressionam a inflação. E isto é o pior castigo econômico que se tem ao consumidor. Porque imediatamente todos os preços sobem.”

5G no Brasil: novas oportunidades

“Existem dois mercados muito importantes. Os smartphones, nos quais a MediaTek tem cerca de 20 diferentes chipsets, desde o segmento de entrada 5G até a gama premium. Há uma diversificação e grande variedade de produtos, para permitir que o consumidor tenha uma grande quantidade de opções para os produtos. Desde o mais acessível possível até o premium. Neste sentido, nós nos sentimos cômodos nas ofertas que temos, que podemos satisfazer um amplo intervalo de preços aos nossos clientes, com diferentes capacidades. Todos eles com tecnologias de última geração, oferecendo a melhor experiência de uso. Em oportunidades, vemos também outros tipos de serviços. 5G não é somente a parte móvel, mas também é muito importante nas oportunidades de novos negócios. Poder ter dispositivos conectados, que são ligados entre eles. 5G é mais que conectar pessoas, é conectar dispositivos eletrônicos. Serviços, por exemplo, de jogos na nuvem, que estão mais próximos aos usuários. No lugar de comprar o hardware para um console de jogo, pode assinar e ter exatamente a mesma experiência, com uma grande variedade. Nós vemos serviços na parte de shows, com a possibilidade de ter câmeras que estão transmitindo em tempo real, 360 graus, por meio de Inteligência Artificial e conectado aos dispositivos das pessoas, para se sentir imersa, como se estivesse dentro dele. Outra oportunidade que vemos é a vigilância por vídeo, onde se pode ter câmeras da mais alta resolução e transmitir vídeos, principalmente em segurança e transporte. Também a automatização de processos industriais, que se pode ter de maneira remota o controle. Na parte médica, nós também vemos a oportunidade de fazer telemedicina, com o uso de robôs conectados. O médico pode estar em outro país, a distância, e controle um robô com precisão e tomada de decisões rápidas. E vemos mais para usos pecuários, talvez um pouco mais industrializados. Há serviços também que podem oferecer 5G que se chamam ‘slicing’, como uma parte para entregar a qualidade de serviço que realmente o cliente precisa – velocidade ou latência –, em uma tarifa justa.”

5G é a “ponta do iceberg”

“5G se trata de serviços. Creio que o que nós estamos olhando é como a ponta do iceberg. Vem aí muitas outras coisas para o consumidor para dar maior comodidade, melhor qualidade, como a parte de multimídia e até olfativa. A rede 5G tem muitas alternativas que precisarão ter que pouco a pouco explorando com serviços que hoje não imaginamos e vão nos brindar com uma melhor qualidade de vida.”

Perfil brasileiro x latino-americano

“Brasil é um país muito interessante na América Latina. A única diferença que observo é que no Brasil há muito mais industrialização. Vejo um grande interesse das empresas em desenvolver de maneira local a indústria. E não vamos falar somente de mineração, mas também de indústria elétrica, agropecuária. O Brasil tem uma ampla oportunidade de negócios que em outros países não se desenvolvem. Ele é como a ponta de lança para que outros países adotem a experiência.”

Expectativas para 2022

“Se falarmos de smartphones, vamos ter uma oferta justa. Produtos 5G nos quais preço e qualidade vão ser os melhores do mercado. As melhores experiências multimídia. Algo que é muito importante. Creio que nos dias de hoje, todos utilizamos o celular muitas horas por dia. E a gente jovem cada vez mais utiliza para ver vídeos, aplicações como TikTok e Facebook. E a multimídia que os dispositivos da MediaTek oferecem tem uma qualidade excelente e com uma facilidade de uso da tecnologia, que podemos ter imagens melhoradas em tempo real. Não há necessidade de fazer um processo. O vídeo como grava pode ser subido à nuvem através do 5G. Vamos ter uma oferta muito rica em termos de variedade e a um preço bastante justo, com uma relação custo x benefício da melhor que existe no mercado. Na parte de CPEs de igual maneira, também temos uma excelente solução. E um melhor desempenho sobretudo porque MediaTek tem implementado para redes NSA tecnologias que permitem ter uma melhor cobertura que a concorrência. Ou seja, a experiência do usuário não será tão intermitente.”

Mensagem aos leitores

“A primeira mensagem que posso dar é o agradecimento a esta confiança posta na MediaTek ao longo desses anos. E vamos seguir inovando. A MediaTek vai seguir oferecendo uma grande quantidade de funções, principalmente multimídia, que ao final do dia, é o que percebem os nossos clientes. Muitas vezes, eles não se preocupam se é 4G ou 5G o celular. Mas sim se a câmera funciona bem, se o vídeo é bom, se responde rápido, se a experiência quando estiver jogando é muito boa em tempo real. É isso que os clientes veem. E nós temos que assegurar que a experiência seja boa e quando estiver transmitindo dados, seja a melhor velocidade possível que a rede permite naquele momento.”

Qual é a sua avaliação sobre o trabalho feito nos últimos tempos pela MediaTek e o que você espera para o futuro? Comente conosco!


17

Comentários

MWC 2022: MediaTek detalha novidades e fala sobre expectativas para o Brasil | TC Entrevista
  • Botou o snap pra mama

      • Se com 4G(sem ser o LTE-A) + GPS os celulares com MTK viram umas fritadeiras, imagina com 5G batendo 6 Gbps/s(quase 1 gigabyte/s) e Wi-Fi de 7 GHz

        A vizinha aqui comprou um A02 e só de abrir algo dentro do Instagram o celular quase pega fogo, sei que é antigo, mas esses MTK não mudam, já mexi(só pra testes, não pago mais de 1K nesse processador) em vários intermediários com Hélios P e G, esquentam com menos intensidade, mas o superaquecimento é visível, o mais recente foi um Moto G31 que o meu amigo comprou pro tio dele por R$ 1.999,00 no Magalu do shopping e basta ligar GPS + 4G que aparece até aviso de superaquecimento, fora a bateria que consegue ser pior do que a do Moto G8 Plus(eu com 1999 juntaria mais um pouco e iria de iPhone XR usado que a bateria dura o dia todo, com sistema leve e otimizado e processador que supera o Hélio G85 com folga)

        • Há quem pensa que mediatek fabrica apenas Soct de smartphone como a Qualcomm, que se limita ao máximo em um modem wifi Atheros para computador, por exemplo.
          Mediatek parte de um fone de ouvido, para circuitos complexos de máquinas industriais e aeroespaciais, tanto quanto automotivas

          • Samsung, Zte, Huawei, Sony, Apple pararam de vender na Rússia.

              • Também temos o desejo de fritar a concorrência aqui no Brazil , quelemos muito que as pessoas usem mediatek pala fazer flango, e que usem nossos plocessadoles para passar roupa ,fazer chapinha e sopa, assim enconomizando tempo e dinheiro .

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista