Software 16 Dez
A Microsoft e a Amazon estão marcando presença na Game Developers Conference (GDC) dessa semana e o propósito de ambas as empresas é bem claro: use nossos serviços em nuvem para construir seu jogo.
Ambas as empresas têm lutado para se tornar a líder dos negócios em nuvem, mas este ano, elas começaram a lutar com ainda mais força para dominar o mercado de jogos em nuvem.
Todos os anos, a indústria de jogos passa por uma transformação, uma reinvenção de si mesma. Novas plataformas e novas tecnologias pavimentam o caminho para novos gêneros, nova jogabilidade e novas propriedades intelectuais. Hoje, estamos no meio de um desses momentos de transformação.
Sarah Bond, vice-presidente corporativa de experiência do criador de jogos e ecossistema na Microsoft.
Os representantes da Amazon também ecoam essa ideia.
Embora a Microsoft e Amazon tenham tentado atrair os desenvolvedores de jogos para seus serviços em nuvem por anos, ambas estão ainda mais agressivas em 2022. A Amazon está lançando o AWS para Jogos esta semana, uma coleção dos serviços e soluções do AWS que irá ajudar os desenvolvedores a construir, testar e até mesmo crescer seus jogos. Ao mesmo tempo, a Microsoft está lançando o Azure Game Development Virtual Machine para permitir que os desenvolvedores construam jogos em poderosos PC da nuvem.
Os estúdios de jogos, grandes e pequenos, têm lutado para se adaptar à produção remota de jogos e no começo da pandemia, os desenvolvedores tiveram que aprender a produzir de suas casas. Isso gerou histórias de desenvolvedores desesperados para adquirir um equipamento doméstico capaz de atender as demandas, assim como estúdios como Bungie e Google Stadia testando o lançamento de grandes jogos remotamente.
A Amazon já oferece estações de trabalho em nuvem para o desenvolvimento de jogos e o novo Azure Game Development Virtual Machine da Microsoft é a abordagem da gigante de Redmond para esse tipo de produção. Com isso, temos a Azure ofertando computadores poderosos e processamento gráfico aliado com ferramentas como Visual Studio, Unreal Engine, Parsec, Blender, e muito mais.
A Amazon também está facilitando a vida dos desenvolvedores ao adicionar seu novo GameSparks SDK aos clientes de jogos para lidar com coisas como autenticação de mensagem. O AWS GameKit também está lançando hoje como uma solução de código aberto para desenvolvedores de jogos para adicionar ferramentas baseadas em nuvem como os saves de jogos ou conquistas. A Microsoft possui ferramentas similares no Azure PlayFab, a ferramenta para os desenvolvedores construírem e rodarem jogos ao vivo. Alguns jogos grandes como Roblox, Tom Clancy’s Rainbow Six Siege e Minecraft usam o PlayFab.
A Microsoft também está lançando hoje o ID@Azure, desenvolvido para atrair desenvolvedores independentes para os serviços em nuvem da empresa. O ID@Azure inclui ferramentas gratuitas para os desenvolvedores está mesmo US$5,000 em créditos Azure. A Microsoft afirma que os jogos que usarem do serviço podem ser destinados ao Nintendo Switch, PS5, Xbox ou PC.
A Amazon afirma que 90 por cento das maiores desenvolvedoras de jogos já estão trabalhando com o AWS, enquanto a Microsoft revela que todos os seus estúdios exclusivos estão usando o Azure PlayFab. Parece que a batalha pelos desenvolvedores vai ficar ainda mais acirrada.
Quem vai vencer essa batalha?
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