Economia e mercado 06 Jun
Em sua conferência para desenvolvedores WWDC22, a Apple oficializou a sua nova plataforma M2, destinada a notebooks. O chip chega com melhorias em desempenho e eficiência energética, bem como é fabricado no processo de 5 nm, assim como o seu antecessor, M1.
De acordo com a gigante de Cupertino, o seu novo silício – novamente um Arm personalizado – entrega uma CPU 18% mais rápida, uma GPU 35% mais potente e um Motor Neural que está 40% mais rápido do que a geração passada. Além disso, o componente terá até 24 GB de memória unificada.
“O M2 inicia a segunda geração de chips da série M e vai além das características notáveis do M1. Com nosso foco incansável em desempenho eficiente em energia, o M2 oferece uma CPU, GPU e Neural Engine mais rápidos. E, juntamente com maior largura de banda de memória e novos recursos, como a aceleração do ProRes, o M2 continua o tremendo ritmo de inovação no silício da Apple para o Mac.”
Johny Srouji
Vice-presidente sênior de Tecnologias de Hardware da Apple
A tecnologia de 5 nm de segunda geração consiste em 20 bilhões de transistores – 25% a mais que o M1 –, os quais são encarregados de melhorar os recursos em todo o hardware, até mesmo o controlador de memória que suporta até 100 GB/s.
O processador conta com novos núcleos de desempenho e eficiência. A primeira categoria vem com um cache maior, enquanto a segunda aprimora o ganho de performance sem afetar no gasto energético. Combinados, há um resultado multithread 18% superior, em relação ao M1.
Em relação aos gráficos, a GPU do M2 oferece 2,3 vezes mais desempenho, em comparação com os gráficos integrados do mais recente chip portátil para PC. O motor de vídeo ProRes também permitirá a reprodução de fluxos de vídeo em 4K, 8K H.264 e HEVC.
Disponibilidade
O novo chip M2 da Apple estreará nos novos MacBook Air e MacBook Pro de 13 polegadas, apresentados durante o evento WWDC 2022.
Quais são as suas expectativas para o novo silício destinado a notebooks? Diga para a gente!
Comentários