LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm oficializa Snapdragon AR2 como nova plataforma para óculos de realidade aumentada

16 de novembro de 2022 0

Além do novo chip para celulares e dos avanços para PCs, a Qualcomm também oficializou durante o Snapdragon Summit 2022 a sua nova plataforma móvel para óculos de realidade aumentada. O Snapdragon AR2 Gen 1 chega como parte do portfólio da empresa para o que ela chama de “realidade estendida” (XR).

A intenção é que o novo componente – produzido em uma litografia de 4 nm – seja aplicado na nova geração de óculos AR de alta capacidade, a fim de inaugurar uma nova era de experiências de computação espacial para uma mistura de mundo real e metaverso.

Imagem: Divulgação / Qualcomm

O hardware promete ocupar 40% menos área PCB nos óculos, para uma performance de IA 2,5 vezes melhor e um gasto energético 50% menor, em relação ao design de referência com a plataforma Snapdragon XR2, para chegar a um consumo inferior a 1W.

A arquitetura multi-chip distribui o processo entre um processador AR, um coprocessador e uma plataforma de conectividade. Os trabalhos são divididos entre esses componentes, para reduzir a latência diretamente nos óculos e permitir carregamento de requisitos mais completos de processamento de dados para um smartphone, PC ou outro dispositivo.

Imagem: Divulgação / Qualcomm

O processador do Snapdragon AR2 Gen 1 suporta até nove câmeras para dar contexto ao usuário e ao ambiente. Isso permite melhorar o rastreio de movimentos e localização, além de redução do tempo de resposta para interações mais sensíveis.

Já o coprocessador atua para agregar dados da câmera e do sensor, além de habilitar o rastreio de olho e autenticação por íris, para a chamada renderização “Foveated”, uma técnica que aumenta a clareza do que o indivíduo tem como foco. Isso também ajuda a reduzir o consumo de energia.

A parte de conectividade aproveita o sistema Qualcomm FastConnect 7800 para permitir a tecnologia Wi-Fi 7 e atingir uma latência inferior a 2 ms entre os óculos AR e o smartphone ou o dispositivo que hospeda o acessório.

Disponibilidade

O Snapdragon AR2 está em vários estágios de desenvolvimento por meio de fabricantes como Lenovo, LG, Nreal, OPPO, Pico, QONOQ, Rokid, Sharp, TCL, Tencent, Vuzix e Xiaomi. Ainda não foi divulgada uma previsão para que a plataforma faça sua estreia em um dispositivo comercial.

Quais são as suas expectativas para o novo componente da Qualcomm destinado a óculos AR? Conte para a gente no espaço abaixo.


0

Comentários

Qualcomm oficializa Snapdragon AR2 como nova plataforma para óculos de realidade aumentada
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista