Feiras e eventos 03 Jan
A Intel aproveitou seu espaço na CES 2023, feira de tecnologia que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, para anunciar a nova linha de processadores móveis de 13ª geração composta por 32 novos componentes com alto desempenho e recursos especialmente desenvolvidos para aprimorar a experiência de uso em laptops.
Na ocasião, a vice-presidente executiva e gerente geral do Grupo de Computação da Intel, Michelle Holthaus, afirmou que "com tecnologias líderes do setor e um ecossistema de parceiros globais incomparáveis, pode-se esperar uma experiência móvel de alto calibre em fatores de forma novos e exclusivos para ser possível jogar ou criar conteúdo estando em qualquer lugar".
Economia e mercado 01 Jan
Assim como em gerações passadas, a série H oferece o mais alto desempenho e tecnologia sendo liderada pelo carro-chefe Intel Core i9-13950HX, processador móvel que é o mais rápido do mundo, segundo o fabricante. Esse componente é o primeiro com 24 núcleos para notebooks (8 do tipo Performance e 16 Efficient) entregando frequência turbo de até 5,6 G GHz.
Em comparação com a 12ª geração, esse novo processador traz desempenho até 11% superior em single-thread e 49% em multitarefa. Esse SoC é compatível com memórias RAM no padrão DDR4 e DDR5 limitadas a 128 GB operando nas frequências de até 3.200 MHz e 5.600 MHz, respectivamente.
Embora a série H tenha o maior desempenho entre todos, a Intel destaca que as linhas P e U também oferecem uma experiência ímpar para usuários que desejam rodar diferentes programas simultaneamente.
Nesse caso, eles dispõem de até 14 núcleos (6 núcleos do tipo Performance, 8 núcleos do tipo Efficient) e Intel Thread Director aprimorado, novos Intel Iris Xe Graphics, XeSS Super Sampling e Intel Arc Control e ampla compatibilidade com memórias DDR5 e DDR4 e variantes LP, além da conectividade Wi-Fi 6E integrado (Gig+) e novos recursos sem fio como Intel Connectivity.
Conforme explica a Intel, pela primeira vez o design dos processadores permite que tarefas de Inteligência Artificial (IA) sejam transferidas para a unidade de processamento visual (VPU, na sigla em inglês), liberando a CPU e GPU para outras atividades que exigem muito do componente.
"São esperados para este ano mais de 300 designs exclusivos da Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, MSI, Razer, Republic of Gamers, Samsung e outros", diz o comunicado.
A fabricante também lançou novos Intel Evo com foco em autonomia de bateria graças a uma melhor eficiência energética e novas CPUs de entrada para uso básico nomeadas de 'Intel Processor' e Intel Core i3 na família de produtos da série N, desenvolvidos especificamente para o segmento educacional, computação de nível básico e aplicativos nativos para IoT.
Essas unidades foram lançadas com as seguintes características técnicas:
-
Novos núcleos Efficient (microarquitetura de codinome Gracemont) construídos com a tecnologia de processos Intel 7.
-
Desempenho em aplicativos até 28% maior e desempenho com sistemas gráficos 64% maior com Intel Processor em relação à geração anterior. 12
-
Pela primeira vez, o novo Intel Core i3 da série N oferece um desempenho adicional para aplicativos de até 42% e para sistemas gráficos de 56% em relação ao Intel Processor.13
-
Até 10 horas de reprodução de vídeo HD sem recarga.14
-
Nova decodificação AV1, mecanismo de exibição em alta resolução e melhor compatibilidade com câmeras IPU e MIPI.
-
Conectividade ampliada com Intel Wi-Fi 6E ultrarrápido (Gig+) e Bluetooth 5.2.
-
Mais opções de memória (LPDDR5, DDR5/DDR4) e sistemas de armazenamento (UFS/SSD/eMMC).
Está acompanhando os anúncios feitos na CES 2023? Gostou dessa novidade da Intel? Conta pra gente, comente!
Comentários