Tech 08 Jan
A Samsung apresentou, nesta segunda-feira (08), em seu estande na CES 2024, um novo conceito de monitor capaz de exibir conteúdo em 3D. Embora essa função não seja inédita, o modelo demonstrado na feira tecnológica se destaca por não precisar de óculos ou qualquer outro acessório para que o usuário possa ver objetos tridimensionais.
Chamado atualmente de “Samsung 2D/3D”, o monitor funciona através de uma tecnologia de rastreamento ocular. Duas câmeras ficam posicionadas no topo na tela para analisar o movimento dos olhos, proporcionando a experiência de converter qualquer conteúdo bidimensional em algo que parece saltar da tela diretamente para o mundo real.
Ao rastrear os olhos do usuário, o monitor pode ajustar certos elementos no plano de fundo e objetos em destaque para criar a ilusão de que a imagem pode ultrapassar os limites da tela. Caso o usuário não queira visualizar o conteúdo em 3D, é possível alternar rapidamente para um modo de exibição convencional em 2D.
Jacob Roach, jornalista do Digital Trends, afirma que o monitor “funcionou excelentemente” em seu teste, mesmo se tratando de um produto conceitual. Além de garantir imersão total utilizando apenas rastreamento ocular, o dispositivo é mais confortável e conveniente por dispensar o uso de qualquer acessório para visualizar conteúdo em 3D.
Ao contrário dos monitores SpatialLabs 3D da Acer, o modelo da gigante sul-coreana não precisa de um software especial para ajudar a converter mídias 2D para 3D. Tudo parece ocorrer através de algoritmos embutidos no próprio dispositivo, embora a fabricante ainda não tenha revelado muitos detalhes sobre o conceito de monitor.
A Samsung ainda não comentou sobre o possível lançamento do monitor 2D/3D, mas é possível imaginar que, com sua tecnologia avançada de rastreamento ocular, o modelo pode ser tão caro quanto as novas telas OLED da linha de monitores gamers Odyssey.
Comentários