LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CES 2024: Intel confirma processadores "Arrow Lake" e "Lunar Lake" com IA para o 2º semestre

09 de janeiro de 2024 0

A Intel confirmou, durante sua apresentação na CES 2024, na última segunda-feira (08), que irá lançar uma nova geração de processadores com uma variedade de novos recursos ainda este ano. Confirmando vazamentos anteriores, a gigante de hardware introduzirá as famílias “Arrow Lake” e “Lunar Lake” no segundo semestre de 2024.

Os processadores se alinharão ao compromisso da empresa em levar inteligência artificial nativa para mais de 100 milhões de computadores até 2025. Michelle Johnston Holthaus, vice-presidente executiva e gerente da divisão de processadores de consumo da Intel, revelou que ambas as novas linhas estão nos “estágios finais e avançados” de desenvolvimento.

(Imagem: Wccftech)

“Arrow Lake” será a família de processadores para desktops, enquanto os notebooks e outros dispositivos portáteis devem ser equipados com a série “Lunar Lake”. A Intel enfatiza o foco dos chips em jogos, além, é claro, de seu coprocessador de inteligência artificial embarcado — também chamado de “unidade de processamento neural” ou NPU.

Holthaus afirma que a geração “Arrow Lake” será a primeira linha de hardware para jogos em PC com capacidades de IA. Paralelo a isso, também na CES 2024, a AMD apresentou os processadores Ryzen 8000G com gráficos integrados baseados em RDNA 3 e o Ryzen AI, seu coprocessador de inteligência artificial baseado na arquitetura XDNA.

(Imagem: Intel)

A executiva também confirmou o lançamento da família “Lunar Lake”, que será a geração sucessora dos chips “Meteor Lake”, introduzidos em dezembro de 2023. Desde então, uma abundância de notebooks foi apresentada com os processadores Core Ultra, incluindo os novos Galaxy Book 4 Pro e Galaxy Book 4 Ultra, da Samsung.

Os novos processadores móveis terão uma “arquitetura radicalmente nova de baixo consumo de energia e melhorias significativas de IPC”, segundo Holthaus. Além disso, a família contará com até três vezes mais desempenho em inteligência artificial na NPU e GPU em comparação com seus antecessores da série “Meteor Lake”.

No evento, a executiva mostrou um processador da nova geração. É possível observar que sua matriz — a área lógica do processador que abriga a CPU, GPU, NPU e outros — é dividida em três blocos, cujas funcionalidades ainda não foram divulgadas. Também é possível observar o que poderia ser a memória dinâmica embarcada logo acima da matriz. Veja:

(Imagem: Divulgação/Intel)

“Nossa execução neste produto tem sido excelente, e tenho o prazer de dizer que já estamos enviando sistemas para parceiros”, disse Michelle, líder da divisão Client Computing Group, da Intel. “Está tudo indo muito bem, e o ‘Lunar Lake’ representa o desempenho de inteligência artificial de próximo nível para computadores finos e leves.”

Rumores indicam que ambas as linhas serão fabricadas com o processo Intel 20A — uma tecnologia antes conhecida como "5nm EUV". A nova litografia deve garantir maior eficiência de energia, área em que a fabricante se mostrou pouco competitiva ao longo das últimas gerações em relação à AMD, segundo testes independentes.

Veja mais!


0

Comentários

CES 2024: Intel confirma processadores "Arrow Lake" e "Lunar Lake" com IA para o 2º semestre
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos