23 Fevereiro 2024
Em participação na CES 2024, a Samsung apresentou ao mundo as suas mais novas apostas no mercado de Smart TVs e displays.
Neste ano, a companhia coreana ampliou a sua gama de televisores OLED, trouxe um novo processador para modelos 8K e também anunciou novos monitores gamer da linha Odyssey.
Inclusive, a empresa já confirmou que algumas TVs devem chegar ao Brasil em breve.
Por isso, confira agora neste rápido hands-on tudo de mais importante que a Samsung apresentou na CES 2024.
A Samsung confirmou que os televisores das linhas S90D e S95D devem chegar ao mercado brasileiro neste ano. O principal destaque dessas linhas são as novas tecnologias embarcadas dentro do painel QD OLED.
O modelo S90D deve ser vendido com preço mais acessível no mercado nacional, enquanto que a S95D traz como grande chamariz a tecnologia Glare-Free, que não chega a ser algo tão forte quanto encontrado nos modelos The Frame.
Ainda assim, você vai ter imagens com menos reflexo e isso é essencial para ambientes muito iluminados. Um detalhe importante é que a Samsung ouviu o feedback do público e agora deve vender TVs OLED que partem de 42 polegadas.
A Samsung ainda destaca que nesta família teremos mais brilho no painel OLED, podendo chegar a 3 mil nits na S95D, um novo chip focado em Inteligência Artificial, algo semelhante ao que teremos nos futuros integrantes da linha Galaxy S24.
Todos os modelos devem ter tela 4K com taxa de até 144 Hz, 4 portas HDMI 2.1 e sistema de som otimizado para oferecer mais graves. Lembrando que o tamanho sai de 42 polegadas, passa por 55, 65 polegadas, 77 polegadas e pode chegar a 83 polegadas.
Por enquanto, a Samsung não deu mais detalhes sobre quando chegam e quanto vão custar essas novas Smarts TVs aqui no Brasil.
A versão 2024 do TizenOS deve se destacar pela presença de recursos baseados em Inteligência Artificial. Neste ano, o software oferece conteúdo e serviços personalizados com base em contas individuais criadas na smart TV.
Cada membro da família pode ter seu próprio perfil, receber recomendações personalizadas e ter uma experiência sob medida.
Outra novidade está no Samsung TV Plus, que agora terá uma nova tela inicial com melhorias de navegação e sugestões personalizadas com base no histórico de visualização.
Já o Samsung Daily Plus é um hub para atividades domésticas que incluem serviços de treinamento pessoal, telemedicina, soluções remotas e outros serviços unificados em uma interface centralizada.
A Samsung também está preparando controles Projetados para o Samsung Gaming Hub. Trata-se de um design otimizado que visa garantir a qualidade de produtos compatíveis com a plataforma de jogos em nuvem integrada aos televisores da sul-coreana. O primeiro joystick certificado é da PDP, que oferece autonomia de 40 horas de jogo por carga.
Para acessibilidade, a Samsung está introduzindo nas suas TVs de 2024 novos recursos otimizados, incluindo legendas geradas a partir da IA, enquanto que também há um recurso desenhado para que pessoas com dificuldade visual possam enxergar com mais facilidade o conteúdo exibido na tela.
A Samsung também está atualizando a sua linha de Smart TVs NEO QLED, que é conhecida por combinar tecnologia de pontos quânticos com um painel de Mini LED.
Neste ano, teremos o processador NQ8 AI de 3ª geração nas TVs 8K, aumentando a quantidade de redes neurais de 64 para 512, garantindo um maior desempenho e um coprocessador neural duas vezes mais rápido.
O processador apresentado pela Samsung também deve ser capaz de otimizar o upscaling para 8K nos modelos compatíveis, adicionar detalhes às cenas mais dinâmicas, reduzir distorções em imagens e também entregar o recurso "Active Voice Amplifier Pro".
Ele é um intensificador de diálogo proprietário e alimentado por IA que usa tecnologia de aprendizado para melhorar as vozes em filmes e séries.
Além disso, também teremos ajustes para que o fluxo de quadros seja mais suave, evitando distorções em cenas onde há uma elevada taxa de contraste.
Ou seja, recursos importantes e que, junto com o novo TizenOS, garantem uma experiência aprimorada em uso no dia a dia.
A Samsung também expandiu a sua gama de monitores gamers Odyssey com novos modelos OLED. Neste ano, teremos os Odyssey OLED G9, Odyssey OLED G8 e Odyssey OLED G6.
O G9 tem tamanho de 49 polegadas com design curvo e proporção de 32:9, enquanto que o G8 é o primeiro monitor gamer OLED plano da Samsung com 32 polegadas e resolução 4K.
Ambos contam com taxa de atualização de até 240 Hz e um tempo de resposta baixíssimo para evitar problemas com lags.
Por outro lado, o Odyssey OLED G6 tem qualidade Quad HD com 27 polegadas e traz taxa de atualização de 360 Hz, algo inédito na categoria.
A Samsung também esclarece que todos os três novos modelos apresentam tecnologia OLED Glare-Free. Além disso, eles são compatíveis com o AMD FreeSync Premium Pro para jogos HDR ultrasuaves e de baixa latência.
Na parte de conexões, teremos duas portas HDMI 2.1, um Hub USB e uma entrada DisplayPort. Outro destaque é que os modelos G8 e G9 trazem a plataforma Samsung Gaming Hub integrada, além da plataforma SmartThings Hub para controlar dispositivos de casa inteligente.
Na CES 2024, a Samsung também demonstrou um painel Micro LED transparente. Ele é produzido em um processo de fabricação que elimina a refração da luz, permitindo reproduzir imagens extremamente nítidas.
O design modular permite personalizar a forma, o tamanho e a proporção das telas para caber em qualquer espaço.
A tecnologia aplicada pela Samsung chama a atenção e ainda não tem data para chegar ao mercado e tampouco preços. Ainda assim, esse painel transparente pode muito facilmente ser sobreposto a outro display para criar um efeito de profundidade.
Na CES a Samsung também mostrou que é possível ver uma partida de futebol e acompanhar o placar e outras estatísticas nesse painel transparente.
Por fim, e não menos importante, a coreana ainda anunciou o Samsung Music Frame. Essa caixa de som no formato quadrado traz um display no mesmo padrão das TVs The Frame.
Ele pode ser conectado a uma soundbar para que o usuário possa ter acesso à tecnologia Dolby Atmos. Nos testes realizados na CES, foi possível perceber que a qualidade de áudio é muito boa.
Além disso, a tela garante aquele ar de elegância para que você possa pendurá-la numa parede e ter uma experiência de áudio multi sensorial. É uma abordagem muito legal e que também foca no embelezamento de ambientes.
No entanto, o preço e disponibilidade ainda permanecem incertos.
Comentários